Os funcionários dos sonhos das organizações têm
mais habilidades em comum do que se imagina. Com base em sua experiência como
consultor em grandes companhias, entre elas, o Boticário e Eletrolux, o
especialista Alexandre Iwankio, da Iwankio Consulting, mapeou oito competências
identificadas nos profissionais de sucesso.
Para ele, que há mais de dez anos oferece
treinamento para a formação de gestores, tais qualidades são inerentes à
personalidade de algumas pessoas, mas também podem ser cultivadas por quem
ainda mantém posturas distantes deste modelo e sonha com a ascensão
profissional.
De acordo com Alexandre, o caminho do crescimento
passa pelo foco em resultados, compreensão do negócio, boa comunicação,
capacidade de ouvir e muita vontade de aprender. “Colaboradores que seguem este
padrão estão sempre em evidência, conseguem obter um desempenho e logo passam a
ser vistos como referência pelos colegas, assumindo posições de liderança”,
destaca.
É
preciso olhar para si mesmo
O autoconhecimento está entre os pontos primordiais
para se atingir o ápice das próprias competências, segundo Alexandre. A quem
quer estar em meio aos profissionais de sucesso, o especialista recomenda
passar os olhos pela lista a seguir e estar disposto a ativar o dispositivo da
autocrítica a fim de descobrir em que precisa melhorar. “Busque saber como você
desempenha cada função e que efeitos isso gera nas pessoas, nos processos e nos
resultados. É por meio de reflexões assim que as mudanças acontecem”, diz.
Confira as oito competências comuns aos
profissionais de sucesso:
1.
Ele foca em resultados
Para Alexandre, o profissional de sucesso não
restringe sua atenção ao próprio trabalho e está sempre preocupado com os
benefícios que pode alcançar junto aos colegas. É por isso que geralmente pensa
em projetos que podem não apenas impulsionar bons resultados por meio da função
que realiza, como também tornar a vida de toda a equipe mais fácil.
2.
Ele compreende o propósito do negócio
O “funcionário padrão” atua focado em um objetivo
maior do que suas atividades cotidianas. Isso porque ele entende bem o
propósito da organização na qual se insere e, assim, sabe sempre onde quer
chegar. Segundo o consultor, esse perfil conhece bem a si mesmo, constrói uma
trilha de carreira coerente e busca estar sempre em ambientes que estejam em
conformidade com os seus princípios.
3.
Ele traduz a mensagem para cada público
Outro ponto essencial para quem quer se destacar é
se fazer entender por públicos diversos. Alexandre ressalta que as organizações
são compostas por pessoas muito distintas no que diz respeito a níveis de
formação e experiência, papéis, responsabilidades, interesses. Tentar se
comunicar de uma maneira só mediante tanta diversidade não funciona.
Por isso, o profissional de sucesso compreende o
que vai importar mais para quem ouve ao se colocar no lugar do outro. “Muita
gente atribui um erro de uma mensagem ao interlocutor que não entendeu. Mas é
preciso olhar para si mesmo e checar se é você que não se comunica da maneira
certa”, explica.
4.
Ele evita excessos de termos técnicos e jargões
“A comunicação não é para fazer você parecer
inteligente, é para fazer outras pessoas entenderem a mensagem”, salienta o
consultor. Sendo assim, quanto menos jargões e termos técnicos a pessoa
utiliza, mais bem vista, empática e bem sucedida ela será na organização.
5.
Ele ouve as pessoas
Ser ouvido e compreendido é fundamental, mas
escutar também precisa fazer parte da rotina de um bom profissional. Alexandre
orienta que é necessário estar sempre atento às demandas dos colegas,
parceiros, clientes e fornecedores e destaca que este cuidado pode ajudar a
identificar possíveis resistências a propostas e soluções inteligentes e
eficazes. “As pessoas estão poucos dispostas a ouvir. Todo mundo tem uma série
de ideias preconcebidas sobre uma porção de assuntos. Mas o ideal é que se
aprenda a se despir delas”, defende.
6.
Ele pensa no impacto das mudanças do processo nas pessoas
Quando transformações atingem um setor, o
“funcionário modelo” é aquele que busca entender o impacto destas mudanças no
dia a dia dos colaboradores e se coloca a pensar nesta transição considerando o
elemento humano. Ele busca criar novas formas de fazer a mesma coisa, mas
sempre de maneira inteligente e com muita reflexão.
7.
Ele aprende constantemente
O bom profissional tem a consciência de que
aprender nunca é demais e o que se sabe nunca é o bastante. Por isso é humilde
e aberto a novas ideias, buscando participar sempre de conferências, cursos, e
aproveita oportunidades de networking para compartilhar e se atualizar com
gente de sua área.
8.
Ele pratica coaching e mentoring
Oferecer mentoria profissional a outras pessoas
tende a ajudar o próprio consultor a se conhecer. Por isso, para Alexandre,
praticar coaching e mentoring é um bom caminho para se valer de trocas e também
evoluir. Não por acaso, é uma das ações mais comuns entre profissionais de
destaque, na visão do especialista.
Fonte: Gazeta do Povo – PR
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