Existem
diversos indicadores para avaliar o desempenho do seu escritório contábil, uma
delas é saber como tudo está funcionando e se os clientes estão recebendo o
mesmo tipo de atendimento.
Um
fator importante para o escritório contábil é não haver qualquer diferença no
atendimento e no tratamento, evitando gerar avaliações negativas sobre o
escritório.
O
que devemos entender, num escritório de contabilidade, é a necessidade de
padronizar o atendimento para passar maior credibilidade para os clientes. Se houver
confiança entre as partes, o cliente terá a convicção de que está recebendo
serviços de qualidade, podendo até se dedicar com mais afinco aos seus
negócios.
Para
se chegar a isso, no entanto, os principais elementos são os colaboradores do
escritório, ou seja, a equipe de pessoal.
Por
melhores que eles sejam, o administrador do escritório sempre deve buscar maior
produtividade e melhor atendimento.
Uma
das formas de avaliar o desempenho do seu escritório contábil é através da
avaliação de desempenho do seu escritório contábil, especificamente da equipe,
já que isso vai permitir identificar melhor as competências e comportamentos,
buscando aprimorar as qualidades de cada integrante da equipe.
Com
a avaliação de desempenho é possível, inclusive, definir melhor as atividades,
aproveitando as habilidades de cada colaborador e fazendo com que o escritório
tenha uma imagem de destaque entre os concorrentes.
Avaliar o desempenho do
seu escritório contábil através da equipe de pessoal
Para
avaliar o desempenho do seu escritório contábil através da análise da equipe de
colaboradores, existem alguns métodos bastante apropriados:
Avaliação direta pelo
administrador
A
avaliação direta de cada colaborador pelo administrador do escritório é o
método mais comum aplicado, já que oferece a vantagem de todos passarem por um
mesmo avaliador, havendo, dessa forma, uniformidade nos critérios utilizados
para a avaliação de desempenho.
Nesse
tipo de avaliação é necessário apenas ter o cuidado de não haver interferências
pessoais, uma vez que qualquer tipo de conflito em um ou outro lado pode
prejudicar o processo.
Avaliação feita pelo
próprio colaborador
A
auto avaliação é um método utilizado para avaliação de desempenho, devendo ser
dividida em duas etapas. Na primeira, o colaborador é quem faz sua própria
avaliação e, na segunda, o resultado é discutido com o administrador.
A
auto avaliação oferece a vantagem de propor uma reflexão do colaborador sobre
sua atuação e seu desenvolvimento dentro da equipe, inclusive possibilitando
identificar habilidades que devem ser melhoradas e que somente o colaborador
sente a necessidade.
O
cuidado a ser tomado nesse tipo de avaliação é que os resultados podem ser
influenciados por interesses individuais e, portanto, o administrador deve
analisar com mais critério a auto avaliação do desempenho do seu escritório
contábil.
Avaliação 360°
A
avaliação 360° é o sistema mais completo para avaliar o desempenho do seu
escritório contábil através dos colaboradores. Nesse método, cada colaborador
deve fazer a sua própria avaliação e a avaliação dos outros integrantes da
equipe, devendo manter o anonimato.
O
sistema oferece uma grande vantagem, oferecendo a oportunidade de uma avaliação
independente por parte de cada um, tornando o processo mais rico em resultados,
já que toda a equipe tem em mãos a possibilidade de melhorar o desempenho de
todo o escritório.
Contudo,
também é necessário algum cuidado, uma vez que o processo exige maior
maturidade profissional, principalmente dos administradores, que precisam saber
como receber críticas.
Como avaliar o desempenho
do seu escritório contábil através de indicadores
Embora
os colaboradores sejam a parte mais importante quando se pretende avaliar o
desempenho do seu escritório contábil, existem alguns indicadores que devem ser
aproveitados para uma visão mais global do estabelecimento:
Indicadores de produtividade
Os
indicadores de produtividade são os mais importantes na avaliação de desempenho
do escritório contábil, oferecendo resultados sobre a forma como a empresa
utiliza seus próprios recursos.
Existem
diversos indicadores de produtividade que podem ser aplicados, como a produção
de cada colaborador, a correta utilização dos equipamentos ou mesmo o índice de
entrega dos serviços.
Indicadores financeiros
Os
indicadores financeiros podem ser aplicados para medir o capital do escritório
contábil e os resultados conseguidos com o empreendimento. São índices
essenciais, uma vez que é necessário verificar se o escritório está crescendo
de forma sustentável.
Entre
os indicadores financeiros, o escritório contábil deve analisar a demonstração
de resultados, o fluxo de caixa, o capital próprio do estabelecimento e, ainda
os indicadores de liquidez, que permitem demonstrar a capacidade de o
escritório pagar seus compromissos em curto e longo prazo.
Indicadores de qualidade
Os
indicadores de qualidade são utilizados para complementar os índices de
produtividade ao avaliar o desempenho do seu escritório contábil. Assim, é
possível saber se o escritório está atingindo o máximo de produtividade.
Nesse
caso, pode-se utilizar o indicador de desperdícios e o de avarias, apontando a
quantidade e o valor desses índices durante determinado período, criando meios
para que sejam evitados.
Avaliar o desempenho do
seu escritório contábil com o objetivo de melhorar
O
mais importante, ao avaliar o desempenho do seu escritório contábil, é manter a
coerência com os objetivos definidos no início do processo, ou seja, é
essencial que atitudes devam ser tomadas com vistas à melhoria do desempenho.
O
processo de avaliação deve demonstrar efetividade e, portanto, as ações de
melhoria devem ser totalmente assimiladas e implantadas, possibilitando que no
futuro possa ser feita uma nova avaliação para analisar os aspectos que tiveram
melhoria e os que exigem maior atenção.
Além
disso, é necessário que o administrador do escritório faça um acompanhamento
constante de todas as condições avaliadas, inclusive conversando com os
clientes sobre suas próprias necessidades e sobre a forma como vêm sendo
atendidos pelos colaboradores.
Podemos
afirmar, com certeza, que são os clientes o melhor termômetro para avaliar o
desempenho do seu escritório contábil. São eles que prestam as melhores
informações, que não devem ser recebidas como críticas negativas, e sim como um
meio de melhorar o desempenho da equipe e do próprio escritório.
Fonte:
Master Doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário