Definir
com quem você quer trabalhar melhorará seu foco de marketing. É impossível ser
tudo para todas as pessoas e é muito caro e estressante para a sua organização,
porque você desperdiçará dinheiro e tempo na busca de clientes com problemas.
Saber quem são seus clientes ideais e concentrar seus esforços em encontrar
esses clientes-alvo é uma estratégia de marketing mais eficaz.
Encontrar
um cliente ideal para a sua prática contábil é um processo simples de três
etapas.
Etapa 1: Definindo seu
cliente ideal
Comece
sua pesquisa definindo o seu cliente ideal. Em que indústria eles estão? Quão
grande é a sua operação? Quais serviços de contabilidade eles querem? Quem te
traz mais alegria?
Ao
fazer essas perguntas, você deve ser capaz de pintar uma imagem do seu cliente
ideal.
Veja
um exemplo de um perfil de cliente ideal:
- Opera um negócio no setor de transportes
- Está localizado na região
- Tem 20 ou mais funcionários
- Tem um orçamento para taxas contábeis
- Paga em dia
- O negócio está crescendo
- Responde a e-mails ou chamadas
- Prefere fazer negócios usando um programa de software em nuvem
- Tem uma forte rede de negócios; pode dar referências a outros clientes
- Aprecia meus conselhos
- É alguém com quem eu possa trabalhar
Etapa 2: Encontrando os
clientes
Agora
que você tem o perfil básico de seu cliente ideal, é hora de fazer um plano
para encontrá-lo.
Atendendo
a um mercado-alvo em vez de qualquer pessoa que precise apenas de serviços
contábeis, você pode começar a pensar em onde encontrar clientes ideais e como
engajar esses clientes em potencial. Concentre-se nos primeiros critérios do
seu perfil de cliente ideal para identificar clientes em potencial.
- Indústria preferida: (por exemplo) transporte
- Empresa de grande porte: (por exemplo) 20 funcionários ou mais
- Localizado na cidade ou nas proximidades
Agora
você pode começar a pesquisar para novas prospecções.
Comece
observando os clientes existentes que se encaixam no seu novo perfil de cliente
ideal. Faça perguntas se você não souber as respostas, tais como: a quais
associações elas pertencem? Eles participam de certas feiras ou conferências?
Existem outras empresas semelhantes na região? Seu objetivo é descobrir
oportunidades para se conectar com clientes em potencial.
Etapa 3: Direcionando seus
clientes ideais
Agora
você já deve ter uma imagem clara do seu cliente ideal. Além disso, a essa
altura você já deve saber como alcançar clientes em potencial como eles. O
terceiro passo é fazer marketing voltado para os seus clientes ideais.
Considere
estas opções de marketing:
1
– Programas de referências: compartilhe seu perfil de cliente ideal com seus
funcionários, colegas de trabalho e clientes existentes. Recompense quaisquer
referências recebidas.
2
– Comece uma newsletter: ofereça dicas de contabilidade ou projeções de
contabilidade para atrair seus clientes ideais. Torne mais fácil se inscrever
em seu boletim informativo em seu site.
3
– Participe de eventos do setor: vá a qualquer evento em que você tem
possibilidades de encontrar o seu cliente ideal.
4
– Use as mídias sociais: leva alguns minutos por dia para enviar um tweet,
fazer um post ou compartilhar um link interessante. Demonstre a sua sabedoria
financeira.
5
– Realize um seminário ou seminário online gratuito: convide seus clientes em
potencial para o seu seminário ou webinar para que eles aprendam alguns
conselhos contábeis valiosos. Junte-se a um advogado e a um especialista em
finanças local e peça-lhes que convidem os seus clientes.
Há
muitas maneiras de atrair clientes em potencial, mas é importante encontrar uma
estratégia que funcione melhor para você. Deve ser uma estratégia pela qual
você possa pagar, que você tenha tempo para sustentar e que esteja confortável
em fazer.
Etapa 4: Exibindo os seus
prospectos
Quando
seus esforços de marketing começarem a funcionar, você receberá novas
oportunidades de clientes. É importante lembrar o seu perfil de cliente ideal e
selecionar esses clientes em potencial para garantir que eles sejam adequados
para sua prática.
Novamente,
usando seu perfil de cliente ideal, analise as perspectivas para cada um deles:
- Tem capacidade de pagar e pagar em dia?
- Tem uma rede forte?
- Prefere fazer negócios usando um programa de software em nuvem?
- Parece responsivo a e-mails e chamadas?
- Quer e valoriza o meu conselho?
- Parece fácil de trabalhar?
Sua
empresa merece os melhores clientes.
Desenvolvendo
seu próprio perfil de cliente ideal e procurando encontrar clientes mais
adequados, você deve ser capaz de construir uma prática contábil que seja
lucrativa e agradável.
Fonte:
Blog Sage
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