Se
em tempos bons treinamento e motivação ajudam, na crise eles são fundamentais
para manter o ânimo da equipe. Mas devem estar bem alinhados aos objetivos para
proporcionar bons resultados às empresas. Especialistas citam ações como
bonificação e oportunidade de implantação de novas práticas como fórmula do
sucesso para motivar funcionário.
O
sócio da Exed - consultoria e pesquisa em educação executiva - Renan Guedes
destaca a importância de acompanhar o profissional no processo de motivação.
"A partir do momento que o colaborador aplicar as práticas, ele será
avaliado e, em caso positivo, irá receber bônus [aumento salarial ou promoção].
Não basta investir em treinamento, tem de cobrar os resultados."
Para
o consultor, o momento de desaceleração econômica é propício para investir em
eficiência, e elevar a qualidade do processo resulta em alta da receita da
empresa. "Quando você capacita, mas não promove atividade de engajamento,
o colaborador não vai conseguir aplicar o conhecimento, pois falta motivação
para se esforçar e colocar as técnicas que recebeu em prática", diz.
Formato
Outro
ponto importante destacado por Guedes é o formato dos cursos. "Quando o
colaborador recebe um curso teórico de gestão e MBA, por exemplo, pode ter
dificuldades para aplicar aqueles conceitos."
O
executivo explica ainda que investir em programas de educação corporativa
dentro da própria empresa, com foco em pequenos grupos, pode ter resultados
mais significativos.
A
CEO da Hunter Consulting Group, empresa com foco em recursos humanos e
carreira, Ana Paula Zacharias também acredita que o treinamento deve estar
relacionado ao resultado. "Se as empresas disponibilizarem as ferramentas
para que os colaboradores atuem em sua melhor performance, poderão cobrar metas
arrojadas", analisou ela.
Atenta
às necessidades, a Atacadista Roldão oferece cursos técnicos em prevenção de
perdas, boas práticas de fabricação, entre outros temas ligados ao varejo.
"Melhoramos o atendimento e os clientes são tratados de maneira
personalizada", destacou a gerente de recursos humanos do Atacadista
Roldão, Cícera Pontes.
As
ações que geram fidelização de cliente, retenção de talentos e o crescimento
profissional de todo os colaboradores têm ajudado a empresa a alcançar
resultados, destacou Cícera.
Além
das atividades de capacitação, o Roldão investe em eventos comemorativos, como
Dia das Mães, Dia dos Pais, festas de final de ano e o café com o presidente.
Este último é um encontro que tem motivado muito os funcionários, já que
permite que eles tenham um contato direto com a direção da empresa, explica o
CEO da empresa, Ricardo Roldão, durante o BR Week 2015. "Em treinamentos
de liderança percebemos que além da maior interação entre os funcionários,
durante o trabalho, fica mais fácil auxiliar o colega durante uma necessidade
pontual", destacou a executiva.
Atualmente,
a bandeira Roldão possui mais de três mil colaboradores e conta com 20 lojas no
Estado de São Paulo.
Festa e academia
Outra
companhia que afirma ter conseguido tornar os colaboradores mais que motivados,
com muitos deles verdadeiros fãs da marca, é a Chilli Beans. A principal ação
de engajamento é o programa Superdose. Este ano, o evento durou cinco dias no
navio Fashion Cruise e contou com a participação de duas mil pessoas da rede
(entre franqueados, vendedores, fornecedores e franqueadora). "Dali todos
saem motivados para trabalhar", disse o criador da Chilli Beans, Caito
Maia. Durante o ano acontecem outras mini edições, como o pré-Natal em todas as
regiões do País. A marca possui cerca de cinco mil funcionários e 650 pontos de
venda em todo o País.
Para
motivar funcionários, o Grupo Pão de Açúcar dispõe do GPA Clube, que atende
mais de 4 mil colaboradores. O programa oferece preparação e o acompanhamento
para iniciar a prática esportiva e conta com medicina e nutrição esportiva. O
grupo oferece ainda 22 academias, que contam com salas de ginástica, bicicletas
e musculação. Outra modalidade é o Squash, com três quadras oficiais nas
unidades.
Fonte:
DCI
Nenhum comentário:
Postar um comentário