Abrace
as novidades, reinvente-se e sobreviva. Essa foi a sugestão do professor,
consultor e escritor americano Dave Ulrich, um dos maiores especialistas em
liderança e gestão de pessoas do mundo, para empreendedores que desejam transformar
seus negócios.
Ulrich
foi um dos participantes do Fórum Liderança Para Transformação dos Negócios,
realizado em São Paulo na última quarta-feira (8/6) pela Câmara Americana de
Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham).
De
acordo com o especialista, épocas de crise, como a que o Brasil enfrenta
atualmente, têm um lado bom: enfrentar o mau momento faz com que as empresas se
reinventem e, caso a mudança seja bem-sucedida, se fortaleçam e tenham menos
problemas no futuro.
Mas
a mudança não é uma necessidade apenas de quem está na pior. "Os avanços
tecnológicos fazem com que uma empresa centenária seja destruída em poucos
anos, caso não se adapte aos novos tempos", diz Ulrich.
No
evento da Amcham, o americano falou sobre técnicas para quem deseja
revolucionar seu negócio. Confira a seguir:
1. Foco na identidade da
empresa
Todas
as empresas têm uma cultura, segundo Ulrich. E isso vai além de visões e
valores pessoais. As empresas devem pensar na sua reputação, nas razões que as
fazem ser conhecidas pelos clientes e na elaboração de marcas e identidades
visuais. "Não importa tanto se você sorri para seu cliente. O que
realmente vale é o sorriso do consumidor" afirma Ulrich.
2. Use um "detector
de vírus"
A
maioria das companhias sofrem com "vírus", fatores que impedem o
crescimento e a harmonia.
Alguns
deles, de acordo com Ulrich, são falta de transparência nas informações,
valorização exacerbada da hierarquia, uso inapropriado de recursos
corporativos, perfeccionismo a qualquer custo, centralização de processos e
manutenção de aparências que não condizem com a realidade. "Especialistas
em relacionamento falam que é preciso assumir, falar e discutir os problemas.
Deve haver o mesmo posicionamento nas empresas."
3. Elimine a burocracia
Para
transformar a empresa, chefe e funcionários devem ter tempo para pensar
criativamente e propor mudanças. Para criar este tempo, um bom caminho é
eliminar processos burocráticos.
A
sugestão é que os gestores eliminem relatórios, aprovações, reuniões e
protocolos excessivos. "Essa descentralização pode ser difícil para o
gestor, mas dará a ele tempo hábil para fazer outras coisas", diz.
4. Seja realista
Para
Ulrich, é muito difícil mudar completamente a sua empresa e seu perfil de
liderança em pouco tempo. Por isso, seja realista. "Seus valores e sua
personalidade levaram muitos anos para serem moldados. E essas características
estão na sua empresa também. É possível mudar, mas uma coisa de cada vez",
diz Ulrich.
Saiba
exatamente o que você deseja reinventar na empresa. Você pode querer mudar
produtos, processos, a abordagem e o relacionamento com clientes, por corte de
custos ou novas estratégias de marketing, por exemplo.
5. Engaje sua equipe
As
mudanças não acontecem sem a ajuda dos funcionários. As ordens do chefe só
surtirão efeito se a equipe acreditar. Ulrich afirma que o empreendedor deve
mostrar os benefícios que as mudanças trarão ao time. "Se possível, dê um
incentivo financeiro aos empregados. Pode ser difícil, mas o impacto será
positivo."
6. Novo e velho em
harmonia
As
empresas que inovam enfrentam paradoxos. Vendem tanto produtos tradicionais
como novidades.
Em
sua fala, Ulrich citou a Whirpool, que detém as marcas Consul e Brastemp no
Brasil, como um exemplo desse cenário. A empresa hoje vende geladeiras, mas
está produzindo máquinas que fazem qualquer bebida com cápsulas.
Para
o americano, as organizações devem "surfar neste paradoxo", fazer com
que o "velho" e o "novo" convivam em harmonia e consigam
ser lucrativos em todas as frentes. "Quando a hora chegar, abrace as
novidades, reinvente-se e sobreviva."
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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