Seguindo
a tendência do mercado em geral, o contador despertou o seu espírito
empreendedor e tem buscado novas formas de administrar o seu negócio contábil e
aumentar a sua captação de clientes, entretanto, esta não é uma tarefa
propriamente simples, especialmente devido às limitações impostos pelo Código
de Ética. Mas é possível!
Uma
das técnicas que tem sido muito difundida pelo meio contábil é atuação nichada
dos escritórios e empresas contábeis, ou seja, a segmentação dos clientes.
Nesse modelo o escritório foca seu atendimento a empresas de um mesmo segmento,
ou seja, que exercem a mesma atividade econômica. São exemplos de nichos bem
explorados atualmente: escolas, supermercados, médicos, farmácias, entre
outros. Mas quais as vantagens disso?
Escritórios
que atuam por nichos tem mais facilidade de captar novos clientes, pois a sua
comunicação é totalmente focada para o mercado que atuam. Assim, invés de
anunciarem seus serviços como “contabilidade geral”; oferecem como
“contabilidade especializada para médicos”. Seja sincero, se você fosse um
médico e precisasse contratar um contador, em qual dos dois anúncios você teria
mais interesse?
Além
disso, quando atua em nichos o escritório já conhece a rotina daquele segmento,
os jargões, as dificuldades e assim pode atender melhor aos seus clientes,
aumentando assim a percepção de valor dos seus serviços – o que naturalmente
fará com que tenha mais indicações e seja mais valorizado.
Outra
vantagem para este tipo de atuação é dinâmica interna do escritório, todas as
rotinas e processos são conhecidos e otimizados para atender aquele segmento,
proporcionando maior produtividade e eficiência da equipe. Em escritórios não
nichados, não raro, é preciso que a equipe perca muito tempo para descobrir
quais são e como cumprir as exigências de um novo cliente de um segmento que o
escritório não atendia... E ainda existe o risco de erros!
No
que diz respeito especificamente à captação de clientes, deixe-me fazer uma
comparação. Um escritório que não atua por nichos é como um atirador de olhos
vendados: atira para todos os lados, e embora possa acertar no alvo, vai
precisar se esforçar mais, gastar mais munição e tempo. Já quando atua em
nichos, é como se tirássemos as vendas do atirador, ele passa a saber
exatamente em que direção deve atirar, desta forma, embora atire menos, poderá
atirar na direção certa e acertar muito mais alvos, gastando menos tempo e
munição
Ora,
o escritório que não atua em nichos é o atirador vendado, ao tentar pegar
qualquer cliente acaba não sabendo muito bem quais ações pode fazer para a
captação, não tem uma atuação coordenada, não consegue fazer uma boa oferta e
não consegue prestar um serviço realmente diferenciado, recebendo assim menos
indicações do que poderia.
Já
quando atua por nichos o escritório pode fazer ações de marketing direcionadas,
encontra e é encontrado com mais facilidade por possíveis clientes e pode se
comunicar de uma forma mais eficiente com o mercado. Além de, como já vimos,
estar mais propenso a receber novas indicações, pois poderá prestar um serviço
muito melhor aos clientes.
Eu
sei... Eu sei você pode pensar que, ao nichar, você está abrindo mão de outros
segmentos e, portanto, perdendo oportunidades de negócios. Mas isso é uma
ilusão! Você nunca poderá atender a todas as empresas da sua cidade mesmo,
então, se não poderá atender a todas, escolha pelo menos a atender a todas que
puder no mesmo segmento!
Acredite:
isso irá otimizar o seu trabalho, reduzir seus custos e destacar sensivelmente
os seus serviços perante a concorrência, aumentando e muito a sua margem de
lucro e a valorização por parte dos clientes.
Em
tempo, é claro que você pode focar em mais de um nicho, mas não vá focar em 10
nichos, pois aí na verdade não existe nicho nenhum!
Por
fim, deve-se ter cuidado ao nichar em cidades muito pequenas e ou isoladas,
nesse caso é possível que a estratégia não funcione devido própria quantidade
de empresas existentes. Nestes casos a atuação generalista poderá ser melhor,
mas em grandes centros, não tenha dúvidas, a atuação por nichos levará seu
negócio contábil a outro nível!
Fonte:
Contábeis - Por: Sergio Fernandes Junior
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