Em
um mercado cada vez mais competitivo, ter apenas habilidades técnicas não
basta. Por mais competente que você seja como contador, saber se vender também
é essencial. Para isso, é importante investir no marketing pessoal e trabalhar
sua imagem profissional. Entre os benefícios de apostar na prática estão o
aumento da credibilidade junto ao mercado e potenciais clientes, mais
indicações para trabalhos e, principalmente, valorização do seu nome dentro da
área.
Saiba
mais sobre a importância do marketing pessoal para contadores e veja como começar
a usar a prática a seu favor.
Marketing pessoal para
contadores: como começar?
Assim
como em qualquer estratégia de marketing, o ponto de partida para montar seu
plano de marketing pessoal é saber quem é seu cliente, ou seja, com quem você
deseja estabelecer uma relação. Para isso, defina, em primeiro lugar, qual é o
perfil do grupo que você deseja atingir, como grandes executivos que podem vir
a contratar seus serviços de contabilidade, por exemplo, ou pequenas e médias
empresas. Em seguida, é hora de estruturar sua imagem, buscando quais são os
pontos fortes da sua trajetória e quais são as suas habilidades que devem ser
reforçadas para atingir o seu público-alvo (liderança, capacidade de trabalhar
em equipe, etc.).
O poder do mundo digital
Com
a estratégia montada, é hora de partir para ação. As redes sociais são
excelentes aliadas nesse momento. Para ver e ser visto, é importante manter-se
ativo em sites como Facebook e LinkedIn. Faça parte de comunidades relacionadas
à contabilidade e gestão, poste e compartilhe assuntos interessantes e
fortaleça sua imagem junto aos seus pares e potenciais clientes. Criar um blog
sobre sua expertise também é interessante para seu marketing pessoal e aumenta
suas chances de se tornar uma referência em sua área de atuação.
Ações offline
Além
de aproveitar as facilidades oferecidas pela internet, o marketing pessoal para
contadores também passa por criar e manter uma imagem sólida no mundo offline.
Tenha cuidado para se vestir de acordo com a forma que sua profissão exige,
cuide da sua postura e procure ser claro e objetivo na hora de falar. Contadores
tímidos podem apostar em um curso de oratória para poder falar melhor em
público, por exemplo.
Networking:
relacionamentos fazem a diferença
Os
contadores que desejam usar o marketing pessoal a seu favor não podem se
esquecer de cultivar uma boa rede de relacionamentos. Isso passa por manter
contatos com pessoas que você conheceu e considera que são interessantes
profissionalmente. Esses profissionais não precisam ser necessariamente
contadores: empresários e pessoas de outras áreas de atuação podem qualificar
ainda mais sua rede de contatos. É importante ter em mente que fazer networking
não tem nada a ver com se aproximar de outras pessoas por puro interesse: a
ideia da prática é que os dois lados possam evoluir juntos e se ajudar
mutuamente.
Não
deixe de usar essas dicas para aperfeiçoar ainda mais seu marketing pessoal,
valorizar sua imagem no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes.
Fonte:
Blog Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário