Ter
relacionamentos harmônicos com superiores e pares é um dos seis fatores que
influenciam a felicidade dos profissionais dentro da empresa e isso se reflete
na qualidade das entregas e, consequentemente, no resultado dos negócios. A boa
notícia para os gestores é que 86% dos profissionais afirmam que se dão bem com
as pessoas de sua equipe imediata, conforme indica o estudo Os segredos das
empresas e colaboradores mais felizes, realizado pela Robert Half em parceria
com a Happiness Works.
É
claro que não é possível manipular os sentimentos das pessoas, porque o humor
individual é um fator influenciado por diferentes motivos, mas gestores e
empresas podem contribuir de maneira significativa para o cultivo de um
ambiente saudável. De acordo com especialistas da Robert Half, cinco boas
práticas podem ser interessantes para iniciar ou intensificar ações que
reforcem na equipe a importância de estabelecer boas relações no ambiente
corporativo:
1. Crie canais de diálogo
Mantenha
conversas constantes com os membros de sua equipe para saber o que eles pensam
sobre o trabalho e o modelo de gestão da empresa. Contribua para que esses
momentos sejam de trocas e não de imposição de ideias. Após o bate-papo, avalie
com sinceridade as possibilidades de mudanças que possam agregar melhorias ao
ambiente. Essa atitude evidenciará a equipe que você se importa com ela.
2. Apoie o desenvolvimento
profissional
Não
deixe que seus colaboradores se sintam subutilizados, sobrecarregados ou
carecendo de apoio adequado. Em parceria com o RH da empresa, busque mapear
competências técnicas e comportamentais de sua equipe que necessitam ser
desenvolvidas ou aprimoradas e forneça as ferramentas necessárias e/ou
possíveis para isso.
3. Cuide do ambiente do
trabalho
Considerando
o alto número de horas que um colaborador fica dentro da companhia, é
importante que ele seja exposto a um ambiente acolhedor. Partindo desse
princípio, vale a pena adicionar ao local algumas plantas, pintar as paredes e
ter atenção para a substituição de objetos quebrados ou luzes queimadas, entre
outras iniciativas.
4. Estimule estilos de
vida saudáveis
Colaboradores
com hábitos saudáveis são menos propensos a ficar doente, o que reflete
diretamente no absenteísmo e na produtividade. Dessa forma, é importante que a
empresa invista na qualidade de vida dos profissionais, seja oferecendo frutas
ao longo do dia, incluindo na estrutura áreas de descompressão, patrocinando
inscrições para corridas e caminhadas ou estabelecendo parceria para desconto
em academias, entre outras iniciativas.
5. Reconheça esforços
Não
deixe de reconhecer quando um colaborador atinge ou supera uma meta
estabelecida, seja de maneira pontual e individual ou durante uma reunião de
equipe. Todo profissional gosta de ter certeza de que está no caminho certo.
Pesquisa
Dados
do estudo “Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, realizado
pela Robert Half em parceria com a Happiness Works, apontam que 86% dos
profissionais afirmam que se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata; e
62% dizem ter bons amigos no trabalho; enquanto 70% acreditam que os
funcionários da organização onde atuam, em geral, trabalham bem juntos. A
pesquisa avaliou os níveis de felicidade de mais de 23 mil profissionais, de
diferentes faixas etárias, níveis de experiência e indústrias, em oito países
(Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda e Reino
Unido).
Fonte:
Revista Melhor
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