Facilitar
a vida do cliente é a chave de sucesso para empreendedores que desejam vender e
estabelecer uma relação de confiança com sua clientela.
“Se
você solucionar o problema do seu cliente, quer dizer que você identificou qual
é a demanda dele”, afirma Enio Pinto, gerente de Atendimento Individual do
Sebrae Nacional.
Conhecer
o freguês pelo nome, fazer um atendimento customizado e saber as preferências
do consumidor são algumas particularidades dos comércios de bairro. Neste ano,
o Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que será comemorado no
dia 5 de outubro e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a
importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir.
É
preciso muita dedicação e paciência por parte do empreendedor para construir e
manter uma boa relação com os clientes. Com a ajuda do gerente do Sebrae,
reunimos algumas dicas que podem ajudar o empreendedor nesta tarefa.
1. Entregue o melhor
produto
Parece
óbvio, mas oferecer um produto ou serviço de qualidade tem que ser a prioridade
dos donos de qualquer tipo de empresa. A aprovação é indispensável para ter
sempre o cliente de volta. “Muitos empreendedores ficam focados nos resultados,
mas deveriam focar se o produto ou serviço satisfaz o cliente”, diz Pinto.
2. Levante uma base de
dados
Todo
empreendedor deve ter uma base de dados das pessoas que frequentam seu negócio.
Conhecer os clientes é um dos principais passos para quem deseja construir uma
boa relação com eles.
O
cadastro não precisa ser muito complexo. Informações como nome, idade,
endereço, e-mail e data de aniversário já ajudam. Os dados são úteis na hora de
enviar um e-mail, por exemplo, para avisar sobre as promoções e novidades da
loja.
3. Invista no pós-venda
Um
atendimento de qualidade pode fazer com que o consumidor indique a loja a
parentes ou amigos. Por isso, o empreendedor deve ter paciência para lidar com
eventuais dúvidas ou reclamações após a venda.
“Não
adianta só entregar o serviço ou produto. É preciso estar à disposição e
investir no pós-venda”, afirma Pinto.
4. Ofereça produtos
adicionais
Descobrir
o que seu cliente precisa faz com que ele saiba que pode contar com você
sempre. Prever as necessidades do consumidor contribui para que o seu negócio
tenha um diferencial. Além disso, pode ajudar a aumentar as vendas e o valor do
ticket médio.
5. Esteja disponível
Negócios
de bairro podem proporcionar horários diferenciados para os clientes. Para
Pinto, estar de prontidão e oferecer um horário adicional são maneiras de
conquistar e fidelizar a clientela da região.
6. Mantenha contato sempre
Seja
por meio do e-mail marketing ou das redes sociais, é essencial entrar em
contato para avisar dos novos produtos e liquidações. “Mas não pode acionar
insistentemente. O ideal é entrar em contato na data do aniversário do
estabelecimento ou em datas comemorativas”, afirma.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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