Quórum
baixo, assembleia prolongada, brigas, e nada decidido. Quem quer participar de
uma reunião desse tipo?
Para
evitar que essa cena de terror aconteça no seu condomínio, o SíndicoNet
elaborou um passo a passo de como uma assembleia deve ser preparada e
conduzida. Confira:
Preparação dos
participantes
A
parte anterior à assembleia é o primeiro passo para garantir que o evento
transcorra com organização e tranquilidade. A convocação deve ser feita como
manda a convenção do condomínio – caso contrário, as decisões tomadas pela
coletividade podem ser invalidadas judicialmente.
O
ideal é municiar o condômino com todo o tipo de informação possível antes da
reunião, para que ele tenha tempo de refletir sobre os dados, elaborar
perguntas e até de trocar algumas ideias com os vizinhos. Dessa forma, ninguém
se sente surpreso com o valor do reajuste da taxa ou com o preço da pintura da
fachada no momento da assembleia.
O
uso da internet pode ser um aliado importante para este fim. Por isso,
ferramentas como listas de e-mails, facebook, site do condomínio, blogs,
fóruns, assembleia virtual, podem ser extremamente úteis para promover e
antecipar o debate entre os participantes.
Outro
item importantíssimo para que a futura assembleia tenha um bom andamento é a
definição das pautas. Estas devem ser claras, pertinentes, necessárias e não
muito extensas. A quantidade também é determinante. O máximo recomendado são
quatro pautas por assembleia, para evitar que o evento se alongue demais.
Atrair
os condôminos é fundamental. Coloque observações no edital, como: ”A sua
presença é indispensável para o bom andamento e valorização do nosso
patrimônio”; “Os ausentes, por Lei, deverão acatar com todas as decisões
tomadas”. O síndico e a administradora devem continuar chamando os condôminos
para a reunião, com lembretes no quadro de avisos do condomínio, quinze dias
antes, uma semana antes, dois dias antes do evento e na própria data também.
A preparação também pode
variar de acordo com a finalidade de cada assembleia
Aprovação de contas:
Mande antes da reunião uma prévia do que será falado. Um atualizado das
despesas do condomínio, com o quanto se gasta atualmente com pessoal,
concessionárias, e principais itens de manutenção. Para a ocasião, as pastas
devem estar todas aprovadas pelo conselho, que deve vistá-las mensalmente.
Previsão orçamentária:
Envie, com antecedência, os valores já com reajustes previstos para o período –
inflação de contratos, reajustes, média de dissídio.
Eleição de síndico:
caso haja mais de um interessado, é possível que os mesmos conversem com o
síndico atual com antecedência e mandem para os outros condôminos suas
propostas de trabalho.
Convocações específicas: –
envidraçamento de sacadas ou obras, por exemplo, o síndico pode já mandar os
orçamentos colhidos, e as informações técnicas com antecedência.
AMBIENTE
Antes
da reunião começar, se possível, coloque uma música ambiente suave, ou até um
DVD com um tema leve. Músicas agitadas não são recomendadas. Outro toque
simpático é oferecer um cafezinho com biscoito para os presentes. Esse tipo de
cuidado vai criando um ambiente mais propício para a conversa e para o
entendimento entre os vizinhos.
Se
possível também, as cadeiras podem ser dispostas em um círculo, facilitando a
comunicação face-a-face.
Inicie
sempre no horário (geralmente na segunda chamada, uma vez que a participação da
primeira dificilmente é alcançada).
Mantenha
o material (orçamentos, provisão orçamentária, extratos bancários, fotos de
obras e serviços etc.) organizado e, se possível, mostre aos condôminos por
meio de retroprojetor ou computador, por exemplo, tornando a reunião menos
cansativa.
Outra
boa medida é levar cópia da Convenção e do Regulamento Interno, para possível
consulta.
CONDUÇÃO DA REUNIÃO
O
primeiro passo é decidir pelo presidente da mesa. Peça fundamental para o bom
andamento do evento, o recomendável é que o presidente seja alguém respeitado
por todos, neutro e que não pertença a nenhuma “panelinha” do condomínio.
