sexta-feira, 29 de julho de 2016

Empresa que pagou rescisão tempestivamente não deve multa por atraso na homologação


Uma empresa foi condenada pelo TRT da 1ª região ao pagamento da multa do artigo 477, parágrafo 8º, da CLT, pois embora o pagamento das verbas rescisórias de um ex-empregado tenha sido efetuado corretamente, houve atrasado na homologação da rescisão.

Contudo, a decisão foi modificada pelo TST. De acordo com acórdão, de relatoria do Desembargador Convocado Marcelo Lamego Pertence “realizado o pagamento das verbas rescisórias no prazo legal, a homologação tardia da rescisão não enseja a incidência da penalidade prevista no artigo 477, § 8º, da CLT.”

Conheça todos os absurdos que ainda existem na CLT


A legislação trabalhista tem mais de 1.700 regras, entre leis, portarias, normas e súmulas. Para o professor da USP José Pastore, ela reúne “absurdos”, que poderiam fazer sentido na década de 1940, quando foram criadas, mas são anacrônicas no século XXI. Imposições legais vão desde hora extra menor que 60 minutos até proibição de divisão de férias em dois períodos de 15 dias para quem tem 50 anos ou mais.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

5 indicadores de desempenho para medir seu sucesso


Você já avalia os seus resultados por meio de indicadores de desempenho? Caso a resposta seja negativa, saiba que essa é a ação que pode estar faltando para que tenha pleno controle do seu negócio. Basicamente, os indicadores de desempenho são métricas importantes para a empresa. Esses dados são usados não só para a realização do planejamento estratégico do negócio, como também são indispensáveis durante o monitoramento — afinal, é preciso bons parâmetros para avaliar cada atividade.

Acontece que cada empresa tem suas peculiaridades. Se um indicador é usado em um tipo de empresa, não necessariamente deve ser usado em outra. Por isso, é fundamental identificar com clareza quais serão os indicadores de desempenho usados pelo seu negócio.

Para ajudá-lo, resolvemos trazer neste post uma lista com os 5 principais tipos de indicadores de desempenho. Confira!

As vantagens da empresa Eireli


Apesar dos aspectos positivos da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, a Eireli, instituída no ano de 2011, não há ainda aderência maciça de empresários nesta modalidade de empresa.

Ela foi criada como instrumento de proteção de bens do empreendedor, resguardando-o das dívidas empresariais, dentro do principio da autonomia patrimonial.

Essa modalidade de empresa também é constituída de única pessoa com capital social integralizado. Esse aporte inicial é forma garantidora dos créditos de empregados, fornecedores, etc.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Confaz altera lista de itens na substituição tributária


As listas de produtos sobre os quais incide o ICMS por substituição tributária (ST) foram alteradas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O regime faz com que uma empresa antecipe o pagamento do imposto estadual em nome das demais integrantes da cadeia produtiva.

Cada Estado tem suas próprias regras de substituição tributária, mas desde janeiro entrou em vigor uma espécie de padrão nacional. Com isso, de acordo com o Estado, alguns produtos deixarão de ser tributados pela substituição tributária e outros passarão a ter que se submeter ao regime, o que impacta os preços.

Mudança no Supersimples causa controvérsias


O Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 125/15 tem o objetivo promover modificações na Lei Complementar nº 123/06 (Lei do Simples), atualizando a tabela do Supersimples, reduzindo a cobrança de impostos sobre micro e pequenas empresas. A principal alteração é a que prevê que, para serem enquadradas nas categorias com impostos mais baixos do Simples, as empresas devem ter uma relação entre folha de pagamento e receita bruta entre 23% e 28%. “É importante frisar que o projeto sofreu diversas alterações em sua redação original no Senado. Por essa razão, voltará a ser analisado pela Câmara de Deputados”, indica o advogado tributarista Cristiano Xavier.

terça-feira, 26 de julho de 2016

5 erros de gestão que todo empreendedor deve evitar


Uma ideia para um negócio pode dar origem a uma empresa de sucesso se conduzida da maneira correta. Um empreendedor que tem esse objetivo sabe da importância de acertar nos aspectos mais estratégicos, mas será que isso garante que ele fique livre de situações adversas?

