É
grande o desafio do gestor para despertar o interesse e habilidade dos
vendedores na prospecção de clientes. Em muitos casos, existe uma visão
equivocada da equipe em relação ao processo de vendas, considerando que ele se
restringe apenas ao fechamento de um negócio. Esse problema pode ser também
falta de responsabilidade da empresa, que não oferece aos funcionários as
ferramentas adequadas para a prospecção.
Listamos
algumas dicas para que você consiga treinar o time para a captação de clientes
de modo mais prático e eficiente. Confira:
Analise seu time de vendas
Para
melhorar a captação de clientes você precisa conhecer a sua equipe,
identificando as potencialidades de cada integrante. Essas informações vão te
ajudar a compreender como as habilidades individuais podem contribuir para a
captação de clientes e quais os pontos que precisam ser trabalhados para deixar
o time ainda mais forte.
Ofereça treinamento
regular
Com
o perfil definido do seu time de vendas, você pode começar um treinamento
específico para a captação de clientes. Apresente os objetivos da empresa em
relação ao assunto e as habilidades necessárias para que esses objetivos sejam
alcançados.
Esse
treinamento deve ser regular para acompanhar as dinâmicas dos processos e
transformações do mercado.
Conheça profundamente seu
produto/serviço
A
captação de clientes depende muito do conhecimento que sua equipe de vendas
transmite aos consumidores em potencial. Uma ideia é fazer workshops em que
você pode apresentar um estudo detalhado sobre esse produto ou serviço, com os
pontos fortes e fracos, e o público-alvo que se espera atingir.
Além
disso, é importante mostrar à equipe de vendas a importância do conhecimento
detalhado do produto ou serviço no processo de captação de clientes.
Pesquise a concorrência
Um
dos maiores erros na captação de clientes é focar apenas no produto ou serviço
do seu negócio e esquecer de acompanhar o que a concorrência tem oferecido e
como ela tem trabalhado para aumentar as vendas. Ter essas informações em mãos
ajuda seu time de vendas a elaborar estratégias mais eficazes e certeiras na
captação dos clientes em potencial.
Invista nos elementos
chave da captação de clientes
Mostre
para seu time de vendas a importância de um trabalho de excelência e focado nos
pequenos detalhes, que vai de uma boa comunicação verbal e escrita e passa pela
habilidade de argumentação. Erros de português transmitem uma ideia de desleixo
não apenas do colaborador em questão, como também da empresa. Já a argumentação
é um fator decisivo na captação e é importante, desde o primeiro contato, que o
vendedor saiba apresentar o produto/serviço como solução para o problema dele.
Lembre
o seu time de vendas que um cliente bem atendido pode abrir as portas para a
prospecção de novos.
Ofereça feedback constante
O
feedback é um importante aliado para a captação de clientes. Com a análise das
ações positivas e dos pontos a melhorar, você e sua equipe terão as informações
necessárias para aprimorar os resultados das vendas. O feedback funciona ainda
como uma ferramenta de motivação para sua equipe e indica o reconhecimento da
gestão pelo trabalho desempenhado.
Fonte:
Blog Sage
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