Aos
72 anos, o senhor de cabelos brancos desce do palco – diz ser “fisicamente
incapaz de falar” lá em cima – e esbanja disposição. A plateia, de mais de 200
executivos e empresários, escuta atenta às três horas de palestra de Tom
Peters, considerado o “pai da empresa moderna”. Peters participou do Fórum HSM
Liderança e Alta Performance, em São Paulo, na última quarta-feira.
Referência
no debate sobre gestão, ele é consultor, colunista e autor de mais de 20 livros
sobre o tema. “Já estive no Brasil umas 20 vezes nos últimos 20 anos”, diz.
Citando
poetas e grandes empresários, como Richard Branson, o palestrante deu lições
para as empresas que querem conquistar excelência. “Na busca por excelência,
pense em pessoas, clientes, ações e valores. Excelência não é uma ideia de
longo prazo ou uma aspiração”, afirma. Veja as dicas do guru de gestão que você
pode aplicar no seu negócio:
1. Ame o que faz
É
na empresa que o empreendedor passa a maior parte do tempo. Por isso, ele deve
amar o que faz. “Desperdice tempo nos negócios fora e estará jogando toda sua
vida fora”, diz Peters. Segundo ele, é preciso se divertir ao trabalhar. “Se
você não está dando vidas melhores às pessoas, você não devia estar nos
negócios.”
2. Tenha funcionários
satisfeitos
São
os funcionários que estão na linha de frente do seu negócio que passam a
mensagem da empresa. Se eles não estiverem felizes, o cliente sentirá isso.
“Seus consumidores nunca serão mais felizes do que seus empregados”, afirma. O
conselho do guru é ter lucro colocando as pessoas na frente.
3. Invista em treinamento
O
que esportistas e militares têm em comum? “Eles praticam, treinam. Um general
três estrelas do exército se preocupa com treinamento. Na maioria dos negócios,
é uma função medíocre”, diz. Seus funcionários sabem dizer qual o plano de
desenvolvimento para os próximos 12 meses? Se não, porque não? “Se você decide
ser líder, você não é mais engenheiro ou médico, você passa a ser um
desenvolvedor de pessoas”. Por isso, treinamento é sinônimo de investimento.
“Essa ideia vale para empresas com quatro ou 44.444 funcionários”, afirma.
4. Erre mais vezes – e aprenda
“Quem
tenta mais coisas ganha”. Este é o ensinamento que Peters tirou de seus 49 anos
de carreira. “Para ter sucesso, você tem que tentar muitas coisas. ‘Faça a
coisa certa de primeira’ é a frase mais estúpida já dita”, afirma.
Errar
e seguir em frente é importante. Segundo Peters, o fracasso pode ter mais valor
do que o sucesso. “Não é o bastante que uma empresa tolere o fracasso. Elas
devem celebrar o fracasso. Não coisas erradas, mas pessoas com ideias
interessantes que trabalharam muito, mas por alguma razão não acertaram”, diz.
5. Contrate as pessoas
certas
Entusiasmo
é a palavra-chave na hora de compor sua equipe. “Você é tão bom quanto a
variedade de pessoas que estão ao seu redor. Procure pessoas que saibam ouvir,
que sejam animadas. Não é ter uma boa disposição apenas”, diz.
Durante
a entrevista, preste atenção se a pessoa usa mais vezes “eu” ou “nós”. “Toda
decisão de parceira ou relacionamento é uma decisão estratégica sobre inovar ou
não”, afirma.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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