Em
épocas de recessão econômica, é comum ouvir de empreendedores que o cliente
sumiu. E muitos reclamam com razão. É fato que os consumidores e empresas estão
pensando várias vezes antes de contratar novos serviços.
E
quais alternativas restam aos empreendedores do setor? Chorar pelo cliente que
não volta; atirar para todos os lados ou centrar esforços em encontrar quem tem
interesse nos serviços que a empresa oferece?
Para
quem cravou na última opção, técnicas de prospecção de clientes podem ajudar a
empresa a encontrar bons clientes e a aprimorar o atendimento para
conquistá-los.
“No
passado, a equipe comercial de uma empresa tinha a responsabilidade de todas as
fases da venda”, afirma Renato Gosling, diretor da consultoria ProspectaInc.
“Mas, nos últimos anos, houve a popularização de equipes de prospecção, que
atraem, selecionam e qualificam potenciais clientes para o departamento de
vendas.”
Veja
como a sua empresa pode prospectar clientes e aumentar as vendas.
SAIBA QUEM PRECISA DE SUA
EMPRESA
Antes
de tudo, o empreendedor precisa rever o seu mercado e o segmento ou nicho de
clientes que atende. Uma estratégia para analisar o público é desenvolver um
persona – um perfil imaginário de cliente ideal.
O
persona pode apresentar características demográficas, desejos e problemas que
gostaria de solucionar. Caso a empresa atue em diferentes mercado, poderá criar
diferentes personas.
A
criação do persona não deve ser feita por intuição. É necessário considerar as
características dos atuais clientes, dos clientes dos concorrentes e os motivos
que levam clientes a desistirem de fechar negócio.
O
passo seguinte consiste em duas estratégias, que podem ser usadas
simultaneamente:
- Inbound marketing, técnica em que a empresa desenvolve conteúdo relevante, como artigos e ebooks, e publica em seu site e redes sociais para atrair potenciais clientes, que vão enxergar a empresa como especialista em sua área – a técnica serve para captar dados dos prospectados.
- Outbound marketing, conceito em que a empresa conhece potenciais clientes por meio de eventos de network, pesquisas na internet, fóruns online, Linkedin ou por indicações dos clientes atuais. Nesse caso, é a empresa que vai atrás do cliente.
A Aster, empresa paulista que presta serviços de segurança patrimonial para empresas e consumidor final, tem uma política em que os clientes atuais indicam novos compradores.
“Como
recompensa, o cliente pode ganhar desconto em compras no valor de até 10% do
contrato firmado com a pessoa ou empresa que ele indicou”, afirma Fabio
Fragoso, diretor da Aster. “Ano passado, conquistamos sete bons clientes por
meio de indicação.”
INICIE UM RELACIONAMENTO
Empresas
que utilizam inboud marketing podem pedir dados dos interessados em troca de
acesso a conteúdo que produz. Empresas que recorrem ao outbound marketing podem
conseguir os dados dos prospectados ao realizar networking, tanto no mundo
físico quanto no digital.
O
importante é ter uma lista de potenciais clientes para contatá-los por email ou
telefone. Neste ponto é necessário ter alguns cuidados. Enviar propostas e
promoções logo de cara só vai assustar os prospectados.
Como
num flerte amoroso, a empresa precisa agir naturalmente e apresentar conteúdo
útil que ajuda a solucionar as demandas dos prospectados.
Walter
Coelho utiliza técnicas de inbound marketing em sua empresa, a Contato Efetivo,
que presta serviços de seleção e capacitação de mão de obra para televendas e
atende clientes como Bradesco Seguros e Serasa Experian.
As
pessoas que acessam o site da empresa podem informar seus dados em troca de
baixar um script de televendas, tema útil para os clientes da Contato Efetivo.
“Oferecer
conteúdo é uma forma de iniciar o relacionamento”, diz Coelho.
FILTRE OS PROSPECTADOS
Conforme
os prospectados baixam conteúdo no site da Contato Direto, recebem mais
mensagens complementares por meio de uma ferramenta de email marketing.
“Quando
o cliente demonstra interesse, pergunto quais são as suas necessidades”, afirma
Coelho. “Só depois apresento os serviços da empresa.”
É
interessante segmentar e qualificar os prospectados de acordo com o nível de
interação – recebeu um primeiro contato, demonstrou interesse em conhecer a
empresa, aceitou participar de reuniões, solicitou propostas, entre outros.
Na
empresa Aster, os clientes são organizados num ranking e ganham pontos conforme
o relacionamento com a empresa aumenta. “Se o prospectado for dono ou executivo
de uma empresa, um influenciador ou tomador de decisão, ganha mais pontos”,
afirma Fragoso.
Além
de lista de contatos de prospectados, é recomendado ter um catálogo de clientes
atuais e de inativos, que também devem ser contatados regularmente.
“O
que mantém um relacionamento é uma rotina saudável, seja com quem ainda não é
cliente, seja com quem já comprou”, afirma Rodrigo Nunes, da Hawk, consultoria
de prospecção de clientes.
FINALIZE A PROSPECÇÃO
A
prospecção leva naturalmente a venda. Na Contato Efetivo, o vendedor só aparece
após o cliente afirmar que vai fechar negócio.
Por
sua vez, na Aster, a equipe de prospecção monitora a evolução dos prospectados
no ranking. Quando um deles atinge determinada quantidade de pontos, o contato
é enviado para a equipe de vendas, que oferece o fechamento.
Nos
dois casos, a venda é feita conforme os especialistas recomendam, de forma
natural e sutil.
UTILIZE MÉTRICAS
As
métricas mais comuns usadas na prospecção são:
- quantidade de potenciais clientes que a empresa entrou em contato (diária, semanal ou mensalmente).
- número de pessoas que acessaram o conteúdo da empresa e, dessas, quantas demonstraram interesse em mais detalhes.
- quantidade de propostas enviadas e quantas foram aceitas.
- quantos contatos aceitaram participar de reuniões presenciais.
Os
dados podem ser cruzados para medir a eficiência da prospecção e mostrar
gargalos no relacionamento.
Quando
a prospecção é bem feita é esperado que a conversão de vendas e tíquete médio
cresça, mas essa métrica é responsabilidade da equipe comercial.
Após
intensificar as estratégicas de prospecção, o faturamento da Contato Direto
cresceu 31% em 2015. “Cerca de 20% das pessoas que baixaram conteúdo no site
contrataram os serviços”, afirma Coelho.
Na
Aster, os resultados foram parecidos. A taxa de conversão de propostas aumentou
de 4% para 7% – e o valor dos contratos cresceu 15%.
Fonte:
Diário do Comércio – SP
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