Vencer
a concorrência no mercado de trabalho não é algo que diz respeito somente a
produtos e serviços. Isso tem a ver também com o profissional. Cabe a ele
compreender a lógica de sua profissão e investir na carreira de maneira a estar
sempre em evidência, com condições para ocupar cargos cada vez mais elevados.
Isso
certamente não é tarefa fácil e envolve uma boa dose de dedicação. Na área da
contabilidade, em especial, é preciso agir da maneira certa para se qualificar
e estar em dia com as exigências do mercado.
Pensando
nisso, preparamos oito dicas que vão ajudá-lo. Confira e comece desde já a se
desenvolver profissionalmente!
1 - Vá em busca de
capacitação
O
profissional contábil precisa estar sempre em dia com as diferentes demandas do
mercado para demarcar seu espaço. É de conhecimento geral que, nos últimos
anos, a contabilidade passou a ser vista pelos gestores como um braço
importante na tomada de decisão.
Ou
seja, empreendedores de diferentes naturezas vêem o contador como o
profissional apto a dar orientações adequada sem relação a investimentos e
cortes de gastos. Sendo assim, é preciso buscar capacitação para oferecer
exatamente esse tipo de solução para os empregadores.
A
regra é estar atento às demandas que aparecem e se esforçar para estar apto a
lidar com elas. A boa notícia é que cada vez mais surgem cursos desenvolvidos
para viabilizar esse tipo de capacitação, como os realizados na modalidade EAD,
que oferecem maior praticidade ao aluno.
Na
busca por espaço em um cenário muito concorrido, como é o atual, participar de
cursos que permitam melhor preparo é algo que o profissional dedicado precisa
fazer, uma vez que o seu concorrente certamente fará.
É
importante ter em mente que a graduação representa somente o primeiro passo que
um profissional dá na área em que atua. É um passo importante, mas que
dificilmente será a ação necessária na busca pelas melhores vagas. O caminho
para se diferenciar no mercado é continuar estudando, seja por meio de cursos
de especialização lato ou stricto sensu, MBAs ou outras soluções.
A
escolha nem sempre é fácil. Diante de boas alternativas, decidir por uma só
significa abrir mão de outras oportunidades que a carreira oferece.
2 - Faça uma reciclagem se
for necessário
Da
mesma forma, é preciso ter atenção especial com conceitos defasados. Eles podem
surgir em casos de profissionais que passaram anos dentro de uma mesma
organização, agindo de maneira muito específica, ou mesmo em jovens formados,
que não se sentem seguros para atuar no mercado.
De
qualquer forma, é fundamental saber identificar a necessidade de se reciclar.
Sem isso, é possível ficar para trás sem perceber o real motivo. Esteja atento
e procure se reinventar, se for o caso. Para tanto, procure ter senso crítico
e, principalmente, estar cercado por informação.
Nesse
caso, também é importante fazer cursos — quem sabe até uma nova graduação.
Métodos modernos e recursos tecnológicos precisam ser assimilados para que você
tenha como se promover na sua atividade da maneira correta.
3 - Saiba como usar a
tecnologia a seu favor
A
tecnologia é fundamental nos dias de hoje. Seus concorrentes não terão a menor
dificuldade para ocupar o espaço que seria seu no mercado de trabalho, caso
você não mantenha intimidade com as novidades tecnológicas. Tenha certeza: no
século XXI, um profissional de alto nível precisa dominar a tecnologia na
contabilidade para que o seu serviço seja realmente útil para o cliente.
Para
isso, é preciso se dedicar a temas que podem aperfeiçoar os procedimentos
contábeis. Isso diz respeito a sistemas de gestão, por exemplo. Sistemas que
simplifiquem o atendimento ao cliente também precisam ser dominados, pois, sem
isso, por mais que você seja competente, outros profissionais terão uma solução
mais interessante para o mercado do que a sua, tendo, assim, motivos para
conquistar boas contas no seu lugar.
Aprofundar-se
no assunto e compreender de que maneira soluções assim podem ser úteis, tanto
para simplificar o relacionamento com o cliente quanto para tornar a rotina
mais dinâmica, é pressuposto básico em um momento em que a tecnologia tem
revolucionado de maneira significativa os processos.
4 - Adquira um perfil de
liderança
Além
da questão técnica, é preciso considerar também outros elementos que são
igualmente importantes na rotina de um profissional contábil. Ser uma figura
proativa é fundamental para conseguir evolução profissional e vencer a
concorrência no mercado de trabalho contábil.
