Uma
gestão financeira eficaz significa, entre outros aspectos, ter conhecimento
para não errar na hora de fazer folha de pagamento. Boa parte do sucesso de sua
organização está atrelado às pessoas que dela fazem parte, por isso, a gestão
da folha de pagamento se torna tão imprescindível.
Não
é incomum empreendedores se depararem com insuficiência de recursos em caixa e
saírem cortando qualquer tipo de gasto sem um bom planejamento. E, muitas
vezes, a folha de pagamento é a primeira a ser impactada por falta de controle
financeiro. No entanto, é importante recordar que ser fiel aos prazos e compromissos
salariais motiva o quadro de funcionários e promove maior engajamento com os
valores organizacionais.
Vejamos
4 dicas úteis que devem ser levadas em conta na hora de montar suas folhas de
pagamento.
1. Defina uma estrutura de
cargos e salários
O
primeiro passo para fazer folha de pagamento é definir as funções de cada
colaborador e suas devidas remunerações. Fica difícil manter as informações
organizadas e corretas quando o gestor desconhece a estrutura de trabalho da
sua equipe.
Uma
estrutura de cargos e salários padronizada e que indique o que efetivamente
cada funcionário representa hierarquicamente dentro da organização proporciona
ao gestor um planejamento e controle financeiro mais eficiente, além de gerir
com maior assertividade novas contratações, demissões, bonificações, entre
outros.
Ao
padronizar a estrutura operacional das funções de cada colaborador é possível
criar uma política de cargos e salários, o que torna a folha de pagamento
sempre organizada e atualizada. Além disso, retém os bons funcionários e atrai
outros profissionais para a organização.
2. Programe e automatize
os pagamentos
É
fundamental que o gestor tenha a tecnologia como aliada na hora de fazer folha
de pagamento. A tarefa de calcular as remunerações mensais de cada colaborador
mensalmente, as horas extras e banco de horas, faltas e atrasos pode se tornar
bastante complicada quando realizada manualmente.
Adotar
um software que realize
todos os cálculos da folha de pagamento de forma automática é a melhor forma de
evitar erros e agilizar todos os processos. Ou seja, fazer folha de pagamento
de forma automatizada possibilita que os pagamentos possam ser programados para
ocorrerem rotineiramente dentro de datas agendadas mensalmente.
Ao
fazer a gestão da folha de pagamento de forma correta e organizada, a empresa
elimina possibilidades de esquecimentos, atrasos ou mesmo qualquer outro tipo
de imprevisto.
Além
disso, ao contar com um software de gestão é possível acompanhar todo o
histórico de trabalho do funcionário, as transações de pagamentos e fazer uma
gestão eficiente das finanças.
3. Mantenha os dados
sempre atualizados
Manter
os dados referentes à folha de pagamento organizados é regra de ouro para
manter a empresa alinhada com as exigências trabalhistas e previdenciárias.
Com
a implementação do e-Social uma série de obrigações acessórias passaram a
exigir das empresas um maior detalhamento sobre todas as informações
trabalhistas. Isso significa que é imprescindível manter atualizados todos os
dados.
No
caso de as informações transmitidas não estarem de acordo, as empresas podem
ser impedidas de enviar as obrigações no prazo ― o que resulta em multas e
outras penalidades.
4. Controle as horas
trabalhadas
Para
empresas que mantêm mais de 10 funcionários devidamente regidos pela
Consolidação das Normas Trabalhistas (CLT), a legislação exige que o registro
de ponto ocorra de forma manual, mecânica ou eletrônica, bem como o relatório
de horas, que deve ser assinado ao final de cada mês pelo trabalhador.
No
entanto, se empresa tem menos de 10 funcionários, o registro de horas se torna
facultativo, mas isso não significa que o controle deve ser deixado de lado.
Acompanhar
e monitorar de perto os horários da jornada de trabalho possibilita saber o
desempenho de cada funcionário durante o mês, servindo de base para o cálculo
do salário e dos benefícios.
Ao
implementar um sistema de controle das horas trabalhadas é possível fazer uma
folha de pagamento mais confiável e organizar melhor as contas, pois ele calcula
de forma automática as horas efetivamente trabalhadas, horas extras, faltas,
atrasos, entre outros.
Fonte:
Jornal Contábil
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