Como
fazer para prospectar novos clientes em um mercado cada vez mais competitivo?
Essa dúvida paira sobre a cabeça de muitos empresários e gestores e não é para
menos: o sucesso de uma empresa depende da capacidade que ela tem de encontrar
novos parceiros de negócio.
Quando
falamos de estratégia para captação de clientes, um amplo leque se abre. Cada
setor tem as suas peculiaridades de forma que não existe uma “receita de bolo”
pronta que possa ser aplicada para todo mundo. Contudo, existem alguns caminhos
que, se seguidos de forma correta, podem tornar as coisas mais fáceis para
qualquer empresário.
Tenha bem claro qual é o
seu público-alvo
Prospectar
novos clientes não significa atirar para todos os lados na expectativa de que
alguns “embarquem” na sua ideia. Antes de tudo, é preciso ter uma noção clara
do que é o seu produto e de que maneira ele pode beneficiar os consumidores. E
quando falamos em consumidores, falamos de pessoas que possam ter real
interesse em comprar os seus produtos.
Nesse
momento, é preciso ser assertivo. É melhor entrar em contato com dez clientes
em potencial e fechar negócio com cinco deles do sofrer para disparar uma mala
direta para cem pessoas e conseguir alcançar os mesmos cinco clientes. É
necessário otimizar os esforços e não desperdiçar energia. Quanto mais eficaz
você conseguir ser, melhor será o aproveitamento do seu tempo e do seu
investimento.
Entenda que prospectar é
diferente de vender
Esse
é outro aspecto muito interessante a ser observado. Em muitas empresas, o
trabalho de prospecção é feito de maneira separada do trabalho de vendas. Isso
porque a prospecção propriamente dita não deve ser obrigatoriamente uma
tentativa de venda. Entenda a prospecção como um momento de aproximação no qual
você apresenta os seus produtos ao mesmo tempo em que conhece as necessidades
do consumidor.
Pode
ser que o cliente em questão não tenha o mínimo interesse em consumir o seu produto
e insistir em seguir adiante, iniciando o processo de venda, pode ter o efeito
contrário: ele passará a ver com maus olhos a sua marca justamente por conta da
insistência. Portanto, entenda que esse é o momento de estreitar laços e ver se
existe a possibilidade de seguir adiante. Se perceber que o cliente em questão
não deveria estar em seu radar, não perca seu tempo e parta para a próxima.
Participe de eventos para
ampliar o seu networking
A
prospecção não deve se limitar às ferramentas disponíveis no dia a dia.
Telefone, e-mail ou venda direta são itens importantes, mas você pode ampliar
as possibilidades por meio de networking. Você pode obter novos contatos em
feiras, exposições, palestras ou qualquer outro tipo de evento que tenha
relação com o seu negócio.
Para
essas ocasiões, é preciso estar preparado tendo sempre um material promocional
da sua empresa à mão e disponibilidade para conversar e prospectar ali mesmo.
Você não precisa sair desses eventos com vendas fechadas – aliás, isso não vai
acontecer na maioria das vezes – , mas você pode sair desses locais com muitos
contatos em potencial, que podem garantir as suas vendas futuramente.
Faça um acompanhamento
periódico dos seus clientes
Existem
diversos softwares que podem ajudá-lo a organizar os seus clientes
prospectados, como o Pipedrive, o Freshsales e o HubSpot, por exemplo. É
importante que você centralize essas informações em um só lugar e confira-as
com frequência para realizar os follow-ups nas datas programadas. Alguns
clientes são sazonais, ou seja, têm demandas em algumas épocas do ano.
É
o caso, por exemplo, dos seguros automotivos. De nada adianta prospectar um
cliente que renovou o seguro há menos de três meses. É preciso agendar um novo
contato mais próximo à data de renovação da apólice para que você tenha
resultados melhores. Portanto, quando se trata de prospecção, organização é a
palavra-chave. Cada cliente tem o seu tempo para decidir e você precisa
entender essas diferenças para poder estar próximo do momento de decisão.
Abrace ideias novas
Em
todas as áreas, os profissionais com o passar do tempo desenvolvem um estilo de
trabalho, o que é natural. No entanto, alguns “vícios” são difíceis de serem
superados e por essa ser uma forma de trabalho bastante independente, é normal
que exista uma certa resistência às mudanças. Para ser um bom prospector, é
preciso pensar além do óbvio.
Nada
impede que você continue utilizando os métodos que você já conhece, mas faça um
acompanhamento dos resultados. Você verá que, muitas vezes, ocupamos parte do
nosso tempo com ações que trazem muito pouco ou nenhum resultado. Por isso, é
preciso saber avaliar o próprio trabalho, além de ter a mente aberta para
testar novas hipóteses. Não pense que você já sabe tudo, prospectar é uma arte
que traz novas descobertas a cada contato.
Fonte:
Blog Sage
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