Qual
é a relação que os seus funcionários têm com a empresa em que trabalham? Embora
saibamos que muitos trabalhadores estão lá apenas por necessidade, existem
coisas que você pode fazer para que a empresa seja amada pelos funcionários. E
muitas vezes elas são mais simples do que possamos imaginar.
Bons
exemplos não faltam. As principais empresas de tecnologia do mundo, como a
Google ou o Facebook, são amplamente reconhecidas por conseguirem criar
ambientes mais lúdicos para os seus funcionários. A pressão no dia a dia de
trabalho continua sendo enorme, mas isso não significa que o comprometimento
dos colaboradores seja apenas de fachada: muitos, de fato, amam fazer o que
fazem e, principalmente, trabalhar onde trabalham.
Felizmente,
essa característica não é uma exclusividade das grandes companhias. Por menor
que a sua empresa seja, é possível despertar nos colaboradores o sentimento de
amor pela companhia. Aqui vão algumas dicas de como fazer para despertar esse
espírito nos seus colegas de trabalho.
1. A cultura empresarial
deve ir além do papel
Missão
e valores são dois itens que toda empresa bem estruturada tem. No entanto, nem
sempre esses sentimentos saem da folha de papel. Há empresas que pregam uma
coisa e praticam outra, assim como há executivos que defendem ideias que nem
eles mesmo colocam em prática. Portanto, o primeiro aspecto a observar é o
seguinte: o meu discurso existe na prática?
Se
os valores forem contraditórios os seus colaboradores certamente vão perceber
isso. E entre optar por seguir uma ou outra ideia eles vão acabar por seguir
uma terceira via, uma mistura das duas coisas. É por essa razão que é tão
importante se certificar que os valores promovidos são, de fato, empregados no
dia a dia. Os líderes devem guiar os liderados pelo exemplo e não ter um
comportamento distinto daquilo que cobram dos seus subordinados.
2. Equilíbrio: qualidade
de vida e ambiente saudável
É
natural que todo gestor queira extrair o máximo de produtividade de sua equipe.
Porém, isso deve se refletir em uma palavra: equilíbrio. Aquelas empresas que
fazem vistas grossas aos empregados que trabalham por 10 ou 12 horas por dia
estão minando a qualidade de vida deles. Trabalhadores mais cansados precisam
de mais horas para fazer o mesmo serviço e, portanto, rendem menos.
Quando
falamos em equilíbrio, falamos também de todo um contexto, um ecossistema que
deve ser criado em torno da companhia. Acesso a planos de saúde e
odontológicos, incentivo à prática esportiva, valorização da boa alimentação e
condições adequadas de transporte de casa para o trabalho. Você pode buscar boa
parte dessas respostas por meio de parcerias.
3. Reconhecimento: regras
claras e valorização profissional
Existe
um plano de carreira bem definido na sua empresa? Se a resposta for “não”,
saiba que esse é um dos primeiros pontos a serem corrigido. Ninguém,
naturalmente, vai trabalhar a mais se não há necessidade ou motivação para
isso. A motivação pode vir não apenas em forma de uma bonificação financeira,
mas com um banco de horas flexível e, principalmente, com possibilidades de
crescimento.
É
melhor você ter uma empresa com 5 funcionários nota 10 do que uma companhia com
2 funcionários nota 10 e 3 nota 8. Em muitos lugares, defende-se a ideia de que
só se pode ter um craque, e isso pode criar uma competitividade pouco saudável.
Quando você dá a oportunidade para que todos cresçam de forma igual, a
tendência é que as equipes tendam a se ajudar mais. O sucesso de um não deve
depender da derrota do outro.
4. Contrate pessoas que
tenham um perfil desejado
Como
você escolhe as pessoas que farão parte da sua equipe? Um processo seletivo
descompromissado pode ser a raiz de diversos males para o futuro. A sua empresa
não precisa, necessariamente, do profissional mais competente, mas sim daquele
que tenha maior probabilidade de se adaptar melhor às suas necessidades.
Nesse
ínterim, diversos aspectos devem ser analisados, e não apenas a competência
técnica. O ideal é que as avaliações sejam feitas por equipes
multidisciplinares, o que inclui técnicos da área na qual o novo colaborador
vai trabalhar e profissionais de RH.
5. Tenha confiança nos
seus profissionais
Há
muitos líderes que contratam profissionais, mas não deixam que eles façam o seu
trabalho da maneira que sabem. É preciso ter em mente que os empregados existem
para trazer resultados para a sua empresa, e não para “apenas” trabalharem do
jeito que você espera. O “como fazer” é menos importante do que o resultado em
si.
Por
isso, tenha confiança nos seus colaboradores. Dê a eles as ferramentas de que precisam
para que façam um bom trabalho e estabeleça metas realistas e plausíveis de
serem alcançadas. Coloque-se no lugar deles: se fosse você, seria possível
realizar essa tarefa com as condições apresentadas? Se a resposta for “não” é
sinal que alguma coisa vai mal.
Lembre-se:
para que todos “vistam a camisa”, é preciso primeiro dar a eles o uniforme.
Faça a sua parte e você verá que a maioria certamente retribuirá.
Fonte:
Blog Sage
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