Muitos
são os motivos que podem prejudicar a confiança que o seu cliente deposita em
você, mas existem poucos casos onde isso seja irreversível, basta que você aja
de forma rápida, consciente e estruturada. O cliente que reclama e se indigna
ainda quer que você resolva o problema, afinal, ele poderia simplesmente levar
seu dinheiro para outro lugar.
Abaixo
estão alguns passos que você pode seguir para recuperar o relacionamento com o
seu cliente insatisfeito:
Assuma o erro e diga a
verdade
O
primeiro passo para iniciar qualquer aproximação sincera é abaixar a guarda e
assumir o erro dizendo toda a verdade para o cliente. Seja sincero com ele,
abra o coração e se desculpe verdadeiramente. Neste momento o cliente espera
que você se coloque em seu lugar e sinta como ele está sentindo, por isto,
tente se projetar para mensurar todo o impacto negativo que o seu erro pode ter
gerado em sua vida.
Comunique-se sempre frente
a frente
Quando
chegar a hora de encarar o cliente, é importante que você o faça de peito
aberto e, de preferência, pessoalmente, desta forma ele se sentirá valorizado e
entenderá que você realmente se importa com o ocorrido, e que está disposto a
resolver o problema da melhor forma.
A
relação entre contadores e clientes é sempre delicada, por se tratarem de
assuntos muito sensíveis, é normal que apenas um erro desestabilize tudo, e
neste momento a transparência máxima é a melhor escolha.
Encontre a raiz do
problema e resolva
É
claro que o cliente espera que você resolva seu problema tempestivamente,
afinal, você foi contratado para facilitar sua vida, não para dificultar, mas
isto não basta.
Depois
de ter sido sincero com o seu cliente e ter resolvido a sua situação, é
importante focar no que está por trás do problema, no que realmente gerou esta
situação negativa. Não adianta resolver parcialmente a questão, se você não
entender a raiz dos fatos para que isto não volte a acontecer.
Reveja
seus processos, converse com a sua equipe e investigue minuciosamente a fonte
dos erros, e lembre-se: as reclamações existem para nos fazerem melhores em um
ou em vários pontos.
A
confiança pode ser restabelecida, desde que o cliente observe uma série de
ações confiáveis por parte da empresa, representada por seu gestor ou
colaboradores. Sendo assim, nesta fase em que a empresa de contabilidade estará
em “fase de experiência” novamente, do ponto de vista do cliente, é preciso que
as mudanças necessárias sejam implantadas. Este é o momento ideal para investir
em novas tecnologias e mostrar que as coisas estão mudando. Para empresas de
contabilidade, softwares online para a gestão dos processos e atividades reduz
consideravelmente os erros e esquecimentos.
Surpreenda
Todo
momento de crise é também uma oportunidade para um case de sucesso. Mas como?
Basta que você reverta a situação e aja de forma que surpreenda o seu cliente,
fazendo mais do que ele esperava.
Você
precisa mostrar mostre que tem o interesse sincero de resolver o problema e
apresentar soluções viáveis, entregando mais do que o esperado por ele.
Peça feedback para
cliente.
Por
último, mas não menos importante, é essencial que você peça feedback para o seu
cliente. Ter feedback periódico dos consumidores é fundamental, mas acompanhar
de perto um cliente com histórico de insatisfação é vital para validar sua
estratégia e garantir a fidelidade. Para clientes críticos, é muito positivo
que o gestor seja envolvido de forma próxima no relacionamento, isto passa a
imagem de que ele é valioso para a empresa.
Fonte:
GClick
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