Ao analisar os erros de gestão de outros empreendedores, você aprende com eles e tem a garantia de que não irá passar pelos mesmos problemas durante a história da sua empresa. Com esse conhecimento, é possível tomar decisões melhores, direcionar o foco para as áreas corretas e se concentrar no caminho para o sucesso.

Veja abaixo 5 erros de gestão que todo empreendedor deve evitar:

Receita obriga MEI a fornecer lista de contatos em aplicativo


Os microempreendedores individuais (MEI) estão com a pulga atrás da orelha. Por que a Receita Federal desenvolve um aplicativo tão necessário para o dia a dia do gerenciamento dessas empresas, mas cobra informações adicionais como, a lista dos contatos que o microempresário tenha no seu celular, quando baixarem o app nas lojas do Google e da Apple?

Tal pedido de informações é corriqueiro em qualquer aplicativo baixado nessas lojas de empresas privadas. Mas o que estranha os microempreendedores individuais é um órgão federal estar interessado nesses mesmos contatos, ainda mais sendo a Receita Federal. "O que eles querem com isso"?  indagou um microempresário individual ao conversar com o portal Convergência Digital.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Como divulgar o escritório contábil no Facebook?


Todos os dias surgem exemplos excelentes de como usar o Facebook para impulsionar os negócios. No entanto, muitos gestores ainda acreditam que existem determinadas áreas de atuação que não podem aproveitar estas vantagens.

Você já pensou em divulgar seu escritório contábil no Facebook? Com a abordagem certa, é possível contar com ótimos resultados e oportunidades. Por exemplo, não é porque posts de humor fazem sucesso em outras páginas que você também deve fazê-los.

Quando se considera o público-alvo e o tipo de conteúdo que ele está interessado em ver, fica muito mais simples desenhar a sua estratégia no Facebook. Um escritório de contabilidade tem muita informação relevante que pode passar às pessoas na rede social.

Quer começar? Confira a seguir 5 dicas para divulgar o seu escritório contábil no Facebook:

Segundo Ministério modernização da CLT será restrita a jornada de trabalho e salário


Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que modernização da CLT será restrita a alguns itens específicos. Ele esteve em São Paulo nesta quinta-feira (21) e se reuniu com trabalhadores do setor alimentício e de transportes.

O ministro destacou que as mudanças que vão fazer prevalecer os acordos coletivos valerão apenas para questões como jornada de trabalho e salário.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

MEI poderá contratar dois empregados


Os microempreendedores individuais, os chamados MEIs, poderão passar a contratar dois empregados para o desenvolvimento de suas atividades empresariais de pequenos negócios.

Essa foi uma das propostas entregues nesta semana ao presidente em exercício, Michel Temer, por representantes de sindicatos de micro e pequenas empresas industriais.

Após a audiência no Palácio do Planalto, o presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, Joseph Couri, disse que essa "medida jurídica simples" pode ser adotada para aumentar a geração de emprego no País.

ECF 2016: Prazo de apresentação até 29 de Julho de 2016


A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) deve ser transmitida anualmente pela internet ao Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira. Assim, em relação ao ano-calendário de 2015, o prazo será encerrado às 23h59min59s, horário de Brasília (DF), do dia 29-7-2016.

A não apresentação da ECF nos prazos fixados, ou a sua apresentação com incorreções ou omissões acarretará a aplicação ao infrator das multas a seguir.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Governo enviará ao Congresso proposta de reforma trabalhista até fim do ano


O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse que o governo do presidente Michel Temer vai mandar uma proposta de reforma trabalhista até o fim deste ano ao Congresso Nacional. Segundo ele, também serão encaminhadas aos parlamentares outras duas alterações: uma para regulamentar a terceirização no País e outra para tornar o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) permanente.

"A reforma é uma atualização da legislação, com o objetivo de simplificar para combater a burocracia", afirmou Nogueira nesta quarta-feira em café da manhã com jornalistas. Segundo ele, a reforma trabalhista não vai possibilitar o parcelamento de férias e 13º salário. "O trabalhador não vai ter prejuízo com a atualização", disse.

Grupo Confederativo do eSocial discute novos prazos em reunião no CFC


O Grupo Confederativo do eSocial (GTC) se reuniu, nesta terça-feira (19), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para alinhar os próximos passos para entrada em vigor do módulo. A data prevista é setembro de 2016, mas o grupo concorda que é inviável. Além da revogação do prazo, o grupo também acertou que concentrará esforços na construção do leiaute definitivo para o eSocial.

