Trabalhar
com uma equipe que compartilhe os mesmos valores e conceitos é fundamental para
atingir o sucesso empresarial. Delegar tarefas a pessoas de confiança auxilia o
trabalho do empreendedor, que pode se dedicar à elaboração de novos projetos
para o negócio. Mas nem sempre é possível saber se o funcionário
recém-contratado irá corresponder às expectativas e se adaptar à empresa.
O
processo seletivo realizado para avaliar os candidatos que concorrem a uma vaga
deve ser bem elaborado. Para isso, o empreendedor não deve contratar pessoas
com quem simpatize em um primeiro contato ou que ache que pode trazer bons
resultados. É preciso determinar quais são as habilidades exigidas desse futuro
profissional e analisar se esse candidato será capaz de agregar valor e se
adequar à cultura da empresa.
Para
auxiliar o empreendedor, a revista Entrepreneur divulgou uma lista com dicas
essenciais para os momentos de contratação.
1. Invista em um processo
seletivo eficiente – Criar um processo seletivo capaz de
avaliar todas as competências e habilidades exigidas para um posto é
fundamental. É preciso ter paciência para acompanhar a evolução do processo. A
rápida contratação de um profissional pode trazer prejuízos futuros, uma vez
que seus valores podem diferir da cultura do negócio.
2. Analise os valores e a
personalidade do candidato – Observe o perfil dos
profissionais que concorrem ao cargo. Isso ajuda a avaliar se ele irá se adaptar
ao novo ambiente de trabalho.
3. Realize diversas
entrevistas – Conversar várias vezes com os candidatos à
vaga faz com que o empreendedor conheça cada vez mais esse profissional. Para
analisar as diversas etapas, é aconselhável que gestores, representantes do RH
e futuros colegas de trabalho participem do processo seletivo.
4. Faça perguntas
consistentes – Elaborar uma boa pauta de perguntas faz
com que o empreendedor avalie o perfil do candidato, suas competências e
habilidades e os seus valores.
5. Peça aos candidatos
para completar as avaliações de personalidade –
Solicitar aos candidatos que contem sobre sua rotina e projetos e o que pensam
sobre sua personalidade contribui para a definição dos valores de cada um
deles.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário