Certamente
você já deve ter lido ou ouvido falar do termo conciliação bancária. Pode até
ser que a sua empresa nunca tenha lançado mão desse recurso, mas com certeza o
seu contador sabe exatamente o que é isso. Uma conciliação bancária é,
simplesmente, a conferência das contas bancárias com o controle financeiro
interno. E como fazer uma conciliação bancária?
A
ideia por trás desse procedimento é verificar se internamente as contas estão
de acordo com os dados externos. É uma oportunidade para conferir se há ou não
algum tipo de divergência, possibilitando checar se as datas de lançamento nos
extratos bancários estão idênticas às datas registradas no seu controle.
Sem muitos segredos
Em
linhas gerais, esse pode ser considerado um procedimento muito simples e que
não deve tomar muito tempo dos profissionais que cuidam das finanças da sua
empresa. Porém, se esta é a primeira vez que você está fazendo isso, é
importante que a palavra “organização” esteja sendo aplicada corretamente no
dia a dia. Sem ela, suas finanças podem ser perder no meio do caminho e uma
conciliação bancária vai ser de pouca valia.
Pensando
nisso, listamos aqui um pequeno passo a passo com os itens que você deve observar
antes de fazer a conciliação bancária da sua empresa. Novamente, vale lembrar
que organização e a criação de uma rotina de trabalho são fatores essenciais
para que você tenha sucesso nessa empreitada. Então, mãos à obra.
1. Lance as movimentações
diariamente
A
primeira mensagem de ordem que você deve incorporar aos seus negócios é “não
deixe para depois”. Todas as movimentações de entrada e saída de uma empresa
precisam ser registradas no dia em que elas ocorrem. Os dados devem ser
anotados de forma completa, incluindo-se as contas de entrada e saída, bem como
os destinatários e remetentes das transações.
E
quando falamos em registro de transações, isso inclui cada centavo gasto pela
empresa. Algumas pessoas, por exemplo, se esquecem que tarifas bancárias também
precisam ser registradas. De resto, pense em todas as transações mesmo:
empréstimos, pagamentos de fornecedores, compras, recebimentos de clientes e
impostos.
2. Verifique o saldo das
contas bancárias
Você
costuma checar o saldo de suas contas bancárias com qual frequência? Se a sua
resposta é qualquer uma diferente de “diariamente”, saiba que você não está
agindo da maneira mais correta possível. É extremamente importante que no
início ou no final do dia os responsáveis pelo seu caixa possam ter a resposta
relativa ao saldo na ponta da língua.
Existem
hoje muitos softwares que conseguem pegar as informações disponibilizadas pelo
banco e lançar automaticamente em um sistema próprio, automatizando essa
tarefa. Seja de forma automatizada ou por meio de simples registro manual, o
importante é que você não deixe de fazer essa tarefa diariamente. O novo módulo
de Contabilidade da Líderw Software
possui ferramentas para facilitar a importação do extrato bancário e sua
conciliação.
3. Cheque todas as movimentações
Depois
de conferir o saldo em todas as contas e incluir os respectivos números em seus
relatórios, é hora de conferir as movimentações financeiras que ocorreram na
conta. Seja um depósito, um pagamento ou mesmo a cobrança de uma taxa bancária,
tudo deve estar registrado no seu sistema.
Isso
impede que haja algum tipo de distorção nos seus relatórios internos. É muito
comum empresas esquecerem de incluir na lista de movimentações o pagamento da
taxa mensal da conta corrente ou ainda os rendimentos obtidos por meio de
aplicações, especialmente aqueles cujo rendimento diário se resume a poucos
centavos. Lembre-se: nada pode passar batido.
4. Corrija todos os erros
no seu relatório
Agora
que você já conferiu tudo em todas as suas contas bancárias, é hora de
verificar se o seu relatório interno bate com todos esses dados. Se algum item
estiver divergente, corrija-o imediatamente. Nesse processo, é comum encontrar
ainda cobranças indevidas feitas pelos bancos. Esse é o momento de
identificá-las e questionar cada uma delas.
No
caso das empresas em que a contabilidade é feita externamente, é importante
que, ao final do mês (ou em um período definido), todos os comprovantes de
pagamentos e recebimentos sejam enviados para o devido registro. Assim, você
garante que as suas contas estarão sempre em dia graças ao registro preciso
feito com a frequência correta.
Fonte:
Adaptado de Blog Sage
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