A
marca de uma empresa é, muitas vezes, um aspecto negligenciado por
empreendedores e administradores. No entanto, esse é um ponto fundamental de
qualquer negócio, não apenas pelo fato de que identifica para o consumidor o
produto ou serviço que você oferece, mas também porque boas marcas se
consolidam com o tempo e inclusive se tornam um ativo da empresa.
Como
construir uma marca forte? Quais são os critérios para os quais você deve se
atentar? Veja as repostas para essas e outras perguntas a seguir:
Marca x logo: entenda a
diferença
O
primeiro passo para construir uma marca forte é perceber que ela vai muito além
do logo ou do nome comercial da empresa. Uma marca leva em consideração
diversos aspectos de identificação de um produto ou serviço, gerando verdadeira
identidade visual para a empresa e colaborando para sua identificação entre os
consumidores. O logo é apenas parte da marca, aquele símbolo que remete à marca
como um todo. Nesse sentido, a marca envolve um nome, cores, sonoridade e até
mesmo aroma característico (pense em uma linha de produtos de beleza, por
exemplo).
Como criar uma marca
forte?
O
que faz de uma marca algo forte e facilmente reconhecido no mercado? No momento
de sua criação, é preciso se atentar para algumas características essenciais,
como sua originalidade em relação a outras marcas; uma sonoridade distintiva e
de fácil pronúncia do nome; versatilidade para aplicação em diversos contextos
comerciais (texturas, embalagens, materiais gráficos, etc.); e que não seja
descritiva demais a ponto de se tornar genérica. Ou seja, é importante que,
para criar uma marca forte, ela se destaque das demais nas prateleiras do
supermercado, em outdoors e outros meios publicitários, na internet, bem como
nas diversas categorias de produtos nos quais ela venha a ser aplicada.
Além
disso, é imprescindível que ela siga os procedimentos legais de registro e
manutenção junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para
evitar complicações jurídicas ou que ela seja utilizada por outras pessoas no
futuro.
Reflita sobre a adequação
da marca para seu público-alvo
Você
conhece seu público-alvo? Que tal fazer um estudo sobre esse perfil, suas
preferências, seus hábitos e outras características determinantes? Isso pode
ajudar sua empresa a criar uma marca que reflita alguns desses aspectos. Por
exemplo, uma marca voltada para um público jovem e moderno não precisa se
preocupar em utilizar elementos tradicionais (nome, fonte, cores, etc.). Estude
seu público e procure transpor as características mais procuradas por ele,
criando uma identidade única!
Que tal investir em
estratégias digitais?
Você
já pensou sobre estratégias digitais na divulgação de sua marca?
Independentemente do público-alvo, é praticamente unânime a presença de
consumidores na internet hoje em dia. Seja em redes sociais, aplicativos,
portais, buscadores, etc., há diversas opções de presença e consolidação de sua
marca. É possível elaborar estratégias de anúncios publicitários, perfis
institucionais, ações de marketing de conteúdo, newsletters, entre outras. O
importante é construir valor para sua marca também nessa importante plataforma
de vendas hoje em dia, a internet.
Fonte:
Blog Sage
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