Com
a prorrogação do eSocial, tivemos algumas novidades que vale muito a pena
conferir e não deixar o eSocial para a última hora. As novidades são os novos
grupos – que antes eram 3 e agora são 4 – e novos prazos para o envio das fases
para cada grupo.
Perguntas e respostas
sobre o novo cronograma do eSocial
1 – Quem já entregou a
Fase 1 de empresa do Simples, como fica?
As
informações que já foram enviadas permanecerão no ambiente do eSocial e poderão
ser retificadas ou complementadas quando o sistema reabrir para essas empresas,
em janeiro de 2019.
2 – A entrega antecipada
obriga a seguir o calendário do grupo 2?
Não.
A empresa deverá seguir o faseamento do grupo que se enquadra, independente de
ter feito envios ou não.
3 – A Fase 2 e a Fase 3
consistem na entrega de quais informações?
Fase
2 – Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não
periódicos) e Fase 3 – Folha de Pagamento.
4 – Empresas que não têm
funcionários e sejam do presumido também estão no Grupo 2?
Sim,
fazem parte do Grupo 2, por mais que não tenham funcionários.
5 – No grupo 2 se
enquadram todos os inferiores a R$ 78 milhões que não são do Simples ou apenas
aqueles com faturamento maior que R$ 4,8 milhões?
Os
grupos foram divididos por regime e não por faturamento. Lucro Real e Presumido
com faturamento inferior a R$ 78 milhões fazem parte do Grupo 2. Se uma empresa
possui faturamento menor que R$ 4,8 milhões, mas não é optante pelo simples,
faz parte do Grupo 2.
6 – Para as empresas que
não têm funcionários, tanto do Simples quanto do Lucro Presumido, é necessário
transmitir alguma coisa na Fase 2?
Como
não tem funcionários, não transmite eventos na Fase 2. Porém, se houver
retirada de pró-labore, deve transmitir a Fase 2.
7 – Só posso enviar os
eventos da Fase após as datas indicadas?
Sim,
o eSocial não aceita informações antes do início da obrigatoriedade de cada
Fase.
8 – Qual é o prazo de
entrega de cada fase?
É
o dia anterior ao início da próxima. Na Fase 3 (eventos periódicos) o prazo
será sempre o dia 7 do mês subsequente, sendo adiantado para o dia útil
anterior quando coincidir com finais de semana e feriados.
9 – Condomínios se
encaixam em qual Grupo?
No
grupo 3.
10 – Como será feita a
folha de pagamento a partir de janeiro de 2019?
Continuará
sendo feita no sistema. O procedimento é este: após o fechamento da folha, você
deverá acessar a área de envios do eSocial, clicar na aba “Eventos Periódicos”,
informar o código da empresa, aguardar o sistema listar os eventos e transmitir
os dados ao eSocial.
Fonte:
Sibrax
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