A
folha de pagamento é uma das funções centrais do setor de Recursos Humanos. Ela
documenta todas as transações financeiras envolvidas na remuneração dos
colaboradores e envolve muitos cálculos, impostos e noções de matemática,
legislação e direitos trabalhistas. Assim, cometer erros neste documento não é
algo incomum. Porém, isso pode gerar muitos prejuízos para o seu
empreendimento.
Reunimos
neste post os principais equívocos que são cometidos nos contracheques para que
você possa evitar esses problemas no seu RH.
Quais os principais erros
cometidos na folha de pagamento?
A
folha de pagamento é um documento muito detalhado e que demanda diversos
conhecimentos de outras áreas, como direito e até ciências exatas. Com tanta
complexidade, destacamos quais são as principais falhas que os setores de RH
das empresas têm apresentado na produção do contracheque:
1. Errar nos cálculos
São
muitos percentuais que incidem sobre a remuneração dos profissionais. Taxas de
imposto de renda, benefícios, contribuição sindical, INSS, faltas, horas extras
e adicionais são apenas alguns dos fatores que são considerados para você
definir o salário do colaborador.
É
comum que no momento de cálculo da folha algum número saia errado ou a faixa de
desconto selecionada não seja a que condiz com a situação do trabalhador. Isso
ocorre principalmente nos casos em que a empresa faz o cálculo manualmente ou
por meio de planilha.
2. Colocar a categoria e o
enquadramento incorretos
Para
cada categoria de trabalho (como indústria, comércio) há uma convenção coletiva
diferente, ou seja, normas que são únicas para cada caso. Se o preenchimento
deste campo não é realizado corretamente, toda a folha de pagamento já fica
comprometida, pois as normas observadas vão ser as de uma condição que não
corresponde à do trabalhador.
Além
disso, é importante colocar o colaborador no enquadramento adequado. No caso,
ele pode ser um assalariado, uma pessoa jurídica, um freelancer, dependendo do
acordo realizado. Falhas nesse enquadramento podem ser tão prejudiciais quanto
as de categorias, já que as regras variam com cada situação. Por isso, tenha
atenção a esses detalhes!
3. Não acompanhar as
mudanças na corporação
Um
erro muito comum cometido pelo setor de RH é o não acompanhamento da mudança de
situação dos trabalhadores. Muitas vezes, o profissional já se desligou da
empresa e acaba recebendo uma remuneração indevida em sua conta. Pode ocorrer
também o recebimento de benefícios como vale-transporte e vale-alimentação no
caso de afastamento, férias ou licenças.
Outra
situação recorrente é quando o colaborador é promovido, mas recebe a
remuneração anterior ou quando há um reajuste salarial e o departamento pessoal
esquece de atualizar os dados. Esses processos podem ser corrigidos, mas a
custo de muito trabalho e desgaste, tanto para o empregado quanto para a
empresa.
4. Falhar na previsão dos
custos
Muitas
organizações controlam bem a folha de pagamento ao longo dos meses, mas não se
preparam para o décimo terceiro. Isso mostra uma grande deficiência no
planejamento financeiro e pode gerar uma situação complicada. Afinal, é muito
dispendioso ter que recorrer a empréstimos para pagar a remuneração de fim de
ano dos contratados.
Nessas
situações, os juros são muito elevados, o que pode prejudicar as finanças do
seu negócio. Em qualquer porte empresarial, é importante ter uma previsão de
gastos para você não ter dificuldades com a gratificação de Natal. Até mesmo
porque este tipo de falha pode prejudicar também a imagem da sua corporação.
5. Centralizar os dados em
um só computador e em um só profissional
Deixar
todos os dados da folha de pagamento em apenas um computador pode oferecer um
risco muito alto para o seu empreendimento. Se a máquina tiver algum defeito ou
for invadida por vírus, todos os registros podem ser perdidos. Para evitar esse
tipo de problema, é fundamental fazer cópias e backups dos arquivos.
Outro
grande risco é ter um profissional expert em contracheque e todos os outros
membros do RH não conhecerem devidamente os processos da folha. Se esse
colaborador faltar ou se desligar da empresa, como os outros vão continuar?
Por
isso, é importante que no departamento pessoal um número maior de pessoas
esteja habilitado a lidar com este documento. Para isso, é fundamental ter uma
cultura de compartilhamento de conhecimentos.
6. Não acompanhar as
mudanças fiscais e da legislação
Não
só a situação dos colaboradores muda constantemente. A legislação trabalhista e
fiscal está sempre sofrendo alterações. Muitos gestores de RH podem cometer
erros por seguirem normas que já foram revisadas e atualizadas. Isso pode gerar
diversos problemas, como causas trabalhistas e o pagamento de multas.
Os
profissionais dos Recursos Humanos precisam se manter atualizados sobre a
situação fiscal do país e também sobre as normas da CLT (Consolidação das Leis
do Trabalho) para evitar dificuldades nesta área. Assim, sua empresa não tem
que arcar com sanções.
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