Dificuldades
na comunicação entre chefes e subordinados são um grande obstáculo na gestão de
um negócio. A falta de diálogo pode levar um diretor a não compreender direito
o que seu colaborador está fazendo. Por outro lado, talvez o funcionário não
tenha entendido uma tarefa da melhor maneira, por exemplo. Uma simples falha
como essa pode levar a grandes problemas para uma empresa. Mas tais ruídos – e
muitos outros – podem ser evitados de uma maneira simples: por meio da
comunicação. Às vezes, uma rápida troca de olhares pode evitar uma crise.
Segundo
Daniel Costa, consultor especializado em endomarketing e comunicação interna,
os gestores devem se habituar a práticas que tornem o diálogo mais direto e
efetivo. Ele é o autor do livro "Não existe gestão sem comunicação".
A publicação traz, por meio de textos dinâmicos e gráficos explicativos, dicas
de motivação, recursos humanos, produtividade e tendências. No capítulo
destinado à comunicação entre empreendedores e seus funcionários, Costa lista
sete dicas "de ouro" para evitar ruídos e mitigar riscos. Confira:
1) Começa com você
Segundo
Costa, de acordo com seus anos de experiência em consultoria, os grandes
problemas de comunicação de uma empresa não estão relacionados a processos e
hábitos. Na verdade, a causa está no desempenho dos líderes e do quanto eles
exercem o papel de comunicadores das empresas. "A mudança sempre começa de
cima. Ou os líderes mudam ou mudam os líderes", afirma o especialista.
2) Use Rivotril
Não,
Costa não recomenda o uso de medicamentos de tarja preta. Mas, segundo ele, é
essencial que o empreendedor controle a ansiedade. Na análise de ambientes corporativos,
o consultor percebeu a necessidade de que as tarefas sejam realizadas
"para ontem". Com tanta coisa para fazer, a comunicação cessa e todo
mundo sai fazendo as tarefas. Só que a falta de diálogo causa perda de tempo na
execução – afinal, o colaborador nem sabe direito o que precisa fazer –, o que
leva ao retrabalho. Por isso, apele ao "calmante do endomarketing":
saia de trás da mesa, vá até sua equipe. É em campo que se pode ver o que
funciona e o que não dá certo na empresa.
3) Aprenda a dar feedback
Segundo
pesquisa feita por Costa nas centenas de empresa para as quais prestou
serviços, o ponto mais fraco dos gestores brasileiros diz respeito ao feedback.
Segundo o especialista, uma conversa face a face é uma preciosa oportunidade
para saber o que precisa ser melhorado.
4) Não
"terceirize" a comunicação
É
importante que o gestor assuma a tarefa de falar com seus funcionários. Um
chefe que se relaciona com todos os níveis hierárquicos de uma empresa estimula
o engajamento. Outro ponto importante: trate todos da mesma maneira, não
importa a função
5) Saiba ouvir
De
acordo com o especialista, a capacidade de fala de uma pessoa é diretamente
relacionada à sua capacidade de ouvir. "Da mesma forma que um bom escritor
lê bastante, fala melhor quem escuta mais", afirma. O empreendedor que
presta atenção no que seus comandados falam ainda acumula informação – dados
preciosos que podem ser usados como um recurso.
6) Na hora de escutar,
seja atencioso
Costa
afirma que o empreendedor deve destinar atenção total aos funcionários que o
procurarem. "Não se pode ouvir alguém enquanto está, por exemplo, mandando
um e-mail. Em vez de realizar duas tarefas, o chefe não faz nada. No fim, essa
comunicação truncada leva ao retrabalho."
7) Esqueça das reuniões
improdutivas
Administrar
o tempo é essencial no trabalho. Essa perda da produtividade é ligada às
reuniões, já que boa parte do expediente é gasta nesses encontros, que quase
sempre são improdutivos. "A reunião começa com atraso, termina fora do
horário, falta com objetividade ou dura mais que o necessário", diz Costa
no livro. O especialista afirma que os encontros não são um canal de
comunicação e devem ser usados como ferramenta de trabalho ou fórum para
tomadas de decisão.
Fonte: Revista Pequenas Empresas
& Grandes Negócios
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