Métricas
financeiras são importantes indicativos de quais áreas estão desempenhando bem
ou precisam de ajustes, mostram como os recursos estão sendo usados e também os
resultados desses esforços. Fazer essa análise de maneira constante é vital
para garantir a saúde financeira de qualquer empresa. Por isso, separamos algumas
métricas importantes que você deve acompanhar de perto para manter seu negócio
no azul. Confira!
Retorno sobre investimento
(ROI)
O
ROI mede quanto você ganha em relação ao quanto gasta, ou seja, ajuda a
determinar se os investimentos da companhia estão valendo a pena ou não. Como é
uma métrica muito abrangente, o ROI pode ser usado tanto em áreas específicas
como, por exemplo, para avaliar a quantia dedicada ao marketing, quanto para
avaliar o negócio de forma geral.
Custo de aquisição por
cliente (CAC)
O
CAC mensura quanto a sua empresa está gastando para conquistar cada cliente.
Essa informação é valiosa, pois ajuda a estabelecer se o processo de aquisição
atual é suficiente para manter a operação saudável ou se há risco de prejuízo
no futuro. Um CAC muito alto significa que o valor ganho com cada cliente não
compensa o investimento feito para atraí-lo e que são necessários ajustes, quer
no processo de marketing, vendas ou ambos para diminuir esses custos e evitar
dificuldades à frente.
Crescimento real de
receita
Avaliar
corretamente o crescimento da receita pode ser um pouco complicado, tendo em
vista que leva em conta fatores como as mudanças da margem de lucro, das
despesas, etc. Quando analisado corretamente, porém, dá uma visão precisa de
quanto a companhia realmente está crescendo com o passar do tempo, além de
oferecer uma estimativa segura de crescimento para o futuro.
Receita por empregado
Essa
métrica define a produtividade de cada colaborador e mostra quanto cada um está
rendendo à empresa em relação ao investimento feito nele. Isso pode indicar se
há problemas no treinamento do pessoal, ou se algum empregado está com
dificuldade para se adaptar a certo aspecto do trabalho. Também é possível
criar mecanismos que evitem os mesmos impasses no futuro.
Fluxo de caixa
O
fluxo de caixa é a forma de controlar o que entra e sai da empresa por um
determinado período. A partir de uma análise clara dos resultados apontados, é
possível monitorar a saúde do negócio e tomar decisões importantes com segurança
e embasamento. Mais ainda, permite ao empreendedor montar um planejamento de
qualidade para o futuro.
Lucro
As
empresas existem e operam em função do lucro. Sendo assim, ele é o termômetro
da saúde financeira do negócio, já que evidencia se os seus esforços estão
dando frutos ou não. Em muitos casos, os empreendedores estabelecem
expectativas equivocadas e, por isso, não veem os resultados esperados. Assim,
talvez seja necessário fazer uma revisão da margem de lucro ou do preço de
venda para corrigir o curso das operações.
Essas
são algumas das métricas mais importantes que você deve acompanhar para
garantir a saúde financeira da sua empresa. Sem dúvida, ao seguir cada uma de
perto e agir de acordo com os dados que elas apontam, conseguirá evitar grandes
problemas e manter o negócio saudável por muito tempo.
Fonte:
Blog Sage
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