Também
é de extrema importância que o presidente da mesa saiba se colocar no momento
certo, evitando que os moradores que demandam mais atenção fujam do tema que
está sendo debatido.
Além
disso, deve-se observar o horário de início da reunião. É uma boa maneira de
prestigiar os presentes, e não os ausentes, ou atrasados. Outra forma de se
manter a ordem é dar certo período de tempo para cada assunto na pauta – e no
máximo cinco minutos a mais, caso a maioria decida por mais explicações sobre o
tema.
Veja
algumas sugestões sobre o tempo necessário para os seguintes assuntos – caso o
material de apoio já tenha sido enviado com antecedência, como foi sugerido
acima:
Prestação de contas:
de 20min a 25 min
Previsão orçamentária:
de 10 min a 15 min
Eleição:
geralmente feita por aclamação, 5 minutos. Mas se houver mais candidatos,
calcule 3 minutos para cada um
Aprovação de obras:
de 15 min a 20 min
Para
que a reunião transcorra da melhor forma possível, a ordem do dia deve deixar
os temas mais polêmicos para o final. Assim, os outros assuntos são decididos
com mais tranquilidade.
OBJEÇÕES
Mesmo
com toda essa organização, há algo que pode minar o sucesso de uma assembleia:
as objeções em excesso ou a vontade, de alguns moradores, de debaterem assuntos
que não são coletivos durante a reunião.
Para
aqueles que pedem a palavra a todo momento e desejam mais explicações sobre
contas já aprovadas, ou sobre um orçamento cotado, ou em relação a um item
muito específico de qualquer coisa debatida, pode-se oferecer uma atenção
especial em outro momento, para evitar atrasar a ordem estabelecida para o dia.
Uma
sugestão é que se coloque em votação se a dúvida é da maioria dos presentes ou
não. Assim, o morador em questão não se sente injustiçado e, se o assunto
realmente for de interesse geral, tem mais espaço para discussão.
É
importante que os moradores não fiquem sem resposta para as suas questões.
Mesmo que repetitivas, as perguntas devem ser respondidas – o que pode
acontecer em outro momento, que não na assembleia.
PERDA DE FOCO
Outro
problema recorrente em assembleias são aqueles que querem discutir assuntos
privados. Nesse caso, o ideal é que o presidente da mesa explique que o tema
não é de interesse geral, mas que o síndico pode procurá-lo em outro momento,
ou depois da assembleia, para falar sobre o problema. Deve-se ressaltar que a
assembleia é o momento para debater os assuntos referentes à comunidade.
Veja
abaixo algumas frases que o presidente da mesa pode usar para manter a
objetividade da reunião:
“Esse
assunto será debatido mais tarde”
“Me
desculpe, mas o tema não é de interesse coletivo”
“O
item já foi discutido e aprovado”
“Senhores,
temos mais três minutos para decidir sobre esse assunto, depois passamos para o
próximo item da pauta”
“Esse
tema não está na pauta do dia”
“Podemos
discutir esse assunto em particular”
ÂNIMOS EXALTADOS
Em
uma assembleia, os condôminos muitas vezes sabem quem pode ou não conturbar. É
importante identificar antes quem costuma agredir ou ofender os demais para não
deixar essa pessoa “crescer”.
O
presidente é o responsável pela ordem na assembleia. Cabe a ele advertir aquele
que estiver perturbando os demais pela sua postura hostil durante a reunião.
Se
isto não for suficiente, em último caso, o presidente, com a anuência dos
presentes, pode solicitar a retirada do perturbador ou suspender os trabalhos,
determinando nova data para a continuação dos trabalhos (assembleia em sessão
permanente).
DEPOIS DA REUNIÃO
Com
o fim das discussões agendadas, é possível que os vizinhos e síndicos fiquem
ali conversando sobre a reunião. O presidente da mesa, auxiliado pelo
funcionário da administradora de condomínio, redige a ata da reunião, que tem
data limite para ser entregue aos outros moradores, expressa na convenção.
Aproveite
o momento para tirar alguma dúvida pendente que tenha ficado para trás por
falta de tempo – ou por interesse de algum morador.
Fonte:
SindicoNet
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