Você
é um prestador de serviços com contrato que prevê as mesmas tarefas mensais com
honorário fixo pré-estabelecido. Para exemplificação citamos alguns ramos de
serviços que se enquadram neste perfil: contabilidade, consultoria, manutenção
de computadores ou centrais de telefone, software, assessoria jurídica ou de
marketing etc.
Normalmente
o contato prevê um índice de reajuste anual (INPC, IGPM, IPC etc.), mas quando
o tempo é muito longo, algumas vezes sem previsão para o encerramento, a
atualização pode ficar defasada e a margem de lucro do fornecedor bastante
reduzida com o passar dos anos. O reajuste salarial dos empregados, os
alugueis, condomínio e outras despesas nem sempre aumentam de acordo com o
índice de reajuste eleito no contrato.
Outro
fator que também faz a lucratividade despencar é em relação ao aumento do
serviço. Os serviços são os mesmos, mas em função do crescimento da empresa
houve aumento de colaboradores, clientes, fornecedores, produtos, documentos
etc. e isto exigiu maior tempo para prestar os serviços e consequentemente
aumentou os custos.
É
preciso rever o valor dos honorários, fazer um reajuste extra, mas como
enfrentar o cliente que certamente não deseja aumentar o valor contratado e
ainda posso perdê-lo? O medo de enfrentar o cliente para propor a revisão do
honorário é mais comum do que se possa imaginar, mas se continuar com o mesmo
valor não é mais viável, ou não tenho esta segurança?
A
certeza de que é necessário aumentar o valor contratado deve ser concreta e não
subjetiva. Para isto é necessário fazer verificações:
- O tempo investido está certo ou aumentou devido a pessoas despreparadas?
- O software utilizado é o mais apropriado?
- Os custos foram adequadamente considerados?
- Há algo que o cliente possa fazer para reduzir os custos e não exigir o reajuste extra?
- Faça pesquisa junto a concorrência para saber qual é o valor praticado.
- Identifique os valores que o cliente percebe nos serviços prestados por sua equipe.
Com
as informações dos questionamentos acima prepare a estratégia de apresentação
da nova proposta, treine algumas vezes e solicite a reunião com o cliente.
Logicamente no valor deverá ter uma gordurinha para ceder na negociação.
A
dificuldade para majorar o valor dos serviços está relacionada com a falta de
informações e logicamente resulta no medo do cliente, pois havendo
questionamento você poderá não estar preparado para sustentar a tese da
necessidade de aumento.
Fonte:
Jornal Contábil
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