Antes
de dar o peixe, o ideal é ensinar a pescar. Quando se trata de acesso a crédito
para micro, pequenas e médias empresas, instituições financeiras estão
oferecendo mais do que apenas produtos e serviços porque perceberam que é
preciso educar o pequeno empresário de hoje, que poderá ser o grande
empreendedor de amanhã. Nesse sentido, eles oferecem cursos de capacitação e de
educação financeira que ajudam na escolha do financiamento certo para cada
necessidade.
O
Banco Santander é uma das instituições que oferecem educação e capacitação. As
pequenas empresas hoje, no banco, equivalem a R$ 31,9 bilhões na carteira de
crédito, ou 29% de toda a carteira pessoa jurídica do Santander. “Além dos
produtos criados para as pequenas e médias empresas, temos no portal Santander
Empreendedor cursos online e orientações para este empresário buscar o melhor
produto para o seu negócio. Agora, no segundo semestre, vamos intensificar o
programa de giro bonificado, com foco no 13º salário. Além disso, criamos um
atendimento presencial personalizado para este cliente”, diz Paulo Duailibi,
superintendente executivo de Produtos de Varejo do Santander. Outros bancos
também oferecem informações sobre educação financeira e orientações de crédito
em seus portais na internet. Caso do Itaú e Bradesco, que têm linhas de crédito
específicas para micro e pequenos empresários e dicas sobre como escolher o
melhor financiamento.
No
ano passado, o BNDES financiou R$ 63,5 bilhões em operações para empresas de
menor porte. Este ano, até abril, foram R$ 19 bilhões. Os valores incluem as
operações indiretas realizadas pelos agentes financeiros com recursos do banco
de fomento. Muitos bancos são parceiros do BNDES na concessão de crédito e
criam também suas próprias linhas de financiamento.
Fonte:
Brasil Econômico
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