Traçar
o planejamento do negócio é essencial para a sobrevivência das micro e
pequenas. Muitas surgem todos os dias, mas o problema é que várias apenas têm a
ideia. De acordo com Paulo Valery, consultor do Sebrae (Serviço de Apoio às
micro e pequenas empresas), 60% das companhias fecham por não ter um plano de
negócios definido.
"O
que eu tenho visto é que essas empresas acabam focando mais nas oportunidades
do que no próprio plano de negócios", disse Valery. De acordo com dados do
Sebrae, de cada 100 empresas que abrem no Estado de São Paulo, 22 fecham. O
número sobe para 24 no Brasil.
Para
o consultor, isto é muito comum, pois a empresa que não possui um plano de
negócios acaba sem rentabilidade para seguir adiante. "É um ciclo, os
micro e pequenos empreendedores têm dificuldade de empreender por falta de
dinheiro, mas sem planejamento é difícil conseguir qualquer tipo de
financiamento ou investimento", explicou Valery.
Especificamente
sobre as startups, Valery disse que como a maioria dos empreendedores é formada
por jovens e que as ideias e a vontade de empreender acabam atropelando os
processos de definição de metas e planejamento, itens essenciais para o sucesso
do negócio. "Na maioria das vezes elas nascem com ideias maravilhosas, mas
na prática isso não é viável. Por isso, é melhor planejar antes",
completou.
Para
Alessandra Andrade, coordenadora do centro de empreendedorismo da Fundação
Armando Alvares Penteado (Faap), é necessário se atentar para a rentabilidade
do negócio. "A maioria das startups possui modelos de negócios
replicáveis, o que é muito bom, mas, muitas vezes, não consegue ter rentabilidade,
porque o próprio modelo de negócio não foi pensado e bem planejado para
conseguir o rendimento necessário."
Outra
dificuldade encontrada pelo microempreendedor é com relação ao investimento.
Fernando Nagamatsu, consultor do Sebrae, acredita que este pode ser o principal
entrave para essas empresas continuarem operando. "Muitos, por falta de
experiência e networking [relacionamento], acabam procurando pessoas e
investidores errados, e isto pode desanimar o empreendedor e fazer com que ele
desista. É importante que eles procurem aceleradoras e até mesmo programas que
nós oferecemos aqui."
Algumas
dicas de Valery para o empreendedor que está em fase inicial do negócio são:
estabelecer metas, como quanto se quer ganhar e aonde se quer chegar; fazer uma
busca de informações sobre quais negócios vão fazer você atingir suas metas; e
planejar.
Fonte:
DCI – SP
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