Há
chefes que apaixonam seus funcionários. Não no sentido da palavra, claro, mas
por causa da capacidade que eles têm de motivar sua equipe, reter talentos e
ajudar seus empregados a se tornarem melhores pessoas e profissionais.
Uma
reportagem, originalmente publicada na “Inc”, mostra as características destes
chefes cativantes. Saiba quais são elas e incorpore-as na sua vida:
1. Escutar
Às
vezes, dispor de seu tempo para ouvir o que seus comandados têm a dizer é mais
importante do que falar as melhores palavras. Dê atenção às queixas, críticas,
sugestões e elogios dos empregados.
2. Não ser “estrelinha”
Os
empregados gostam de líderes que não se colocam em um pedestal, que são
próximos a eles. Seja acessível.
3. Capacitar os outros
Não
contrate pessoas apenas para que elas tragam lucros à empresa. Queira,
verdadeiramente, que seus colaboradores cresçam pessoal e profissionalmente
enquanto estiverem contigo. Dê dicas, ensine coisas e os aconselhe quando achar
conveniente.
4. Valorizar os sucessos
Não
pense que os empregados estão “apenas fazendo sua obrigação” ao ter um bom
desempenho. A falta de valorização desmotiva as pessoas. Celebre o sucesso
sempre que possível. Elogie.
5. Delegar
Além
de tornar sua vida mais fácil, repassar tarefas aos outros é um sinal de que
você confia nos componentes da sua equipe. E demonstrar confiança também motiva
as pessoas, de acordo com a matéria.
6. Reagir na hora certa
Bons
chefes não fazem julgamentos por impulso. Eles reagem na hora certa. Evite
fazer críticas destrutivas publicamente e seja racional antes de tomar decisões
difíceis.
7. Admitir seus erros
Líderes
são humanos e podem errar como qualquer um. De acordo com o texto da “Inc”, não
há problemas em assumir seus erros. Funcionários saberão quando seus líderes
estão errados – eles não são burros. Por isso, assumir o deslize soa humilde e
realista.
Fonte:
Revista Pequena Empresa & Grande Negócio
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