A
ECF (Escrituração Contábil Fiscal) é uma obrigação imposta às empresas do
Brasil. Através dela, será necessário informar as operações que influenciam a
elaboração da base de cálculo e o valor devido ao Imposto sobre a Renda de
Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Essa
obrigatoriedade terá impacto nas rotinas das empresas e requer uma preparação
para a adequação.
No
artigo de hoje vamos abordar como pode ser feita a preparação da sua
contabilidade para a ECF e como ajudar na adequação de seus clientes para a
mudança. Confira!
O que é a ECF?
A
Escrituração Contábil Fiscal é uma averiguação de tudo o que foi feito na
apuração do IRPJ e da CSLL, em substituição à DIPJ (Declaração de Informações
Econômico-Fiscais). Ela é uma das etapas do SPED (Sistema Público de
Escrituração Digital), que tem como um dos objetivos promover a integração dos
fiscos, através de um padrão definido para o compartilhamento das informações
contábeis e fiscais.
Como fazer a preparação?
O
ideal é que o primeiro passo seja o mapeamento das informações que devem ser
enviadas ao sistema. Com isso, você deve verificar, junto com seu cliente, tudo
o que está sendo exigido e realizar a comparação desses dados com a situação
atual da empresa.
Dessa
forma será possível identificar todas as mudanças necessárias para efetuar a
adequação e quais possíveis dificuldades a empresa poderá enfrentar para fazer
a transição. Quanto antes for realizado esse mapeamento, mais tempo as empresas
terão para se adaptar.
Dicas para realizar a
preparação
Para
que a preparação ajude sua contabilidade e seus clientes na adequação, o ideal
é que as equipes de contabilidade fiscal e tributária estejam capacitadas e bem
treinadas com relação às regras. Elas também devem fazer a preparação
antecipada da Escrituração Contábil Digital, realizar testes exaustivos com sua
equipe de tecnologia da informação (a fim de identificar os possíveis erros de
sistema e mitigá-los) e a revisão dos dados da ECF antes do envio.
Prazos
A
previsão é de que a ECF seja entregue no dia 30 de setembro de 2015 no ambiente
SPED. E o envio das informações deverá ser feito anualmente.
Sistema de informação
Um
software de gestão contábil pode auxiliar na correta apuração dos dados que são
enviados. Essa solução permite que o processo de escrituração fiscal seja
totalmente automatizado e auxilia no cumprimento das obrigações dos escritórios
de contabilidade.
Com
esse sistema, as informações possuem maior confiabilidade e diminui-se a
necessidade da utilização de planilhas para controle de dados. Assim, você pode
focar mais na análise dos dados, em vez de gastar um tempo excessivo
alimentando essas planilhas e deixando o processo sujeito a erros.
Com
o advento do SPED, a Receita Federal tem criado várias novas obrigações, que
incluem a mudança da DIPJ para a ECF — o que acarreta em várias mudanças. Com
todas as exigências feitas, o profissional da contabilidade acaba se tornando
peça estratégica na transição, orientando e auxiliando para que os escritórios
e as empresas não caiam em armadilhas fiscais.
Fonte:
Blog Sage
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