A
internet é um meio poderoso para a sua empresa atrair, converter e reter
clientes. O problema é que muitas companhias implementam as marcas de forma
errada na web e acabam se frustrando por não conseguir os resultados
prometidos.
Confira
dez erros cometidos com frequência no marketing digital.
1. Não ter uma persona
clara
Ter
uma ideia muito clara do público-alvo e de suas características é o ponto de
partida básico para a ação nas redes. Há empresas que levam isso tão a sério
que chegam a criar bonecos representando os seus clientes.
2. Ter todo o conteúdo
somente sobre a própria empresa
Não
adianta ter blog ou newsletter se tudo o que é publicado são fotos da última
festa, anúncios de contratação ou aquisição de um novo cliente. Esse tipo de
conteúdo não pode passar de 10% do total.
3. Não ensinar
Esse
seria o antídoto para o problema anterior. Pense sempre em ensinar ao visitante
algo sobre o tema do seu negócio, algo que o ajude a resolver problemas reais.
4. Escrever “bonito”
Muitos
se empolgam com o papel de autor e tentam transformar os textos em obras
poéticas, com linguajar rebuscado. Conteúdos eficientes são o oposto disso:
objetivos e com recomendações práticas.
5. Ser técnico demais
O
objetivo de um blog não é impressionar os experts da sua área com textos que
mais parecem artigos científicos. É preciso mastigar seu conhecimento e
transformá-lo em algo simples de assimilar.
6. Ser raso demais
É
o caso oposto. O conteúdo é tão raso que não transmite autoridade e não agrega
nada. Geralmente, é um problema quando se terceiriza a produção para outras
empresas ou profissionais inexperientes.
7. Não ter consistência
Assim
como uma revista ou jornal, o conteúdo de uma empresa precisa ter consistência
de formato e principalmente periodicidade, que é onde as empresas normalmente
mais escorregam. Também é preciso ter paciência, pois os resultados não chegam
da noite para o dia.
8. Não ter conteúdo para os diferentes
estágios de compra
Conteúdo
educativo é fundamental, mas também é importante dar informações para
potenciais clientes que estão mais avançados no funil.
9. Não escrever para o
Google
Fazer
conteúdo sem uma boa pesquisa de palavras-chave é dar tiro no escuro. Isso
serve como um termômetro da demanda real e da competição por diferentes
assuntos. Além disso, é importante usar técnicas básicas de SEO - trabalho de
otimizar um site de modo que ele fique mais acessível aos sites de busca - para
garantir que as páginas sejam devidamente indexadas.
10. Não promover de forma
inteligente
Ter
ótimo conteúdo não é garantia para que o mesmo seja visto por muitos. É preciso
promovê-lo nos canais próprios da empresa (e-mail, redes sociais, etc.) e
alavancá-lo através de outras pessoas e de veículos que já falam com a
audiência desejada. São relacionamentos reais que garantem exposição virtual.
Fonte:
Diário Catarinense
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