quarta-feira, 22 de março de 2017

Quais são os desafios do jovem profissional da Contabilidade?


O avanço tecnológico e as constantes evoluções pelas quais passa a Ciência Contábil despertam uma série de dúvidas no jovem profissional, principalmente a respeito do caminho a seguir, pois a profissão cada vez mais apresenta atrativos, principalmente no que diz respeito às especializações e diversidade de áreas de atuação.

Esse jovem tem uma gama de possibilidades na profissão contábil e, muitas vezes, a indefinição sobre o que fazer é a primeira grande dúvida que se apresenta. Para saná-la, o entendimento dos diferentes campos da Contabilidade é o primeiro passo na tomada de decisão sobre o que realizar.

Acompanhar as tendências da Ciência Contábil é fundamental para que esse novo profissional conheça todo o universo de opções disponíveis. Por isso, cada participação em eventos promovidos pelas entidades da Contabilidade se torna importante para que o jovem profissional seja inserido em todas as oportunidades que a profissão proporciona. Geralmente, um terço do público desses eventos é composto de estudantes e jovens profissionais, e o fato de os programas das convenções e congressos da Contabilidade destinarem espaço para palestras e eventos direcionados a esse público é o sinal de que o futuro profissional já faz parte do novo contexto da profissão. Os eventos também propiciam, além do conhecimento científico, a possibilidade de interação com outros profissionais, o que é muito favorável, em um tempo onde a troca de informações faz toda a diferença em termos de posicionamento no mercado de trabalho.

Na publicação Perfil do Profissional da Contabilidade, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a maioria dos participantes da pesquisa está na faixa dos 35 aos 40 anos, o que demonstra a chegada de muitos jovens às diferentes áreas. E essa nova geração, que se coloca no mercado frente aos desafios de operar com todas as ferramentas tecnológicas à disposição para o trabalho e o ensino contábil, tem provocado modificações no cenário da profissão.

A participação crescente de jovens professores no ensino da Contabilidade, por exemplo, resulta na criação de novas linhas de pesquisa na área científica da Contabilidade. Já a administração pública sinaliza com novas prerrogativas profissionais para o contador, tais como inserção da contabilidade aplicada ao setor público (Casp) e o trabalho do profissional na prestação de contas eleitorais. Também na área tecnológica cresce a participação desse profissional no desenvolvimento de ferramentas que auxiliem o trabalho contábil com qualidade e eficiência, entre outras diversas alternativas de atuação.

A Contabilidade está pulsando como tendência de mercado e futuro, estamos trabalhando em um novo tempo da profissão, as ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) junto ao público dos estudantes e jovens profissionais evidenciam que temos uma nova geração de operadores da Contabilidade cada vez mais “conectados” ao que está acontecendo no seu entorno, e comprovando que a Contabilidade é uma ciência de impacto social.

Portanto, podemos constatar que o jovem profissional da Contabilidade está vivendo um dos períodos mais favoráveis em termos da profissão, pois as diversas possibilidades de atuação e as novas formas que estão por vir tornam o conhecimento contábil de fundamental importância para a gestão dos negócios a da administração pública e privada. Cabe a ele, jovem profissional, buscar os caminhos para sua adequada inserção nesse universo.

Fonte: Jornal do Comércio – RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário