Muitas
pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma ferramenta para descontração,
o que não está errado, desde que tomados os devidos cuidados. Contudo, uma boa
parcela mais antenada já percebeu que o uso adequado dessas ferramentas de
comunicação pode potencializar as carreiras, promovendo o crescimento
profissional e o network.
Mas,
como saber esse limite? Simples, basta levar em conta que nesse novo mundo
online que muitos estão descobrindo são necessários muitos cuidados similares
aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa. O
recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que é positivo e evitar
exposições desnecessárias.
Para
isso preparei algumas dicas para quem quer crescer profissionalmente utilizando
as redes sociais, seja ela mais profissional, como o LinkedIn, ou mesmo o
Facebook.
1 – Amplie seus contatos
qualificadamente: é interessante ter um amplo grupo de
amigos, assim busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache
interessante profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do
que com a quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece ou que é
‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem.
2 – Valorize suas
conquistas profissionais: mostre ações que realizou que tiveram
sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações
alcançadas, mas evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar
arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que estavam
envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua
visibilidade.
3 – Publique com
inteligência: cada vez mais se multiplicam publicações
vazias, assim busque diferenciais com conteúdos pertinentes. Evite posts
irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem. Busque levantar assuntos
relacionados ao seu campo de atuação.
4 – Evite debates inúteis:
nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e
outros similares, mas evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que
geralmente essas não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que
você não sabe qual o posicionamento de seus parceiros de negócios.
5 – Cuidado com as
características das redes: não é por que o LinkedIn tem um lado
mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá tratar a segunda com
maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também entrarão nessa rede.
É importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em
cada um deles.
6 – Pense antes de curtir
uma publicação ou página: antes de curtir e compartilhar um
texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas. E se for curtir
uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que
incitem o ódio ou o preconceito.
7 – Antes de escrever algo
pense: analise os pontos positivos e negativos de uma
postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa
é a única forma de garantir que o postado nas redes sociais não interferirá no
lado profissional. As pessoas hoje tem acesso ao que você faz 24 horas.
Preserve sua imagem.
8 – Evite situações não
profissionais: multiplicam-se as fotos de baladas, roupas
de banho e bebedeiras nas redes. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das
pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências negativas para
imagem de um profissional. Todos estão expostos a avaliações, pode ter certeza
que isso contará na hora que olharem, e não adianta bloquear o acesso das
pessoas as suas fotos nas redes sociais e achar com isso que está segura, pois
outras pessoas poderão compartilhar a mesma foto.
Fonte:
Revista Melhor
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