segunda-feira, 13 de junho de 2016

6 Técnicas de Dave Ulrich para revolucionar sua empresa


Abrace as novidades, reinvente-se e sobreviva. Essa foi a sugestão do professor, consultor e escritor americano Dave Ulrich, um dos maiores especialistas em liderança e gestão de pessoas do mundo, para empreendedores que desejam transformar seus negócios.

Ulrich foi um dos participantes do Fórum Liderança Para Transformação dos Negócios, realizado em São Paulo na última quarta-feira (8/6) pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham).

De acordo com o especialista, épocas de crise, como a que o Brasil enfrenta atualmente, têm um lado bom: enfrentar o mau momento faz com que as empresas se reinventem e, caso a mudança seja bem-sucedida, se fortaleçam e tenham menos problemas no futuro.

Mas a mudança não é uma necessidade apenas de quem está na pior. "Os avanços tecnológicos fazem com que uma empresa centenária seja destruída em poucos anos, caso não se adapte aos novos tempos", diz Ulrich.

No evento da Amcham, o americano falou sobre técnicas para quem deseja revolucionar seu negócio. Confira a seguir:

1. Foco na identidade da empresa
Todas as empresas têm uma cultura, segundo Ulrich. E isso vai além de visões e valores pessoais. As empresas devem pensar na sua reputação, nas razões que as fazem ser conhecidas pelos clientes e na elaboração de marcas e identidades visuais. "Não importa tanto se você sorri para seu cliente. O que realmente vale é o sorriso do consumidor" afirma Ulrich.

2. Use um "detector de vírus"
A maioria das companhias sofrem com "vírus", fatores que impedem o crescimento e a harmonia.

Alguns deles, de acordo com Ulrich, são falta de transparência nas informações, valorização exacerbada da hierarquia, uso inapropriado de recursos corporativos, perfeccionismo a qualquer custo, centralização de processos e manutenção de aparências que não condizem com a realidade. "Especialistas em relacionamento falam que é preciso assumir, falar e discutir os problemas. Deve haver o mesmo posicionamento nas empresas."

3. Elimine a burocracia
Para transformar a empresa, chefe e funcionários devem ter tempo para pensar criativamente e propor mudanças. Para criar este tempo, um bom caminho é eliminar processos burocráticos.

A sugestão é que os gestores eliminem relatórios, aprovações, reuniões e protocolos excessivos. "Essa descentralização pode ser difícil para o gestor, mas dará a ele tempo hábil para fazer outras coisas", diz.

4. Seja realista
Para Ulrich, é muito difícil mudar completamente a sua empresa e seu perfil de liderança em pouco tempo. Por isso, seja realista. "Seus valores e sua personalidade levaram muitos anos para serem moldados. E essas características estão na sua empresa também. É possível mudar, mas uma coisa de cada vez", diz Ulrich.

Saiba exatamente o que você deseja reinventar na empresa. Você pode querer mudar produtos, processos, a abordagem e o relacionamento com clientes, por corte de custos ou novas estratégias de marketing, por exemplo.

5. Engaje sua equipe
As mudanças não acontecem sem a ajuda dos funcionários. As ordens do chefe só surtirão efeito se a equipe acreditar. Ulrich afirma que o empreendedor deve mostrar os benefícios que as mudanças trarão ao time. "Se possível, dê um incentivo financeiro aos empregados. Pode ser difícil, mas o impacto será positivo."

6. Novo e velho em harmonia
As empresas que inovam enfrentam paradoxos. Vendem tanto produtos tradicionais como novidades.

Em sua fala, Ulrich citou a Whirpool, que detém as marcas Consul e Brastemp no Brasil, como um exemplo desse cenário. A empresa hoje vende geladeiras, mas está produzindo máquinas que fazem qualquer bebida com cápsulas.

Para o americano, as organizações devem "surfar neste paradoxo", fazer com que o "velho" e o "novo" convivam em harmonia e consigam ser lucrativos em todas as frentes. "Quando a hora chegar, abrace as novidades, reinvente-se e sobreviva."

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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