Para
Grasiano Tolfo, técnico especialista em pequenos negócios do Sebrae RS, os
empreendedores devem se atentar a algumas dicas durante esse período de crise.
Reforçar ações de marketing e aumentar o ticket-médio, por exemplo, podem
evitar o prejuízo dos seus negócios ao longo deste cenário de instabilidade.
Para
os empreendedores que o procuram, o consultor lista sempre quatro recomendações
para evitar os reflexos da crise econômica.
Confira:
1. Aumente o ticket-médio
Segundo
Tolfo, uma boa ideia para o momento é abrir espaço para o mesmo cliente comprar
mais. Para isso, ele recomenda que os empreendedores potencializem as compras
com serviços e produtos complementares. “A ação deve gerar uma sensação de
benefício para o cliente”, diz.
2. Invista no marketing
“Atrair
novos clientes é essencial.” Por isso sugere que as empresas invistam no
marketing, utilizando as mídias mais adequadas para o público online e offline.
“Nessa hora vale até aumentar a divulgação da empresa via boca a boca”, diz
Tolfo.
3. Faça parcerias
O
técnico também acredita que fazer parcerias com empresas não concorrentes pode
ser uma ótima opção. “Um pequeno negócio só aumenta o seu potencial quando se
reúne com outro pequeno negócio. É assim que eles podem se complementar, unindo
duas bases diferentes de clientes e aumentando o seu alcance”, afirma.
4. Inove para liberar o
estoque
Segundo
o consultor do Sebrae RS, essa dica é a mais importante para quem toca
empreendimentos no setor do varejo: criar ações para girar o estoque. “É
importante criar programas de benefícios, pontuações e até sorteios. Uma ótima
técnica é dar descontos no segundo item de compra, por exemplo. São essas ações
promocionais que fazem que o cliente acelerar a compra e reduzir o volume do
estoque da empresa.”
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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