Se
engana quem pensa que dinheiro é uma das coisas que os funcionários mais querem
para se manter em uma empresa. Obviamente, honrar os seus compromissos e pagar
salários compatíveis com as demais companhias do mercado é o mínimo que se
espera, mas esses não são os únicos itens a serem observados caso você queira
reter os principais talentos na sua corporação.
Em
muitas circunstâncias, pelo menos outros três fatores podem ser levantados como
decisivos pelos empregados e você precisa saber quais são eles. Conhecer os
anseios dos seus colaboradores é o primeiro passo para criar um ambiente em que
todos se sintam a vontade para perseguir novos desafios e para que possam fazer
a diferença no dia a dia.
Aqui,
listamos 3 coisas que a nova geração de funcionários espera que a sua empresa
ofereça, de acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review. Será que
a sua companhia está no caminho certo para oferecer tudo isso?
1. Oportunidade de
crescimento na carreira
O
mundo globalizado e competitivo funciona como uma faca de dois gumes para as
empresas. Se por um lado isso abre muitas portas para que elas busquem
matéria-prima em locais com preços mais acessíveis, reduzindo os custos de
produção, por outro lado mais empresas entram no mercado em condições de
igualdade, o que faz com que a disputa por funcionários em certas áreas seja
bastante acirrada.
Embora
um dos reflexos seja diretamente o aumento na média dos salários, há um limite
para isso. A partir de um certo ponto, não é mais o dinheiro que faz a
diferença – uma vez que todos podem pagar a mesma quantia e pagar mais não
faria sentido. É nessa hora que os funcionários começam a observar itens como
as oportunidades de carreira.
Empresas
que criam estruturas que permitam o crescimento profissional dos funcionários,
com suporte a cursos superiores, pós-graduação, intercâmbio internacional ou
ainda oportunidades de progredir para cargos maiores levam vantagem. Para
muitos, esse fator é decisivo na hora de escolher um novo local de trabalho.
2. Envolvimento da empresa
com a comunidade
O
que antes era uma percepção apenas dos consumidores, hoje passou a ser também
um pré-requisito para os empregados. A sua empresa é apenas mais uma no mercado
ou ela realmente faz a diferença na comunidade na qual está inserida? Se o
perfil da sua companhia se encaixa na primeira opção, é bom ligar um sinal de
alerta.
A
pesquisa divulgada pela Harvard Business Review mostra que as companhias que
procuram se envolver com o meio no qual estão inseridas têm a preferência por
parte dos jovens na hora que eles vão fazer a escolha. Isso significa que você
não deve ser alheio ao que ocorre à sua volta. Muitas vezes, isso pode requerer
posicionamentos políticos e sociais imediatos, a fim de reforçar a imagem da
sua companhia perante o mercado.
3. Sua empresa deve lutar
por uma causa
Ninguém
discorda que o objetivo de uma empresa é obter lucro ao final de um período.
Entretanto, tudo aquilo que fazemos na vida deve ter um propósito – e no caso
das empresas, a esse propósito damos o nome de causa. Qual é a causa pela qual
a sua empresa está disposta a lutar?
As
opções são muitas e todas elas têm o seu devido valor. Direitos humanos,
igualdade social, meio ambiente, a escolha fica a seu critério. Porém, é
preciso escolher uma opção e lutar por ela, realmente acreditando que a sua
maneira de fazer negócios pode influenciar, de alguma forma, para tornar o
mundo um lugar melhor.
Seus
funcionários – e seus futuros colaboradores – estão de olho nisso. Se houver
identificação com o propósito pelo qual você luta, certamente a sua companhia
terá preferência na escolha. Note que não adianta apenas externar isso em forma
de discurso, é preciso colocar a mão na massa, com ações concretas e um
posicionamento bastante claro e objetivo.
Fonte:
Blog Sage
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