A
produtividade da equipe é algo que interfere diretamente nos resultados de uma
empresa. Quando as coisas são bem feitas e dentro dos prazos, os negócios
prosperam. Caso contrário, os clientes tendem a ir embora. Mas o que fazer se
você tem funcionários que são muito lentos? Isso pode ser mais comum do que
você imagina. Por isso, Mike Michalowicz, autor do livro The Toilet Paper
Entrepreneur, aponta quatro dicas para acelerar aquele trabalhador um pouco
mais devagar.
Para
conhecer melhor o autor das dicas abaixo, Michalowicz abriu seu primeiro
negócio aos 24 anos. Fez dele uma empresa milionária. Depois fez isso de novo.
E de novo. Ele construiu três empresas com faturamentos milionários. Além de
empreendedor e investidor, ele é colunista de pequenas empresas do The Wall
Street Journal. Veja, a seguir, as quatro dicas.
1. Limite as opções
Em
uma determinada tarefa, quanto menos opções você der a um funcionário, mais
fácil ficará para ele tomar uma decisão. Mas não exagere. Dar apenas uma opção
é muito ditatorial da sua parte e pode ter o efeito contrário. O funcionário
pode agir até mais lentamente, como retaliação. Uma boa regra é dar três
opções. Isso dará ao trabalhador a liberdade de escolha, o que é motivador,
mas, ao mesmo tempo, deve originar uma decisão rápida.
2. Dê prazos
intermediários
Se
o projeto tem que ser entregue no final do mês, por exemplo, quebre esse prazo
em quatro limites de datas anteriores. Peça para que o funcionário lhe entregue
partes do projeto a cada semana, isso dará a ele a sensação de imediatismo, de
que é preciso fazer algumas coisas antes do fim do mês. Isso costuma fazer as
pessoas trabalharem mais rapidamente.
3. Deixe claras as suas
expectativas
Quando
o funcionário entende claramente o que se espera dele, costuma ficar mais
confiante. Isso porque ele verá que você confia nas habilidades dele para
executar aquele trabalho. Assim, vai tocar o projeto com rapidez.
4. Entenda os motivos
Você
contratou uma pessoa que parecia ser ótima, mas ela está fazendo os trabalhos
muito vagarosamente. Procure entender o motivo. Às vezes, o funcionário pode
não render o suficiente se ele não tem todas as ferramentas necessárias para
fazer determinada tarefa. Ou então ele pode não ter recebido as instruções
adequadas. Entendendo a causa, fica mais fácil solucionar o problema.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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