Por
que ser um consultor contábil? Na prestação de serviço de uma maneira geral,
entregar valor para o cliente e conseguir cobrar adequadamente por isso é um
desafio constante, podendo incluir até estratégias de marketing e inteligência
de mercado.
Para
a prestação de serviço contábil não é diferente. Em busca dessa entrega de
valor, muitos profissionais contábeis procuram o que seria relevante para as
empresas de seus clientes e como a contabilidade pode oferecer essa resposta.
Pensando
nisso, vamos ver agora alguns caminhos para conseguir ou pelo menos despertar
algo que fale com esse empresário.
Ofereça informações que falem
da continuidade do negócio
O
relatório de fluxo de caixa responde a muitos questionamentos de como se comportou
a operação que levou ao resultado demonstrado. Mas para a maioria dos
empresários, o que importa é como conseguir maximizar os lucros nos períodos
seguintes. Para isso entra a parte do “Contador Consultor”, onde é possível
oferecer uma projeção simulando cenários mais favoráveis de acordo com a
operação do negócio dele.
Contudo,
para falar do negócio de alguém é necessários de fato saber como funciona,
detalhes como giro do estoque e negociações com fornecedores, lançando mão de
conceitos como origens e aplicação de recursos para que a simulação apresentada
seja o mais dentro da realidade possível.
Imagine
você, enquanto contador chegar para seu cliente e ofertar a seguinte
informação: “Estive analisando sua operação e vi que se você conseguir mais 30%
de prazo com seus fornecedores, será possível investir na expansão da nova
loja, sem precisar de empréstimos”. Isso
é oferta de inteligência de negócios e nos trâmites das operações. Há um bom
público para isso.
Na
busca destas informações relevantes é necessário exercitar o pensamento
prático. Pense no objetivo e como fazer
para alcançá-lo, neste primeiro momento minimize as dificuldades e foque nos
esforços necessários da forma mais prática possível. Essas respostas serão as
insumos para as informações que você poderá ofertar para seu cliente.
Entregue a informação da
forma mais atrativa possível, seja um consultor contábil
Uma
informação relevante não pode ser entregue de qualquer maneira. E é nessas
horas que bom e conhecido Philip Kotler vem nos apoiar, afinal: “Já não basta
simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”
A
dica é pegar os números e sair da roupagem dos tradicionais relatórios
contábeis, balanços, balancetes e demonstrações em forma de lista. Deixe tudo
visual, lance mão dos gráficos e ilustrações mais claras possíveis, enxugue a
parte técnica e apresente os resultados ou a projeção deles e como fazer para
alcançá-los.
Quanto
mais importante for a informação, mais presente você tem que estar quando ela
for entregue. Vídeo conferências são práticas e modernas, mas sua presença e
olho no olho dará mais peso a sua entrega.
Fonte:
Portal da Classe Contábil
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