Cuidar
bem da gestão financeira de uma empresa é um fator de primeira ordem para que
ela permaneça em atividade por muito tempo. O controle de contas contribui para
que sua gestão seja satisfatória, afastando da corporação os problemas que
podem levá-la a falência — ou a ter, ao menos, sérios problemas nas finanças.
Não
se trata de uma tarefa muito fácil, sendo necessário o planejamento adequado
para que as ações sejam desenvolvidas com cuidado. O controle de contas
apresenta informações sobre os investimentos feitos pela organização, assim
como os compromissos assumidos, normalmente envolvendo grandes somas de recursos.
Para
que sua empresa realize a melhor gestão financeira possível e tenha os
benefícios dessas ações, vale a pena visualizar algumas orientações para fazer
o controle de contas a pagar e a receber. Leia o post e veja algumas dicas:
1. Registre cada movimentação
A
primeira etapa é o registro de todo tipo de pagamento realizado pela corporação
e também as contas de recebimento.
Nas
contas a pagar é possível identificar despesas diretas, que são relacionadas a
gastos com mão de obra, comissões de vendas e matéria-prima; e também aquelas
despesas fixas, como os salários, investimentos em treinamentos, contas de
água, luz, contador e serviços jurídicos e de marketing ou propaganda.
Já
nas contas a receber, você terá normalmente as receitas com produtos e
serviços. Também devem ser registrados os recebimentos futuros ou que ainda não
foram pagos à sua empresa.
2. Acompanhe os registros
mensalmente
O
acompanhamento deve ser feito todo mês, de preferência em dias específicos.
Será precioso agendar isso por meio de, por exemplo, uma planilha.
No
acompanhamento é importante constar a data de vencimento, data do pagamento,
tipo de conta e descrição. Mencione ainda o valor original e total a pagar, os
possíveis juros e o status desses pagamentos.
De
posse dessas informações, você será capaz de fazer análises e compilar os
resultados mês a mês. Assim, vai identificar se o número de contas está
crescendo ou diminuindo, se existem muitos atrasos, e o quanto foi gasto pela
empresa.
3. Busque softwares de
automatização
Um
software de gestão financeira
pode ser a maneira mais prática e segura de fazer registros e análises. O
software facilita a sua organização, a partir de apenas alguns cliques, e
proporciona funções integrativas.
Por
exemplo, é possível integrar o controle de contas a receber com suas cobranças
emitidas. Além disso, você pode ter funções de fluxo de caixa, calculando a
inadimplência.
4. Crie datas fixas para
os pagamentos dos clientes
Fixar
datas é uma ação importante para manter a organização das contas. A partir
dessas datas a empresa consegue monitorar melhor os ocasionais atrasos e
identificar os clientes que fazem pagamentos com antecedência. Fica mais fácil
saber o quanto esperar de cada mês.
Tenha
uma rotina de cobranças organizada. Atrasar essas operações significa demora
também nos seus pagamentos, e eventualmente prejuízos para sua empresa. Evite
perder os prazos.
5. Negocie as contas
Se
existem dívidas, faça o possível para renegociá-las, em vez de deixar os juros
aumentarem. Pagamentos parcelados são mais fáceis de serem quitados. Negocie
com o banco ou conjunto de credores.
Também
esteja aberto para esse tipo de negociação nas suas contas a receber. Pode ser
mais prudente receber em mais vezes de um cliente que esteja com dificuldades
financeiras agora, a deixar de receber.
Se
existe inadimplência, negocie o pagamento com atenção à política de
parcelamentos de sua empresa, e não tenha medo de fazer a cobrança.
Fonte:
Jornal Contábil
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