Quando
atravessamos um período de crise, é natural que as vendas caiam e os
empresários sofram para ir busca de novos negócios. Nessa ânsia de fechar novos
contratos, muitas vezes os gestores deixam de lado os protocolos e partem para
a venda direta, ignorando eventuais alertas de que o cliente em questão pode,
de alguma forma, atrasar as contas. Mas como reduzir a inadimplência?
Obviamente
essa não é uma ciência exata e mesmo tomando todos os cuidados necessários nada
garante que o seu cliente, na data programada para o pagamento, vai conseguir
honrar as contas. Contudo, é possível minimizar os índices e diminuir o impacto
que essas contas atrasadas terão no caixa da sua empresa.
1. Prefira receber à vista
Essa
dica pode parecer óbvia – e realmente é –, mas muitas empresas não fazem nenhum
esforço para receber à vista dos seus clientes. Isso acontece, essencialmente,
por duas razões. A primeira delas é a falta de planejamento adequado, pois
muitas vezes a companhia sequer tem a noção exata de quanto vai receber no mês
seguinte.
Já
a segunda é a seguinte: em meses em que o fluxo de caixa está um pouco mais
apertado, pode valer a pena optar pelo recebimento à vista. Contudo, do outro
lado, seu cliente vai exigir alguma contrapartida para que ele possa quitar as
dívidas antecipadamente. Oferecer melhores condições para quem tem dinheiro à
vista para pagar é uma das maneiras de fazer o caixa girar sem comprometê-lo no
final do mês.
2. Seja flexível quanto à
data de vencimento
Para
quem vende para pessoas físicas, insistir com datas de vencimento anteriores ao
quinto dia útil, por exemplo, é praticamente certeza de que em algum momento
você ficará na mão com os seus pagamentos. Isso porque imprevistos acontecem e,
no momento que o salário do seu cliente atrasar, consequentemente o seu boleto
bancário será colocado em segundo plano.
Por
isso, não insista em forçar seus clientes a aceitarem pagamentos em datas pouco
confortáveis a eles. Se fizer isso, em um primeiro momento você acreditará que
saiu como vencedor da negociação, porém na sequência é bem provável que essa
venda comprometa o seu fluxo de caixa e vá parar na lista de inadimplência.
3. Pesquise o perfil dos
seus clientes
Você
vende para empresas ou para pessoas físicas? Seus clientes foram afetados pela
crise? Houve aumento recente na taxa de inadimplência? As respostas para essas
perguntas podem dar algumas pistas com relação ao perfil dos seus consumidores
e, por conta disso, você poderá “sentir” se o mercado vive um bom momento ou
não.
Se
você ficar na dúvida, cheque órgãos de proteção ao crédito ou exija mais
garantias antes de fechar negócio. Se por um lado o seu departamento de vendas
tem metas a cumprir, por outro de nada adianta fechar muitos negócios se não há
perspectiva para receber. Nesse caso, a qualidade é muito melhor e mais
importante do que a quantidade.
4. Use sistemas
automatizados
Há
vários motivos pelos quais você deveria adotar um sistema de gestão e controle
de entrada e saída de dinheiro. Além de agilizar muito mais os processos,
sistemas como esses permitem que você possa fazer previsões de recebimento mais
eficientes e, com isso, possa tomar decisões mais rápido em determinadas
circunstâncias.
Ou
seja, há certos momentos em que pode não valer a pena conceder um desconto para
pagamento à vista, uma vez que o fluxo está positivo ou acima da média. Já em
situações em que as rédeas estão curtas, abrir mão de um percentual do lucro em
prol da garantia de recebimento pode ajudar você a evitar cair em juros
bancários ou em multas por atraso de pagamentos.
5. Esteja aberto a
renegociar dívidas
São
raros os casos em que pessoas ou empresas atrasam pagamentos apenas pelo
simples fato de quererem atrasar. A boa vontade ainda é o que prevalece nas
relações comerciais, mas você precisa entender em qual grupo seus clientes se
encaixam. Tente entender, primeiramente, qual motivo levou o seu cliente a
atrasar.
Se
for possível, abra imediatamente um novo canal para negociação, trabalhando
valores de juros e obtendo uma data mais precisa para a quitação do débito.
Entretanto, seja proativo e não espere que o cliente busque a negociação de
imediato. Quanto antes você for atrás dele oferecendo melhores condições para
que ele pague a sua dívida, maiores são as chances de que você receba o que
está pendente.
6. Suspenda o serviço
Por
fim, a última dica funciona apenas para aqueles que trabalham como prestadores
de serviço, e não para lojas que vendem produtos. Você pode suspender a
prestação do serviço a partir de um determinado momento, desde que isso seja
devidamente comunicado para o cliente já na assinatura do contrato, na data
seguinte ao vencimento e dias antes da interrupção do serviço.
Em
muitos casos, há clientes que usam esse período como uma espécie de margem de
segurança, para ganhar mais dias com o pagamento. O uso de softwares permitirá
que você encontre quais são esses clientes recorrentes e isole-os em um grupo à
parte. Para eles, você poderá, futuramente, oferecer outras condições de
pagamento visando minimizar eventuais atrasos.
Fonte:
Blog Sage
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