Muitos
empresários contábeis ainda apresentam resistência em ampliar os negócios, em
buscar um diferencial para seus escritórios contábeis, pois se limitam a achar
que para se destacar entre os concorrentes basta atender as demandas da
legislação e fazer o cumprimento rigoroso das inúmeras obrigações acessórias.
Porém,
em um contingente aproximado de 529.988 profissionais contábeis no país e 62
mil organizações contábeis registradas, segundo últimos dados do Conselho
Federal de Contabilidade, a diversificação nos negócios é fundamental, desde
oferecer informações aos clientes e novos serviços, a uma consultoria mais
específica e gerencial.
Até
mesmo para oferecer os seus serviços básicos, há maneiras de conseguir atrair
mais ou menos clientes. Nos dias atuais, com tamanha concorrência e
consumidores com acesso muito mais fácil a serviços e produtos, por conta da
internet e redes sociais, é preciso um marketing eficiente, que nada mais é que
uma série de estratégias, técnicas e comportamentos que ajudam a agregar valor
e a dar destaque ao trabalho/produtos desenvolvidos.
O
Marketing para Contabilidade tem como objetivo atrair mais pessoas para o seu
negócio, seja um futuro cliente ou até mesmo um fornecedor. Para isso, várias
estratégias são utilizadas, desde estratégia de comunicação ao fortalecimento
da marca, por meio de um bom site e presença assertiva nas redes sociais.
Um
dos principais fatores para o sucesso de uma boa estratégia de marketing é a
produção de conteúdo informativo e educativo que será apresentado ao público
através do seu site contábil ou Facebook. O contador pode usar o conhecimento
que tem para divulgar e produzir conteúdo relevante que impacta os negócios dos
clientes.
Mas,
para isso, cinco erros comuns precisam ser evitados. Saiba quais são:
1) Não é só um serviço:
As rotinas contábeis e o dia a dia fazem com que os profissionais contábeis se
esqueçam que os serviços são produtos que os clientes precisam. Em vez de
tratar apenas como serviço, encare como um produto, pois assim fica mais fácil
para o cliente perceber os benefícios oferecidos.
2) Esclarecer o que é
oferecido: deixar claro
para o cliente o que cada serviço da direito e o que é cobrado a parte é
fundamental e deve constar no contrato.
3) Não manter contato: Clientes ficam satisfeitos quando são
lembrados de datas de obrigações acessórias e quando há mudanças na legislação.
Também gostam quando recebem feedback sobre serviços solicitados e prazos.
4) Não investir:
uma das maneiras de o cliente avaliar o serviço contábil, além do prazo e
execução do que foi solicitado, é a partir de uma avaliação que ele faz das
coisas tangíveis, como a estrutura física do local, o site, a informatização e
procedimentos internos.
5) Não ter foco: é preciso planejamento e procurar boas
referências, definir o segmento em que a contabilidade irá atuar preferencialmente
e quais serão os diferenciais.
Fonte:
Portal Contábeis
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