Em
uma empresa, há funcionários que vestem a camisa sem pensar duas vezes e há
aqueles que fazem apenas o necessário. Pensar em maneiras de como encorajar a
participação dos colaboradores é um desejo constante de gestores e
profissionais de recursos humanos, mas nem sempre os métodos escolhidos são os
mais adequados.
Ao
invés de ficar obcecado por resultados nesse sentido, a melhor maneira de
trazer os empregados para mais perto de você é criando oportunidades para que
os colaboradores tirem as suas dúvidas ou façam comentários. Uma cultura
participativa, naturalmente, começará a partir da abertura dada pelos gestores
para que o diálogo seja sempre proativo.
Mas
como transformar uma cultura empresarial da noite para o dia? Não há milagres,
mas há dicas que podem ser seguidas para trazer bons resultados para o seu
negócio:
1. Descubra por que os
seus colaboradores não participam
Essa
é a primeira coisa que você precisa fazer antes de tomar qualquer decisão. Por
qual motivo será que as pessoas não estão participando tanto quanto você acha
que deveriam? As razões para isso variam bastante e somente uma pesquisa dirá
os reais motivos. Dessa forma, compreender quais são essas barreiras ajuda o
gestor a pensar em como quebrá-las.
Superiores
pouco acostumados a ouvir críticas, alta rotatividade de funcionários,
histórico de relatos de problemas que não foram solucionados, falta de um plano
de carreira claro e decisões tomadas sem consulta ou informação aos colegas de
trabalho são algumas das possibilidades. Identifique o problema para depois
agir sobre ele.
2. Seja mais objetivo nas
apresentações
Outro
problema recorrente que desestimula a participação dos colaboradores é a falta
de objetividade nas comunicações. Há gestores que, ao fazerem um comunicado,
falam sobre três ou quatro problemas simultaneamente, muitas vezes trazendo
informações desconhecidas e complexas que levam um tempo até serem processadas
por todos.
Quanto
maior for o número de tópicos, menor é a participação. Isso porque quando o
foco não está em lugar nenhum, as pessoas têm a tendência de se perder em meio
às informações. Lembre-se sempre que a comunicação tem um papel fundamental
para facilitar o que quer que seja. Portanto, como um líder, seja claro e
objetivo no que você tem a dizer e certamente você terá a atenção dos seus
colaboradores.
3. Abra sessões de
perguntas e respostas
Boa
parte das grandes empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos, adotam um
mecanismo chamado “Q&A”, sigla para “Questions & Answers”. Uma vez por
semana, o principal executivo da empresa ou representantes de outros setores
importantes, sentam-se diante dos funcionários para responder perguntas – sobre
qualquer tema.
Essa
pode ser uma oportunidade para que as pessoas perguntem diretamente a um
executivo o que de fato está acontecendo, quais são os rumos do negócio e por
que certas decisões foram tomadas. Não deve haver tabus. Todas as perguntas
devem ser encorajadas e respondidas, se não com dados precisos e confidenciais,
mas com bons argumentos que não coloquem quem fez a questão em uma situação de
possível constrangimento.
4. Você não tem todas as
respostas: ouça mais e fale menos
Quando
um líder parece ter respostas para tudo, aqueles que estão à sua volta param de
dar sugestões. Embora pessoas inspiradoras tenham muito conhecimento para ser
compartilhado, isso não significa que elas estão sempre certas e que
funcionários de hierarquias mais baixas não tenham absolutamente nada para
acrescentar. Aliás, muito pelo contrário.
Conhecer
cada setor de uma empresa significa ouvir das pessoas que fazem o dia a dia
quais são as verdadeiras dificuldades. Elas podem ter ótimas sugestões para
resolver problemas, muitas vezes vistos de uma ótica completamente diferente.
No entanto, elas precisam ter confiança para dizer para você aquilo que pensam.
Sendo assim, não se esqueça: fale menos e ouça mais, sempre.
5. Peça opiniões
Outra
maneira de estimular a participação dos colaboradores na empresa é por meio de
enquetes. Muitas vezes, temas simples sobre os quais a decisão dos gestores se
baseia em uma hipótese poderiam se mais assertivos se a opinião dos
funcionários fosse colhida diretamente. Você quer dar a todos um presente de
Natal, mas não sabe ao certo se eles preferem um panetone ou um vinho?
Pergunte!
Em
muitas ocasiões temos a oportunidade de deixar de supor o que é melhor. Muitos
gestores acreditam que bonificações salariais são a melhor maneira de motivar
os funcionários, mas há vários exemplos em grandes empresas em que a
constatação final é de que a possibilidade de ter um dia extra de folga pode
agradar muito mais. Você só vai saber se está fazendo a coisa certa se
perguntar.
Fonte:
Blog Sage
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