O eSocial é um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) que concentrará todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias num único espaço.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

O morador pode ver o livro-balancete do condomínio?


É nesse documento que fica toda a movimentação financeira do mês, que vai desde os extratos da conta bancária, os pagamentos de salários, notas e cupons fiscais, além de todos os comprovantes de recolhimento de impostos como FGTS, INSS, PIS, COFINS, ISS etc. Muitos síndicos aproveitam esses cadernos e já anexam também junto às notas os orçamentos das compras, obras e serviços realizados no mês.

A maioria dos condomínios tem uma administradora que organiza todos os comprovantes e monta os balancetes, que também são feitos por alguns escritórios de contabilidade, mas muita gente desconhece que, por lei, a posse e a conservação desses documentos é de responsabilidade do síndico.

Motivação de funcionários pode ser a chave do sucesso


De acordo com um estudo realizado em 2013 no mercado de trabalho dos Estados Unidos, 70% dos trabalhadores não se sentiam engajados em seus empregos. Com esta estatística em mente, muitos gerentes e donos de negócios começaram a se perguntar sobre as reais expectativas de seus funcionários e, portanto, buscam entender o que desencadeia a motivação deles.

A pergunta é bastante ampla, mas, segundo o professor especialista em economia comportamental e irracionalidade Dan Ariely, da Universidade Duke, a motivação dos profissionais pode ser trabalhada dentro das empresas para que resultados sejam alcançados conforme os objetivos. De acordo com o especialista, algumas ações viáveis podem ajudar a mudar o ânimo de qualquer profissional desmotivado.

Veja 3 maneiras de sucesso para atingir esses objetivos, segundo a especialista ao site Entrepreneur.

terça-feira, 19 de julho de 2016

As vantagens e desvantagens da sua empresa ter dívidas


Os empresários brasileiros, em geral, têm aversão a dívidas. Essa aversão era justificada quando a economia brasileira apresentava sinais de incapacidade de gestão. Contudo, o Brasil hoje oferece alguma possibilidade de estabilidade financeira e econômica. O endividamento oneroso tem a vantagem de que o pagamento de juros pode ser deduzido do lucro operacional para efeito de cálculo do imposto de renda devido.

Como ser um bom líder e conquistar sua equipe?


Como ser um bom líder é uma dúvida frequente para empresários. Muitos profissionais montam o próprio negócio, têm conhecimento técnico sobre o ramo de atuação, mas sentem que deixam a desejar quando o assunto é gestão de pessoas.

Como o trabalho da equipe está diretamente ligado à produtividade e à qualidade da empresa, o empreendedor precisa aprender a liderar os próprios colaboradores. Por isso, veja neste post algumas dicas para se tornar um bom líder no seu negócio.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Saiba como calcular Simples Nacional que está em atraso


Desde a instituição do regime tributário simplificado para pequenas empresas, é possível pagar vários tributos em uma guia única, o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS). Isso certamente descomplicou bastante a contabilidade da sua empresa, mas não impede que ela, em um momento com déficit no capital de giro, fique com o Simples Nacional em atraso.

Profissionais de contabilidade cobram melhorias no sistema de cálculo


Contadores, encarregados de Recursos Humanos e de Departamento de Pessoal se reuniram ontem à tarde, 15, em frente à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Roraima (MTE), para reivindicar melhorias de trabalho com o sistema de cálculo trabalhista, o HomologNet. Segundo eles, a iniciativa foi motivada devido aos inúmeros problemas e transtornos que os profissionais vêm enfrentando com a homologação de rescisões de trabalhadores realizadas no sistema.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Reformas da Previdência, tributária e política devem sair ainda em 2016


O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, disse hoje (14), após reunir-se com empresários em São Paulo, que o governo pretende fazer as reformas da Previdência, trabalhista, tributária e política até o final deste ano. Segundo Padilha, a reforma mais urgente é a da Previdência.

“Se quisermos fazer as reformas, tanto da Previdência, quanto trabalhista, tributária e política – e queremos essas quatro antes do final do ano – não se pense em um calhamaço de reforma com 60 artigos porque não sai nada. O que precisamos fazer são tópicos”, disse o ministro. “A reforma prioritária é a da Previdência. Dois: trabalhista; três: tributária; e quatro: política.”

Como trabalhar o fluxo de caixa no escritório contábil


Manter o fluxo de caixa em dia é essencial para a gestão financeira do seu escritório contábil. Ao controlar as entradas e saídas da conta, é possível saber onde estão os maiores gastos da empresa, conhecer as áreas que dão mais lucro e saber qual é o melhor momento para realizar investimentos, como contratação de novos funcionários ou expansão do espaço físico. Continue lendo e veja como trabalhar o fluxo de caixa no escritório contábil:

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Emissão do CNPJ será imediata, com inscrição no cartório


A inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) será imediata e realizada no momento do registro da constituição, reduzindo o procedimento de 60 dias para até quatro dias nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A celeridade do processo é resultado de convênio entre os Cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas e a Receita Federal, com objetivo de beneficiar os empreendedores e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no País, por meio da emissão do número CNPJ já no registro da sociedade em cartório. Anteriormente, após a abertura da empresa era necessário que fosse solicitada à Receita a emissão do CNPJ. A previsão é que até o fim do ano todos os estados possam disponibilizar esse serviço. Os próximos a ofertarem a facilidade serão o Ceará, a partir de hoje (14) e, na sequência, o Rio Grande do Sul.

CRC-SP questiona entendimento do Fisco


Entidades contábeis lideradas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) estão questionando entendimento da Receita Federal sobre a forma de se fazer o ajuste das diferenças de taxas de depreciação fiscal e societária para o ativo imobilizado, no momento da adoção inicial da Lei nº 12.973, de 2014.

Na visão dos contabilistas, os ajustes dessas diferenças, que são adicionados à base tributária, só devem ocorrer após o aproveitamento integral da depreciação fiscal, que normalmente ocorre mais rapidamente do que a depreciação real do bem.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A nova lei de gestantes e lactantes


A Lei nº 13.287, de 2016, que proíbe o trabalho de gestantes e lactantes em atividades, operações ou locais insalubres, deve gerar pelo menos dois questionamentos. Primeiro: o que o empregador deverá fazer nessa situação? E segundo: o adicional de insalubridade ainda assim será devido? A lei publicada no dia 12 de maio, no Diário Oficial, ainda vai suscitar algumas dúvidas para a aplicação na prática.

A proteção ao trabalho da mulher tem previsão específica na Consolidação das Leis do Trabalho – entre os artigos 372 e 401. O tema em questão foi incluído em seu artigo 394-A, dentro da seção “Da Proteção à Maternidade”. Nada mais justo. A lei vai além da proteção à mulher. Busca, de fato, proteger o nascituro e o recém-nascido. Mas são necessárias algumas reflexões também do ponto de vista empresarial.

Precisa entregar a ECF em julho? Atenção ao preenchimento


O novo prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), dia 29 de julho, está se aproximando e os contribuintes devem prestar muita atenção ao preenchimento dessa exigência fiscal.

A principal dica é checar e comparar as informações apresentadas na ECD (Escrituração Contábil Digital) - obrigação que substituiu o livro-caixa.  O alerta é de Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-SP.

A ECF substitui a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), que foi extinta. Esta é a segunda entrega do documento, que deve conter informações relativas ao exercício de 2015 de todas as empresas tributadas pelo lucro real, arbitrado ou presumido, e também de entidades imunes e isentas.

terça-feira, 12 de julho de 2016

NFe: Consulta Pública – Uniformização das unidades de medidas


O Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais - ENCAT, entidade representativa do CONFAZ e responsável pela Coordenação Nacional dos Projetos de Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFC-e e CT-e), informa a abertura de Consulta Pública para a recepção de sugestões de inclusões na Tabela de Unidades de Medidas, que deverá ser adotada a partir 2017.

Com a adoção da Tabela de Unidades de Medida, só serão aceitas as unidades efetivamente descritas na tabela, devendo os documentos emitidos com unidades diversas das descritas serem rejeitados. Por isso, é importante que os emissores se pronunciem visando a inclusão de unidades não descritas na tabela, construída a partir da base atual de todas as unidades descritas nos diferentes Documentos Fiscais Eletrônicos (clique aqui para baixar a tabela proposta). 

Candidatos políticos são obrigados a contratar contador


A medida veio para assegurar e tornar mais seguro as campanhas do candidato, evitando problemas caso seja eleito e sofra punições que venham a retirar seu mandato ou processos para o mesmo. Veja como contratar estes profissionais.

