Não
interessa qual é o perfil de negócio e nem o segmento de atuação, o momento de
instabilidade econômica do país é fator de preocupação comum aos empreendedores
brasileiros.
O
sentimento insegurança somado às quedas nas vendas e na procura dos clientes
pelos produtos e serviços ofertados gera pessimismo. E a pressão para que sejam
tomadas medidas capazes de reverter a situação também pode levar muitos
gestores de negócios a um colapso financeiro – um abalo que pode não apenas
afetar toda a estrutura da empresa, como também sua vida pessoal.
Mas
como manter a calma e encontrar formas de sobreviver em meio a esse cenário?
Veja as lições de dez empreendedores para superar a crise:
1.
Alexandre Lafer Frankel, CEO da Incorporadora e Construtora Vitacon: Usar da criatividade,
unir a equipe e buscar novas formas de negócio são ações que devem estar
presentes no dia a dia do empreendedor.
2. Carlos
Carnevali Jr, presidente da CYLK: Neste período crítico, o importante não é
vender mais e sim vender melhor, fazer mais com menos sempre foi uma prioridade
na empresa, fazer mais que o concorrente em períodos de crise é como marcar
dois gols com o mesmo chute.
3. Diego
Perez, sócio-fundador da StartMeUp: Para os empreendedores que desejam começar
um novo negócio, há formas alternativas para buscar investimentos, sem
necessariamente ter de recorrer a um empréstimo bancário - que exigirá um
imóvel como garantia a juros proibitivos.
4. Faisal
Ismail, presidente da Ortoplan – Especialidades Odontológicas: Organização é
fundamental para se manter bem neste momento e até para conseguir crescer
quando o cenário voltar a ser de prosperidade novamente.
5. Henrique Farinha, sócio-fundador e publisher
da Editora Évora: Se você é comerciante, procure novos canais de venda, quem
sabe diferentes públicos. Caso sua empresa seja do setor de serviços, tente
ofertar outras opções para o consumidor, faça parcerias e promoções atrativas.
Enfim, seja ousado e criativo.
6. Hugo
Ramos, diretor de negócios da Oobj: Diante desse cenário, é preciso usar
software em favor do negócio. Empreendedores dos mais diversos segmentos
encaram os sistemas tecnológicos como um custo extra e esquecem de avaliar a
real economia de tempo e investimentos que isso pode representar a médio e até
mesmo curto prazo.
7. Marco
Capocapozzielli, Diretor Executivo BCF Plásticos: Consolidar sua atuação no
mercado e buscar expandir as fronteiras comerciais em diferentes países,
participando, por exemplo, de feiras internacionais, é sempre um caminho
produtivo. Aproveite para pensar e desenvolver novos produtos.
8. Nickson
Vilas Boas, Diretor de Operações da Petland: Reveja todos custos: renegocie,
corte os gastos sem retorno financeiro e, o mais importante, acompanhe de perto
os resultados. Invista tempo em treinamento e motive sua equipe, ela precisa
estar preparada para juntos superarem esta fase que passará.
9. Renato
Zacharias, Sócio-diretor da RB Serviços: Em ano de crise, as palavras de ordem
para sobreviver e avançar no mundo dos negócios são mapear todos os gastos,
aplicar os recursos de forma devida e agir sempre dentro da legalidade.
10. Ricardo
Radomysler, diretor presidente da Allied: Sempre apoiamos a inovação, a
diferenciação e a experimentação. Com essa visão, desenvolvemos uma capacidade
de adaptação a todos os cenários, por mais adversos que possam ser, de modo a
estarmos sempre qualificados e prontos para entregarmos os resultados
esperados, mesmo à revelia do ambiente externo.
Fonte:
Brasil Econômico
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