Quem
é dono do próprio negócio já sabe: é importante que os funcionários confiem no
chefe. Afinal, só assim para que uma equipe trabalhe de forma eficiente e
aceite, sem reclamar, as decisões do empreendedor. Além disso, sem um time de
qualidade, uma empresa não vai a lugar algum.
No
entanto, nem sempre a equipe confia plenamente em seu patrão. São inúmeros os
fatores que levam um subordinado a não "botar fé" no que é dito.
Segundo Rhett Power, especialista em recursos humanos, boa parte dessas razões
é meramente comportamental – ou seja, um empreendedor disposto a mudar sua
postura pode conquistar a confiança de seus empregados sem maiores problemas.
Em
artigo no site da revista "Inc.", Power listou práticas bem simples,
mas muito proveitosas para quem deseja ter um time coeso. Confira:
1. Seja transparente
Não
tem jeito: para conquistar a confiança dos colaboradores, é preciso ser
transparente. Obviamente, isso não significa que você tenha que revelar todas
as informações do seu negócio. No entanto, vale sempre mostrar quais são as
condições financeiras da empresa e as metas que devem ser atingidas, de acordo
com Power.
2. Cumpra suas promessas
Se
você fez uma promessa a seus funcionários, por menor que seja, assegure-se de
cumpri-la. Algo corriqueiro, como uma pizza ao fim do expediente, pode gerar
crises – pode parecer um exagero, mas deixar seus colaboradores de estômago
vazio pode ser o suficiente para você perder a confiança que conquistou.
É
claro que nem sempre é possível entregar tudo. Caso não seja possível,
lembre-se da primeira dica: seja transparente. Chame o empregado e avise, com
antecedência, sobre a impossibilidade de cumprir a promessa.
3. Não seja um
"carrasco"
Se
você quer ter uma equipe coesa, cuide de seus funcionários. E não só no que diz
respeito à rotina no trabalho. Por exemplo, quando alguém estiver doente,
segundo Power, o melhor é mandar a pessoa para casa – afinal, a queda de
rendimento é enorme nesses casos. Ao mostrar a um empregado que não é só a
produtividade que importa, você dá um passo enorme rumo à conquista de sua
confiança.
4. Valorize o trabalho
duro
No
fim do dia, é essencial valorizar o trabalho de quem se esforçou para entregar
um bom resultado. Um "obrigado", quando sincero e proferido no
momento apropriado, pode fortalecer os laços entre chefe e funcionário.
5. Invista neles
Por
mais importante que seja um "obrigado", agradecimentos podem não ser
o bastante. Uma boa alternativa, de acordo com o especialista, é oferecer
cursos para os empregados. Tal medida também demonstra que você se importa com
o desenvolvimento pessoal e profissional de quem trabalha com você.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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