Resolução 23.463/2015 do TSE torna obrigatória contratação dos profissionais do tipo Contador, e também advogado, para quem irá assumir o cargo se for eleito, ou mesmo para ter chances de se candidatar e não precisar responder processos perante Justiça Criminal ou Eleitoral.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

A RFB disponibiliza lote de Perguntas e Respostas da ECF


1 – Mesmo tendo feito a procuração eletrônica e assinado como representante legal, o programa emite uma mensagem de erro no momento da transmissão não reconhecendo a assinatura como a do representante legal. O que fazer?

Para que o programa da ECF reconheça a assinatura do representante legal no momento da transmissão, é necessário que o serviço Escrituração Contábil Fiscal (ECF) está explicitamente habilitado na procuração eletrônica. Isso não é automático.

Há que se ressaltar que, ainda que a procuração eletrônica esteja habilitada para todos os serviços, é necessário habilitar a referida procuração para o serviço ECF.

6 dicas para cortar custos na empresa


Quando falamos em cortar custos na empresa, não existe um empresário que não fique interessado. O objetivo comum de qualquer proprietário é atingir o maior lucro possível e, para que isso aconteça, a diminuição de gastos é uma grande aliada.

Para auxiliar você nessa tarefa, apresentaremos a seguir 6 dicas para cortar custos na empresa. Acompanhe:

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Gerenciamento de crise: você está preparado?


Toda empresa está sujeita a passar por uma crise, que pode ser econômica, de relações públicas, interna, entre outras. Nessas situações, com a evolução dos meios de comunicação e a rapidez com que as informações se espalham, não é nada eficiente apostar na inércia. O gerenciamento de crise precisa ser o mais assertivo e transparente possível, acessando o problema diretamente em seu centro, com foco na solução.

Por mais que cada empresa tenha um histórico diferente e existam múltiplos tipos de crises pelas quais elas podem passar, algumas recomendações são universais para lidar com elas. São boas práticas para minimizar os danos e ter uma visão mais clara sobre o que está acontecendo.

Você está preparado para lidar com uma crise? Veja neste post os 5 passos que você precisa seguir:

CFC disponibiliza página exclusiva com orientações sobre o sistema da Decore


O novo sistema para emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), que entrou no ar no dia 16 de maio, tem gerado algumas dúvidas acerca do seu funcionamento por parte de profissionais da contabilidade. Para auxiliar aqueles que tenham dificuldades quanto à operacionalização do Sistema, o CFC disponibilizou uma página exclusiva sobre a Decore (http://cfc.org.br/decore/), com orientações detalhadas a respeito da emissão da Declaração.

Nesta página, o profissional encontra os manuais de alteração de senha do sistema, de utilização da certificação digital e o endereço para testar a assinatura eletrônica.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Cancelamento das multas aplicadas às DCTF de 01/2016 entregues pelas PJ inativas


Foi implementada nova versão do sistema que efetua a validação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) no momento de sua transmissão.

Com essa nova versão, não mais ocorrerá a aplicação da Multa por Atraso na Entrega da Declaração (Maed) para as DCTF de janeiro de 2016 de pessoas jurídicas inativas, que forem entregues até o 15º (décimo quinto) dia útil do mês de julho de 2016, bem como deixará de ser exigida a utilização de certificado digital na entrega dessas declarações para as pessoas jurídicas inativas que tenham apresentado a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa 2016, conforme dispõe o art. 10-A da Instrução Normativa RFB nº 1.599, de 11 de dezembro de 2015.

Novo Simples Nacional torna a vida das empresas mais complexas na apuração de tributos


A partir de 2018, ficará mais complexo apurar os tributos das empresas optantes pelo Simples Nacional quando o faturamento anual ultrapassar R$ 3,6 milhões. Apesar de o Senado ter aprovado a ampliação do teto do regime, permitindo a adesão de empresas com receita de até R$ 4,8 milhões, quem faturar mais de R$ 3,6 milhões terá que recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS) em guia própria.

A nova regra está prevista no projeto aprovado no Senado na última semana de junho e ainda precisa passar pela Câmara e pela sanção presidencial. Se aprovada, começa a valer a partir de 2018.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Dificuldades financeiras do governo deixam Receita mais rigorosa no Sped


A falta de verba do governo federal traz maior atenção do fisco para o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). As empresas, porém, encontram dificuldades nas informações exigidas e continuam inaptas para implementação do eSocial e do Bloco K.

