O
empreendedor moderno não pode se acomodar e simplesmente esperar que seus
clientes o procurem, é preciso apostar em diferentes estratégias de marketing
que contribuam para fidelização e aumento das vendas. E se engana quem pensa
que investimentos nessa área estão reservados apenas às grandes corporações.
Hoje em dia, com novas ferramentas e soluções, as pequenas empresas também
podem encontrar opções em conta para divulgar o seu negócio e atrair mais
clientes.
Neste
artigo vamos apresentar algumas estratégias de marketing para pequenas empresas
e que estão ao alcance de todos, independente da quantidade de recursos de que
você dispõe. São ações simples, mas que poderão alavancar de forma
surpreendente as suas vendas. Confira!
Quem é o meu cliente? Qual
a relevância do meu produto?
Devemos
nos lembrar que um dos princípios do marketing é conhecer bem o seu
público-alvo. Avaliar e entender o comportamento das pessoas que consomem os
seus produtos e serviços é importante para que a estratégia utilizada seja
eficaz.
Outro
fator importante para obter êxito é aprimorar o seu produto ou serviço. Não
adianta investir em marketing se o que você oferece não agrada ou não é de
interesse das pessoas. Todo esforço será em vão se você não aproveitar os
feedbacks do público e do mercado para aperfeiçoar o que você vende.
Com
essas informações em mãos, é possível estabelecer as ações de marketing ideais
para o seu empreendimento. Veja algumas opções:
Panfletagem
Um
bom panfleto expõe que tipo de produto ou serviço você oferece, informa o
horário de funcionamento da loja, endereço, etc. Distribua-o em locais
estratégicos e próximos ao seu comércio. Cuidado para não exagerar na
quantidade de imagens e informações: lembre-se de que você terá a atenção de
seu cliente somente por alguns segundos, enquanto ele estiver lendo o seu
folheto.
Promoções
Clientes
são atraídos por promoções. Selecione diferentes produtos e crie ofertas
imperdíveis com eles. Não se limite a liquidar somente aqueles que tiveram
pouca saída, pois os clientes precisam perceber que estão tendo algum tipo de
vantagem, caso contrário se sentirão enganados. Lembre-se de que uma promoção
tem por objetivo não somente atrair clientes, mas também fidelizar aqueles que já
te conhecem.
Telemarketing
Se
você dispõe de um arquivo com os dados de seus clientes, faça contato com eles
por telefone. O telemarketing ainda é uma excelente ferramenta para aproximar
as pessoas da sua loja. Ligue para seus clientes e fale das novidades, das
promoções, etc. Se tiver o registro das últimas compras que ele fez, procure
vincular a conversa a esses itens, apresentando opções semelhantes.
Mala direta
De
posse das informações pessoais de cada cliente, envie uma correspondência para
eles. Por exemplo, sabendo a data de aniversário, confeccione um cartão
felicitando-o e oferecendo um agrado, como 5% de desconto na próxima compra, e
demostrando como sua marca se importa com eles. São pequenos detalhes que podem
te proporcionar um retorno maior do que você imagina.
E-mail marketing
Envie
mensagens lembrando o seu cliente das vantagens que seu empreendimento oferece.
Mas cuidado com a quantidade, pois o efeito poderá ser contrário ao que se
espera, ou seja, em vez de atrair, poderá causar repulsa. Desenvolva
estratégias, teste o envio de diferentes informações e em diferentes horários e
veja como o seu cliente se comporta.
Lembre-se
que toda estratégia de marketing deve ser precedida de um bom planejamento.
Cada empresa tem sua realidade, por isso, somente defina suas ações após um
estudo, mesmo que breve, dos seus clientes, procurando entender seu
comportamento e, principalmente, identificando o motivo pelo qual seus
concorrentes estão levando vantagem sobre você.
Fonte:
Blog Sage
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