O
mercado da contabilidade é muito acirrado, pode ser difícil se destacar nesse
meio e aumentar a renda do seu escritório, mas existem estratégias e caminhos
que você pode seguir que o levarão a resultados positivos. Confira!
Criar uma imagem para o
seu escritório
A
questão de criar uma imagem para o seu serviço de contabilidade remete mais ao
marketing, no entanto, como os seus clientes chegam até você? Provavelmente por
indicações, certo? Já pensou se os seus novos clientes o achassem através de
outros meios? Funciona, e muito. Posicionar o seu escritório no mercado como se
fosse uma marca trará valor à sua imagem e, consequentemente, novos clientes.
O
fato de investir em marketing pode assustar, mas você pode seguir um plano de
baixo custo, que pode ser tão eficiente quanto os de alto. Você estará presente
no mercado e as pessoas começarão a buscar os seus serviços, tanto pelos
resultados positivos quanto pela sua presença no meio da Contabilidade, além de
incrementar o seu desempenho através de uma análise profunda sobre o seu
negócio.
Primeiramente,
você precisar fazer um mapeamento geral a respeito do seu negócio, a começar
pelo seu escritório:
Quem são os clientes: É
importante segmentar seu público para identificar as reais necessidades deles,
assim você consegue desenvolver soluções objetivas e eficientes.
Infraestrutura:
Como é o seu local de trabalho? Quais recursos estão disponíveis no seu
ambiente? Há algo que precisa melhorar?
Histórico: É
necessário traçar um histórico da sua empresa, analisar o seu passado e ver
quais erros foram cometidos e quais foram os acertos o ajudará em decisões
futuras.
Quais as atividades em
total que são desenvolvidas? Quais são os serviços que
vocês oferecem? Realizam consultoria?
A Localização do seu
negócio: A localização é importante para qualquer negócio, é um
local de fácil acesso? É uma área onde as pessoas gostariam de ir? Tudo isso
importa.
Quem são os funcionários:
Deixar bem claro qual é o papel de cada funcionário na empresa e quais serviços
cada um realizará, ajuda na distribuição de tarefas e melhora a organização no
escritório.
Quais os pontos fortes do
seu escritório? Salientar os pontos fortes é um passo fundamental
para analisar onde o seu escritório se destaca, assim você pode investir mais
ainda nesses pontos e sair na frente da concorrência.
Quais os pontos negativos?
Reconhecer erros e fraquezas o fará tapar os buracos presentes no escritório,
ignorá-los apenas o prejudicará, se você souber o que está indo mal, poderá
tomar decisões e encontrar soluções eficientes.
Antes
de começar a criar a sua imagem, você precisa saber qual é a sua imagem, por
isso é importante ter um conhecimento profundo do seu escritório, a começar por
esses dados básicos.
Em
seguida, você deve fazer uma análise do mercado:
Quais são as principais
características do mercado de contabilidade? Estar por dentro
do mercado é essencial para saber quais são as necessidades e o que você pode fazer
para se adaptar a elas.
Projeções para o segmento
(Qual o futuro do mercado da Contabilidade?): Assim como estar
por dentro do mercado, saber qual vai ser o futuro dele também é fundamental,
assim você estará sempre um passo à frente.
Como o seu escritório está
inserido no mercado? Como o seu escritório está dentro do
mercado? O que você faz para ele se manter ativo?
Quais são os seus
principais concorrentes? Reconhecer a concorrência é sempre
importante, afinal, para onde vão as pessoas que precisam de um Contador e não
estão no seu escritório?
Como eles agem perante ao
mercado? Saber da estratégia deles é crucial, se estão se
destacando, o que eles estão fazendo de diferente?
É
importante que você saiba o seu posicionamento para saber como o seu escritório
é visto pelas pessoas. Saber qual rumo está tomando o mercado da Contabilidade
o manterá atualizado sobre mudanças, assim você não será pego de surpresa e
estará sempre por dentro das novidades. A questão dos concorrentes é um fator
que deve ser levado a sério, afinal, é para a concorrência que você pode estar
perdendo clientes e potenciais clientes.
Ações de marketing
Agora
que você já estruturou o seu negócio e já se informou da melhor forma possível
sobre o mercado, pode começar em quais ações de marketing você irá utilizar.
Uma boa dica é investir em conteúdo, as redes sociais e os blogs estão em alta
hoje em dia, oferecer um material de qualidade e com informações relevantes
para o seu cliente é uma ótima estratégia.
Usar
uma plataforma de contato que cria uma relação mais próxima e que constantemente
compartilha conteúdo irá deixar os clientes seguros e informados, divulgando o
seu escritório e alcançando novos clientes, aumentando a sua demanda de
serviços.
Fonte:
Jornal Contábil
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