Segundo Tânia Gurgel, advogada e contabilista sócia da Taf Consultoria, a maior atenção da Receita Federal ante inconsistências nos relatórios do Sped já está presente nas secretarias da Fazenda das regiões Norte e Nordeste, e a probabilidade é que se estenda para outros estados.

8 principais dúvidas sobre ECF


Com a introdução do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), uma série de obrigações acessórias vem sendo criada para suprir a necessidade do Fisco por informações nas áreas contábil, fiscal e pessoal. A partir de 2015, os contadores e as empresas têm como novidade a entrega da ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

Seguem abaixo algumas dúvidas sobre ECF para ajudar no entendimento dessa importante obrigação. Confira!

terça-feira, 5 de julho de 2016

IBPT projeta perda de postos de trabalho com reforma do PIS/Cofins


A possível mudança na cobrança do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) irá gerar o desemprego de cerca de duas milhões de pessoas em um período de um ano no setor de serviços do país, segundo estimativa do presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral.

A proposta de unificação do PIS e da Cofins vem sendo discutida desde o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, mas ainda não foi enviada ao Congresso Nacional. A estimativa de entidades empresariais é que, se implementada, gere um aumento na carga tributária, principalmente no setor de serviços, segmento que representa quase 70% da economia brasileira.

CFC institui, em resolução, rito de cassação de registro de contador


O Conselho Federal de Contabilidade publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (4), a Resolução nº 1.508/2016, que foi aprovada pelo Plenário do CFC no dia 17 de junho. A nova norma regulamenta a penalidade de cassação do registro profissional decorrente de processos administrativos no âmbito dos Conselhos de Contabilidade, conforme previsto na Lei nº 12.249/2010.

Com a publicação da nova Resolução, o Art. 26 da Resolução CFC n.º 1.494/2015, que dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores, passou a definir que “Cassação é a perda da habilitação para o exercício da atividade profissional, decorrente de decisão transitada em julgado, por infração prevista na alínea f do art. 27 do Decreto-Lei nº 9.295/46”.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

6 passos para abrir um escritório contábil


Profissionais da contabilidade possuem um leque de oportunidades para definir o rumo das suas carreiras no mercado de trabalho. Você pode ser um auditor, perito ou consultor tributário, por exemplo. As possibilidades são inúmeras, mas, certamente, um dos caminhos mais valiosos é empreender e abrir um escritório contábil.

No conteúdo de hoje, saiba quais são os 6 principais passos para garantir o sucesso nesse momento definitivo da sua carreira. Preparado? Vamos lá!

Lidando com substituição tributária no Simples Nacional


Você já deve saber, mas não custa ressaltar. Na definição que consta no site da Receita Federal, o Simples Nacional é “um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006”.

O que isso quer dizer, na prática, é que as empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões têm alíquotas diferenciadas para o pagamento dos impostos e uma forma de pagamento descomplicada: o recolhimento de todos os tributos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, é feito em uma única guia de pagamento – o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS).

sexta-feira, 1 de julho de 2016

6 dicas que vão potencializar seu escritório contábil


Os escritórios contábeis precisam lidar com uma fórmula básica de sucesso: quanto mais clientes são atendidos, maior a lucratividade do escritório. Por isso, é preciso utilizar bem os principais recursos disponíveis – o tempo e a sua equipe de funcionários. É preciso buscar maior eficiência. Como fazer isso? Você pode começar com as dicas que trazemos abaixo.

Prontos para ECF?


A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é a declaração que substituiu, desde o ano passado, a tão conhecida DIPJ, até então uma das obrigações acessórias mais importantes e completas que as empresas entregavam ao Fisco. Para este ano, o prazo de entrega inicialmente previsto para junho foi estendido até o dia 29 de julho. Apesar da prorrogação, o prazo é infinitamente menor na comparação com o de 30 de setembro de 2015.

Como toda nova obrigação acessória, as empresas tiveram muito trabalho e dificuldade para gerar as informações e cumprir com o prazo de entrega no ano passado, sendo que algumas a entregaram com dados faltantes ou incorretos apenas para atender ao prazo.