Economistas,
empresários e o pessoal de mídia, todos concordam com o cenário de que no
Brasil a recessão é iminente e afetará todos. Diante disso, a maioria das
empresas apressa-se para cortar os custos, mas será que está é mesmo a melhor
estratégia? Da mesma forma que se diz: quer ganhar na Bolsa? Venda na alta e
compre na baixa. O melhor a fazer para que a empresa cresça neste cenário é
investir.
Anos
atrás, um grande campeão de Fórmula 1, quando perguntado qual era o seu segredo
para ganhar tantas corridas, respondeu: "quando há um acidente na pista,
todos reduzem a velocidade, eu acelero". Não sabemos se é de fato o que
ele fazia, mas temos a ciência que neste tipo de cenário, os executivos tendem
a apertar os cintos e suspender os investimentos. Então, como se manter
produtivo e ganhar a corrida dos concorrentes no mercado mesmo diante de uma
crise? O segredo está em acelerar o desenvolvimento das pessoas. Isso mesmo.
Gastar tempo e dinheiro para treinar os funcionários e auxiliá-los no aperfeiçoamento
de suas capacidades.
O
setor automobilístico, por exemplo, passa por uma situação complicada com a
produção em queda e altos estoques, porém, há empresas do ramo que mantêm seus
programas de treinamento, como é o caso da Volkswagen, que possui uma escola de
excelência, e da Ford, que tem um programa de marketing internacional
profundamente enraizado em coaching. É o momento de todos compartilharem os
conhecimentos, o entendimento das necessidades dos clientes através de
treinamentos comportamentais e coaching dos gestores.
Estas
empresas entenderam que quando a crise acabar, ela vai ter os melhores
colaboradores do mercado e os mais "fidelizados" na empresa onde
trabalham, porque o investimento é reconhecido pelos colaboradores, gerando
vínculo de confiança e lealdade. O líder inteligente percebe que se investir no
capital humano agora, estará muito à frente da concorrência com a economia
estagnada, ou não.
Fonte:
Jornal do Comércio – RS
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