A
gestão do ciclo de caixa é fundamental para que as empresas sejam competitivas
e garantam a sua sobrevivência. Para que os negócios continuem produzindo e
vendendo, é necessário realizar compras de insumos, pagamentos de custos
envolvidos nas atividades de produção e prestação de serviços e despesas
operacionais e gerais do negócio. Logo, é preciso gerir o fluxo de caixa de
forma que sempre haja recursos para que a empresa realize esses pagamentos e
garanta a continuidade da operação, isto é, a entrega dos produtos e serviços
ofertados aos seus clientes. No mundo de hoje, em que as empresas estão
inseridas em um cenário altamente competitivo e que os clientes têm acesso a
diversas opções de fornecedores, se torna cada vez mais necessário, para não
perder vendas ou para aumentar as suas vendas, que as empresas ofereçam prazo
de pagamentos ao mercado. Caso contrário, o cliente irá comprar de seus
concorrentes.
Diante
deste cenário surge a questão “Como financiar a minha produção e manter um bom
ciclo de caixa se o cliente me paga a prazo?”
O
primeiro passo é realizar o planejamento das contas a pagar e das contas a
receber com base em projeções dos volumes de vendas, compras, custos de
produção, despesas operacionais e, principalmente, os prazos de recebimentos e
pagamentos. Após essa etapa, será possível ter conhecimento da necessidade de
capital de giro gerada pelo ciclo de caixa do negócio.
A
necessidade do capital de giro gerada pelo ciclo de caixa será definida pelo
tempo decorrido entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas.
Com isso, uma das metas principais será reduzir a diferença entre as datas do
ciclo de caixa ou até mesmo receber de seus clientes, mesmo com vendas a prazo,
antes de pagar os seus fornecedores. Como conseguir isso?
1) Reduza o prazo do seu
estoque
As
iniciativas de otimização do ciclo de caixa devem começar com a redução do
prazo médio de estoque. Para tal, é necessário realizar melhorias nos processos
de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados fazendo
uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzir o nível de estoque.
Com isso, é possível reduzir o volume de pagamentos dos fornecedores e escoar
mais rápido o que foi produzido, de modo antecipar o fluxo de recebimentos.
2) Negocie com
fornecedores
Aumentar
o prazo médio de pagamento junto aos fornecedores também é de extrema
importância para viabilizar prazos mais dilatados nas vendas. Isso será obtido
com negociações de prazos de pagamentos com seus fornecedores, por isso é fundamental
ter processos bem estruturados e eficiente de cotações e tomada de decisões de
compras. Entre as principais práticas para aumentar o poder de barganha,
destaco:
- Ter mais de um fornecedor para cada insumo com planejamento de volumes por fornecedor, que possibilite condicionar as compras em cada fornecedor com maiores prazos de pagamento;
- Ter equilíbrio na negociação das condições comerciais entre preços e prazos, já que um maior prazo poderá ser mais vantajoso do que um desconto;
- Treinamento da equipe de compras de técnicas de negociações e relacionamento com fornecedores.
3) Antecipe seus ganhos
A
terceira frente de ação é reduzir o prazo médio de recebimento através de
antecipação de recebíveis. Nesse caso, é importante considerar o impacto das
despesas financeiras na rentabilidade do negócio e a gestão de relacionamentos
junto as instituições financeiras para disponibilidade e aprovação das
operações de crédito.
Outras
ações recomendadas para reduzir o prazo de recebimento são: realizar de forma
eficiente as atividades de cobranças com o objetivo de diminuir atrasos de
pagamentos por parte de clientes e análise de crédito eficiente para evitar
perdas por inadimplência.
É
muito importante destacar que as ações necessárias para administrar o ciclo de
caixa não são de responsabilidade somente da área financeira. As soluções
envolverão praticamente todas as áreas da empresa, entre elas os setores de
compras, logística, produção, comercial, recursos humanos e departamento
financeiro. Em resumo, para que a sua empresa possa oferecer prazo aos seus
clientes sem colocar em risco a sua sobrevivência, destaco as seguintes ações:
Planejamento de compras e produção, planejamento de vendas, negociação de prazo
com fornecedores, acesso a linhas de antecipação de recebíveis e política de
crédito e cobrança.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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