Essa
é uma vantagem que pode fazer você se distanciar da concorrência, uma vez que a
maioria das pessoas costuma ter uma atuação mais reativa em relação às
exigências do dia a dia.
Nesse
caso, é fundamental desenvolver uma maneira mais colaborativa de atuar,
apresentando ideias, agregando valores e unindo o grupo. O profissional que
consegue se aproximar desse perfil tem grandes chances de se tornar um líder e
ter destaque no mercado.
5 - Desenvolva sua
capacidade de observação
É
preciso saber também o que outros profissionais estão fazendo para ter bons
resultados. Eles devem ser parâmetros para você avaliar o seu crescimento.
Muitas vezes, as pessoas têm sucesso fazendo ações que você também pode
realizar, por isso, fique atento.
Fazer
o chamado networking é fundamental para quem está em busca de novas informações
a respeito do que o mercado espera. Eventos que reúnem especialistas permitem a
você ter contato com suas ideias e, assim, progredir. Da mesma forma, outros
profissionais que estiverem presentes também tendem a ajudá-lo com informações
e contatos.
6 - Procure oferecer uma
visão estratégica para os clientes
Para
ocupar um espaço mais destacado no mercado, é preciso oferecer muito mais do
que o trivial no trabalho contábil. Vale reforçar: cada dia mais os clientes
entendem o profissional da área de contabilidade como um aliado na sua tomada
de decisão.
Muitos
deles já contam com isso na hora de escolher um serviço contábil. Isso
significa que cabe a você oferecer soluções capazes de otimizar os resultados
desse cliente. Como dito anteriormente, para fazer isso, o ideal é ir em busca
da qualificação necessária. Nessa busca, o foco precisa estar nos resultados
oferecidos.
Um
profissional contábil capaz de exercer um papel estratégico interessante
entende não somente a respeito da situação financeira da empresa, mas,
fundamentalmente, tem condições para analisar o mercado e, em função de sua
percepção, indicar o caminho mais viável para o empreendimento.
7 - Comece a encantar o
seu cliente
Na
prática, o que encanta o cliente é um serviço de qualidade, que permita a ele
melhorar seus resultados de maneira significativa. Esse deve ser o seu foco e,
para tanto, os cursos e todas as dicas aqui apresentadas serão muito úteis.
Invista
na sua qualificação profissional, recorra a inovações que permitam melhorar a
sua gestão de tempo e tente ser decisivo para as atividades do seu público, em
vez de ter somente uma atuação burocrática. Tudo isso gera eficiência e permite
o encantamento.
Esse
é o caminho para conseguir a tão desejada fidelização de clientes. Consumidores
fidelizados podem atuar como verdadeiros defensores do seu trabalho, agindo
também na promoção dos seus serviços diante de um público maior. Pense que esse
é um tipo de marketing (conhecido como boca a boca) que tem muito valor por ser
espontâneo e que depende única e exclusivamente da qualidade do trabalho que
você oferece.
Quando
um profissional consegue ser recomendado por quem se sente feliz com o serviço
que ele oferece, rompe uma barreira muito difícil: a da falta de confiança por
parte do novo cliente em algo que ainda desconhece. Invista na busca pelo
encantamento e veja o seu trabalho ser muito mais reconhecido por sua
excelência.
8 - Invista em
relacionamento e atendimento
As
principais empresas do mercado já perceberam a importância de treinar seus
colaboradores para que o relacionamento com o cliente seja um diferencial na
sua estratégia de mercado. No caso dos escritórios de contabilidade e, em
especial, do profissional que busca um espaço maior, isso também faz muito
sentido.
É
preciso se qualificar para, em primeiro lugar, ter na comunicação uma aliada.
Saber como se expressar de maneira adequada é muito importante. Sendo assim,
trabalhos de coaching podem ser úteis para que você adquira recursos para
atender bem seus clientes.
Outra
dica: leia muito. Na busca por boas referências, você pode encontrar ideias
interessantes e, por meio delas, se apresentar como alguém capaz de fazer da
busca pelos interesses do cliente o seu diferencial no mercado.
Em
resumo, para vencer a concorrência e conseguir destaque no mercado de trabalho
contábil, é preciso se manter constantemente em busca de aperfeiçoamento. A
realidade atual na qual as empresas entendem o profissional da área como um
aliado — no que diz respeito à questão estratégica do empreendimento —,
representa um forte motivo para você se aprofundar na parte técnica e, além
disso, ter também uma atenção especial àquilo que pode acrescentar nos
resultados da empresa.
Fonte:
BLB
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