É
importante encarar a contabilidade como uma ferramenta que contribui para o
gerenciamento do negócio, independente do tamanho ou ramo de atividade da
empresa. Pensar desta forma traz muitas vantagens corporativas, principalmente
quanto à transparência das transações e a real apuração do lucro ou prejuízo.
A
primeira dica e a mais importante é a transparência. Com a elevada carga
tributária e a forte concorrência que alguns setores enfrentam, muitas vezes,
os administradores arranjam formas alternativas de se manterem vivos no
mercado, realizando operações sem emissão de documentos fiscais, por exemplo.
Essa
prática, entretanto, conhecida como caixa dois é facilmente detectada pela
Receita Federal, que está bem aparelhada para cruzar as informações eletrônicas
transmitidas por todos os contribuintes. Agindo com clareza e transparência, o
empreendedor terá mais tranquilidade para estruturar a sua empresa para
crescer.
A
escolha do profissional ou organização contábil é outro ponto importante.
Normalmente, as pequenas empresas preferem terceirizar a responsabilidade para
uma organização especializada no ramo e focar no negócio. Essa é uma boa
decisão? Sim, mas devem ser analisados alguns pontos antes da contratação.
Pesquise
nos órgãos da classe contábil se empresa é idônea, entre em contato com os
clientes atendidos pela contabilidade para verificar se eles estão satisfeitos
com os serviços prestados, visite as instalações da organização e avalie a
proposta de prestação de serviços oferecida.
Após
a contratação, é importante acompanhar a realização dos serviços, pessoalmente
ou através de um colaborador de confiança. É necessário fazer reuniões
periódicas com o contador e se certificar de que a contabilidade esteja em
ordem. O segredo de sucesso da terceirização de serviços é o gerenciamento. A
empresa contratada é uma extensão da sua, portanto, o acompanhamento é
fundamental para saber se o serviço prestado está adequado. Uma boa informação
contábil e fiscal assegura o atendimento às exigências da Receita Federal, que
é a grande preocupação do empresário.
Fonte:
Exame.com
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