O
sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, sendo que envolvimento e
entrega de bons resultados por parte de todos os colaboradores que compõem a
equipe - independentemente do nível hierárquico - são alguns dos principais.
Por isso, descobrir a melhor maneira de desenvolver, estimular e valorizar o
time é um grande desafio, uma vez que cada profissional possui suas próprias
experiências e motivações.
Em
momentos de crise, esse desafio se torna ainda maior, já que é necessário
evitar que o clima desfavorável seja introduzido na rotina da companhia. Neste
cenário, a gestão orientada à meritocracia se apresenta como uma das formas
mais eficientes de desenvolver e valorizar os colaboradores. A oferta de novas
experiências é fundamental para o aprendizado e o amadurecimento dos
colaboradores. E, as iniciativas baseadas na meritocracia consistem em
estimular o desenvolvimento contínuo dos profissionais, por meio da elaboração
de desafios factíveis e da recompensa para aqueles que conseguirem alcançar as
metas com gratificações, prêmios e promoções.
Mas
para que estas ações tragam os resultados esperados e planejados, é fundamental
que as pessoas se engajem na campanha e, principalmente, que haja
transparência. Os colaboradores precisam saber exatamente o que é necessário
para conquistar seus bônus, quais as regras da campanha, quais os prêmios e
como será realizada essa distribuição. A comunicação precisa ser clara,
objetiva e tudo deve estar bem alinhado com todos os envolvidos para evitar
frustrações. Se o programa envolver possíveis promoções de cargo, é preciso que
os colaboradores saibam quais competências necessitam desenvolver e como serão
avaliados.
Mesmo
quando a campanha está baseada na distribuição de prêmios, o comprometimento
dos colaboradores com o projeto também depende da empresa. Os prêmios precisam
ser realmente atraentes e bem distribuídos ao longo do período, para que a
motivação seja contínua. Um exemplo prático: não adianta apenas oferecer uma
superquantia em dinheiro no final do ano. É preferível distribuir quantias
menores mensalmente ou até trimestralmente e deixar um bom prêmio para o final
da campanha. Desta forma, as pessoas se sentem beneficiadas ao longo do projeto
e o engajamento tende a ser maior. Caso contrário, a empresa pode perder
credibilidade para futuras ações. Por isso, a peça-chave para um programa de
meritocracia bem-sucedido é a transparência entre empresa e colaborador.
Certamente,
as campanhas de meritocracia devem ser planejadas de acordo com o perfil de
cada empresa e mercado de atuação. Cada companhia deve avaliar qual a melhor
maneira de apoiar o desenvolvimento de seus colaboradores e criar um programa
de reconhecimento, retenção e recompensa das pessoas que fazem a diferença nos
negócios, garantindo assim os resultados e o crescimento constante da
organização.
Fonte:
DCI
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